ASDRÚBAL A UM PASSO DA LOCURA

Quem não conhece Asdrúbal aquela figura popular, mais conhecida do que nota de dez? Mais lembrado ainda porque volta e meia ele está expondo suas descobertas e invenções embora nunca tenha posto em prática nenhuma de suas idéias.

Entende dos mais intrincados assuntos em todas as esferas da sociedade. Conhece de nome todos os chefes de estados da América latina bem como os mais influentes líderes mundiais. Sabe avaliar a capacidade das potências europeias e o prestígio de seus dirigentes.

Sabe discernir claramente os quatro ramos do cristianismo e sabe quem são e onde estão seus patriarcas. Entende bem as demais religiões, suas vertentes, e conhece a história de seus fundadores.

Conhece bem as personalidades que podem ser contempladas com o prêmio Nobel todos os anos. Em pleitos eleitorais ele é capaz de apontar com pequena margem de erros os prováveis eleitos.

No campo da literatura ele sabe o nome de muitos poetas e escritores das línguas latinas, elavas germânicas, célticas e túrquicas e ainda tem um bom padrão de conhecimento das culturas orientais.

Informado do que se passa à sua volta ele é capaz de vociferar os assuntos que serão manchetes nos telejornais à noite. Quanto aos conflitos regionais ele conhece bem suas causas e dá sugestões.Saberia combater o terrorismo e o narcotráfico(se fosse solicitado)da forma mais eficaz e menos dispendiosa.

Entende o mundo dos negócios e sabe quanto em dinheiro é negociado todos os dias mundo a fora. Bom de matemática ele é capaz de converter em tempo recorde em reais qualquer soma citada.

Isento de chavões dá entrevista em linguagem simples e objetiva e não tropeça em neologismo algum. Escreve seus textos no vernáculo e faz questão de caprichar na pronúncia de nomes estrangeiros. Nas palestras deixa a platéia atônita e nem mesmo o mais perspicaz jornalista teria o que lhe perguntar.

Conhece a história universal desde a pré-história até aos dias de hoje. Sabe quem foram os maiores conquistadores desde Gengis Can aos bandeirantes paulistas.

Sabe de cor os presidentes da república desde marechal Deodoro ao presidente atual. Sabe os nomes de todos os monarcas bem como dos príncipes herdeiros e os infantes.

Sabe localizar no céu as três galáxias vistas a olho nu. Enumera as oitenta e oito constelações e sabe achá-las no céu.

Numa nova ilha vulcânica ele sabe como surgem as vegetações e explica até mesmo o aparecimento dos animais.

Conhece a fauna e a flora brasileiras e enumera as espécies em extinção. Conhece as plantas medicinais e sabe fazer uso delas. Conhece o efeito das drogas e sabe combatê-lo. Entende bem as leis e sabe orientar os símplices.

Entende de pressa uma situação nova e toma a atitude correta perante ela. Capta logo uma nova ordem mundial e sabe quem pode gozar de maior prestígio. Numa nova tendência ele aponta com clareza quem será capaz de tirar melhor proveito.Ele sabe também quantas nações sem estado existe no mundo atual. Conhece muitos segredos das sociedades secretas.

Entende as reivindicações das classes e dá o seu parecer. Explica as geopolíticas atuais e enxerga claramente as lacunas da democracia. Sabe por que o comunismo caiu e sabe em que o capitalismo está pendurado. Discerne em oratória as cento e cinco línguas oficiais contemporâneas. Sabe quantas moedas circulam no mundo e cita o nome delas uma por uma. Sabe quantos parlamentares há no mundo.

Numa roda de amigos ele é o espetáculo: se alguém contar uma mentira ele acredita para não perder o camarada,responde todas as perguntas que se fizerem,conta as piadas mais ridículas e inéditas, propõe os enigmas mais difíceis, naquelas piadas de pega ele não cai. Mata todas as charadas, decifra quebra-cabeças com a maior facilidade. No jogo de damas ele não perde, também não perde no jogo de braços.

Não diz palavrão, como bom poliglota ele não fala gírias e pode ser um bom intérprete. Nos ditos populares ele é campeão: fala tchê para os gaúchos, óh chente para os nordestinos, meu para os paulistas, mestre para os cuiabanos.

Imita passarinhos. Faz mímica. Na vizinhança também ele é destaque: já foi presidente de bairro, visita velórios, e se ficar de sentinela ele não deixa ninguém dormir: é contando casos a noite inteira. Marca encontro e não falha.Usa relógio de bolso. Nas caravanas ele é sempre o primeiro a dar o nome e colabora no lanche.

Joga futebol de várzea e não faz preferência; joga em qualquer posição. Faz caminhada, cata latinha e o dinheiro que arrecada ele doa para as entidades filantrópicas. Em geral ele é um espírito consolador: dá balinha para as crianças, carrega consigo algumas moedinhas para dar de esmola para algum mendigo que lhe pedir.

Saúda os jovens com aperto de mãos, dá abraços nos anciães, beija as velhinhas, pega as crianças menores nos braços etc. Chama os moços de filhos, os de sua idade ele chama de irmãos, os mais velhos ele chama de tio e as crianças ele chama de neném.

Nos mutirões ele executa qualquer tarefa,é bom cozinheiro.Ajuda qualquer um.Não faz extravagância.Não tem vícios, não gasta a toa, não desperdiça nada. Não fala mal de ninguém,não fala palavrões, não faz mal a ninguém, não nega favores.

Conserta ventiladores e demais aparelhos domésticos. Entende de informática. É bom motorista. Tece rede de pesca, pilota barcos, nada muito bem. No anzol ele sempre pega mais peixes do que os outros.

Não tem luxo para comida, come e bebe do que tiver na mesa sem reclamar. Opera moto-serra. Aplica injeções. Corta cabelo. Escreve com as duas mãos. Coleciona cartões, selos moedas etc. Adestra animais selvagens,doma cavalos, ensina papagaio falar,faz gaiolas.

Entende os cinco calendários em vigência. Já leu a bíblia toda. Ao ver um quadro famoso na parede ele diz quem é o autor e sabe quando foi pintado e faz comentários. Prevê eclipses.

Conhece pessoalmente muita gente famosa, ele mesmo é comendador. Tem muitas profissões, faz de tudo um pouco sendo assim um bom exemplo. É um ótimo nutricionista.

Bom músico toca vários instrumentos, rege orquestras, compõe versos, interpreta melodias, faz viola de cocho. Canta parlendas, brinca de palíndromos, traduz obras literárias.Faz instrumentos musicais.

Explica como eram as técnicas antigas, sabe as sete maravilhas do mundo antigo. Chama certos alimentos por apelido: arroz e feijão é Tonico e Tinoco, ovo frito é relógio de pulso, carne moída é boi ralado, abóbora é leitoa de rama, frango é boi de bico, carne de porco é trator de esteira. Também chama os objetos por apelido, ex: relógio ele chama de bobo, bicicleta é magrela,ônibus é barracão de zinco, trem de ferro é Maria fumaça.

Bom companheiro em tudo camarada cem por cento:toma chimarrão com os gaúchos,toma tereré com os paraguaios,toma guaraná de ralar com os cuiabanos,não dispensa cafezinho.Não teme perigos e não corre de ameaças.

Quando faz frio é o último a usar paletó,quando está calor é o último a tirar a camisa,em dias de chuva ele sai com guarda-chuva e sob o sol quente ele usa óculos escuros e chapéu de palha.

Ao dirigir ele não esquece de usar o cinto de segurança, bom exemplo no trânsito não ultrapassa à direita, não pára fora do acostamento, não omite socorro, também não aposta racha, não dá cavalo de pau e nem empina moto ainda que se considera jovem.

Viaja muito conhece o Brasil inteiro. Gosta de tirar fotos, grava eventos também em vídeos, faz anotações em seu diário de bolso, sua agenda está sempre cheia.

Faz academia de lutas marciais, é categoria faixa preta.

Conhece o significado dos nomes próprios. Entende todos sistemas de divisão política que há no mundo de hoje.

É um bom churrasqueiro.Conta os mais enfadonhos casos de caçada,e os mais formidáveis casos de pescaria. Quando era moleque vendia doces, amendoim torrado, salgadinhos refresco etc.Era engraxate,jogava bolinha de gude,ainda solta pandorga,caçava de estilingue,armava arapuca,passava susto nos outros.

Na escola era bom aluno: terminava a tarefa primeiro e ajudava os outros no aprendizado,sempre tirava boas notas, passava de primeira.

Presta primeiros socorros. Faz bicos para ajudar no orçamento. Entende o porquê do desemprego e dá o seu parecer. Não perde a noção do tempo; mesmo com o sol encoberto sabe à hora certa.Singular no espírito excelente: chora com os tristes, canta com os alegres, esclarece os duvidosos e encoraja os indecisos. Se o carro pifar na estrada ninguém se apavore: ele entende de auto-elétrica e é um bom mecânico.

Sempre engraçado ele chama os portugueses de raio, chama os turcos de Salim e os japoneses de garantido. Explica porque focinho de porco não é tomada, sabe quem pintou a zebra, sabe quem nasceu primeiro se o ovo ou a galinha, sabe com quantos paus se faz uma canoa. Usa celular, navega na internete. Dá carona para qualquer um.

Em festa de casamento ele serve à mesa. Já foi testemunha de casamento muitas vezes. Manda presente para os amigos, brinca de amigo oculto. Visita os enfermos.

É hospitaleiro recebe qualquer pessoa em casa. Visita também os encarcerados.

A bicicleta dele é a mais enfeitada do bairro. Tem dente de ouro. Ele é um exemplo de pessoa e se tiver mais qualidades certamente serão reveladas.