A LIBERDADE... A VIDA... "'PELO TELEFONE' conversei com SANTA CECÍLIA".

“PELO TELEFONE” falei com SANTA CECÍLIA.

1ª parte.

Jornal do Brasil - Domingo, 27 de Novembro de 2016.

"CIÊNCIA, Tecnologia, MÚSICA e RELIGIÃO".

Google celebra centenário do primeiro samba, "Pelo Telefone".

Composição de Donga e Mauro de Almeida foi registrada em 27 de novembro de 1916.

Pelo Telefone é considerado o primeiro samba a ser gravado no Brasil segundo a maioria dos autores, a partir dos registros existentes na Biblioteca Nacional.

Composição de Ernesto dos Santos, mais conhecido como Donga, e do jornalista Mauro de Almeida. Foi registrada em 27 de novembro de 1916 como sendo de autoria apenas de Donga, que mais tarde incluiu Mauro como parceiro.

Por ter sido um grande sucesso e devido ao fato de ter nascido em uma roda de samba, de improvisações e criações conjuntas, vários foram os músicos que reivindicaram autoria da composição.

Foi concebida em um famoso terreiro de candomblé daqueles tempos, a casa da Tia Ciata, frequentada por grandes músicos da época. Por ter sido um grande sucesso e devido ao fato de ter nascido em uma roda de samba, de improvisações e criações conjuntas, vários foram os músicos que reivindicaram autoria da composição.

2ª parte.

“PELO TELEFONE”.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pelo Telefone é considerado o primeiro samba a ser gravado no Brasil segundo a maioria dos autores, a partir dos registros existentes na Biblioteca Nacional.

COMPOSIÇÃO de Ernesto dos Santos, mais conhecido como Donga, e do jornalista Mauro de Almeida.

Foi registrada em 27 de novembro de 1916 como sendo de autoria apenas de Donga, que mais tarde incluiu Mauro como parceiro.

Foi concebida em um famoso TERREIRO de CANDOMBLÉ daqueles tempos, a casa da TIA CIATA, frequentada por GRANDES MÚSICOS da época.

Por ter sido um GRANDE SUCESSO e devido ao fato de ter nascido em uma RODA de SAMBA, de improvisações e criações conjuntas, vários foram os MÚSICOS que reivindicaram a AUTORIA da COMPOSIÇÃO.

HISTÓRIA.

A CANÇÃO foi COMPOSTA em 1916, no quintal da casa da TIA CIATA, na PRAÇA ONZE.

A MELODIA, originalmente, intitulava-se ROCEIRO, e foi uma criação coletiva, com participação de João da Baiana, Pixinguinha, Caninha, Hilário Jovino Ferreira e Sinhô, entre outros.

“Foto de um telefone antigo”.

Observação do escriba: Na Wikipédia existe uma nota sobre o tema Pelo telephone (grafia da época). Também estão disponíveis 7 (sete) referências.

Categorias:

• Canções em português.

• Sambas.

• 1916 no Brasil.

• Composições de 1916.

Esta página foi modificada pela última vez às 07h27min de 27 de novembro de 2016.

3ª parte.

Telefonei para SANTA CECÍLIA.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Santa Cecília.

Virgem e Mártir.

Morte – Em Sicília.

Festa Litúrgica – 22 de novembro.

Atribuições – Flauta, órgão, rosas, violino, harpa, cravo e canto.

Padroeira – Dos MÚSICOS e da MÚSICA sacra.

Santa Cecília é uma SANTA CRISTÃ, padroeira dos MÚSICOS e da MÚSICA sacra, pois quando ela estava morrendo ela cantou a DEUS.

Não se tem muitas informações sobre a sua vida. É provável que tenha sido martirizada entre 176 e 180, sob o Império de Marco Aurélio.

Escavações arqueológicas não deixam dúvidas sobre sua existência, mas sua história só foi registrada no século V, na narrativa “Paixão de Santa Cecília”.

Santa Cecília é a Santa da Igreja Católica que mais tem basílicas em Roma (nenhuma outra Santa conseguiu tal feito) e é uma das Santas mais veneradas da Idade Média, além de ser a primeira Santa encontrada com corpo incorrupto, no ano de 1599, mesmo depois de tantos séculos.

Uma estátua de seu corpo que não se decompôs com a força do tempo foi feito por Stefano Maderno (1566-1636).

ORIGEM do NOME.

O nome "Cecília" foi atribuído para todas as mulheres romanas do grupo de famílias conhecidas como Caecilii, que é relacionado com a raiz caecus (cegos).

Entre as citações de Geoffrey Chaucer, no conto The Second Nun's Tale (Segundo conto de Freiras) está escrito: Imaculada do céu; o caminho para a cegueira; contemplação dos céus e vida ativa; como a deficiência em cegueiras; um céu para as pessoas para olharem fixamente.

HISTÓRIA.

“Foto: Santa Cecília, Valeriano, e Tiburtius por Botticini”.

“Foto: Imagem de Santa Cecília no altar-mor da Igreja a ela dedicada em Porto Alegre”.

Segundo este relato, Cecília seria da "nobre família romana dos Metelos, filha de senador romano e CRISTÃ desde a infância".

Ela foi dada em casamento, contra a vontade, a um jovem chamado Valeriano.

Se bem que tivesse alegado os motivos que a levavam a não aceitar este contrato, a vontade dos pais se impôs de maneira a tornar-lhe inútil qualquer resistência.

Assim se marcaria o dia do casamento e tudo estava preparado para a grande cerimônia. Da alegria geral que estampava nos rostos de todos, só Cecília fazia exceção.

A túnica dourada e alvejante peplo que vestia não deixavam adivinhar que por baixo existia o cilício, e no coração lhe reinasse a tristeza.

Estando só com o noivo, disse-lhe Cecília com toda a amabilidade e não menos firmeza: - “Valeriano, acho-me sob a proteção direta de um Anjo que me defende e guarda minha virgindade. Não queiras, portanto, fazer coisa alguma contra mim, o que provocaria a ira de DEUS contra ti”.

A estas palavras, incompreensíveis para um pagão, Cecília fez seguir a declaração de ser CRISTÃ e obrigada por um voto que tinha feito a DEUS de guardar a pureza virginal.

Disse-lhe mais: - Que a fidelidade ao voto trazia a bênção, a violação, porém, o castigo de DEUS.

Valeriano, ficou "vivamente impressionado" com as declarações da noiva, respeitou-lhe a virgindade, converteu-se e recebeu o BATISMO naquela mesma noite.

Valeriano relatou ao irmão Tibúrcio o que tinha se passado e conseguiu que também ele se tornasse CRISTÃO.

Turcius Almachius, Prefeito de Roma, "teve conhecimento da conversão do dois irmãos. Citou-os perante o Tribunal e exigiu peremptoriamente que abandonassem, sob pena de morte, a RELIGIÃO que tinham abraçado. Diante da recusa formal, foram condenados à morte e decapitados".

Também Cecília, "teve de comparecer na presença do Juiz. Antes de mais nada, foi intimada a revelar onde se achavam escondidos os tesouros dos dois sentenciados.

Cecília respondeu-lhe que os tinha bem guardados, sem deixar perceber ao tirano que já tinham achado o destino nas mãos dos pobres.

Almachius, mais tarde, cientificado deste fato, enfureceu-se e ordenou que Cecília fosse levada ao templo e obrigada a render homenagens aos deuses.

De fato foi conduzida ao lugar determinado, mas com tanta convicção falou aos soldados da beleza da RELIGIÃO de CRISTO que estes se declararam a seu favor, e prometeram abandonar o culto dos deuses."

Almachius, "vendo novamente frustrado seu estratagema, deu ordem para que Cecília fosse trancada na instalação balneária do seu próprio palacete e asfixiada pelos vapores d’água.

Cecília teria sido então protegida milagrosamente, e embora a temperatura tivesse sido elevada a ponto de tornar-se intolerável, ela nada sofreu".

Segundo outros mitos, a Santa "foi metida em um banho de água fervente do qual teria saído ilesa". Almachius recorreu então “à pena capital."

Três golpes vibrou o algoz sem conseguir separar a cabeça do tronco. Cecília, mortalmente ferida, caiu por terra e ficou três dias nesta posição. Aos CRISTÃOS que a vinham visitar dava bons e caridosos conselhos.

Ao Papa entregara todos os bens, com o pedido de distribuí-los entre os pobres. Outro pedido fora o de transformar a sua casa em Igreja, o que se fez logo depois de sua morte.

Foi enterrada na Catacumba de São Calisto.

“Foto: Estátua de Stefano Maderno sobre sua tumba, imitando a postura em que seu corpo foi descoberto”.

“Foto: Sono de Santa Cecília”.

“Foto: Igreja Santa Cecília, no Diácono João Luiz Pozzobon, em Santa Maria”.

“Foto: Igreja de Santa Cecília, em São Paulo, localizada no bairro e na praça que carregam o nome da Santa”.

As diversas invasões dos godos e lombardos fizeram com que os Papas resolvessem a transladação de muitas relíquias de Santos para Igrejas de Roma.

O corpo de Santa Cecília ficou muito tempo escondido, sem que lhe soubessem o jazigo.

Uma aparição da Santa ao Papa Pascoal I (817-824) trouxe luz sobre este ponto. Achou-se o caixão de cipreste que guardava as relíquias. O corpo, foi "encontrado intacto e na mesma posição em que tinha sido enterrado". O esquife foi "achado em um ataúde de mármore e depositado no altar de Santa Cecília".

Ao lado da Santa acharam em seu repouso os corpos de Valeriano, Tibúrcio e Máximo.

Em 1599, por ordem do Cardeal Sfondrati, foi aberto o túmulo de Santa Cecília e o corpo encontrado ainda na mesma posição descrita pelo Papa Pascoal.

O escultor Stefano Maderno que assim o viu, reproduziu em finíssimo mármore, em tamanho natural, a sua imagem.

A Igreja ocidental, como a oriental, têm grande veneração pela Mártir, cujo nome figura no cânon da Missa.

O ofício de sua festa traz como antífona um tópico das atas do martírio de Santa Cecília, as quais afirmam que a Santa, nos festejos do casamento, ouvindo o som dos instrumentos MUSICAIS, teria elevado o coração a DEUS nestas piedosas aspirações:

“Senhor, guardai sem mancha meu corpo e minha alma, para que não seja confundida”.

Desde o século XV, Santa Cecília é considerada padroeira da MÚSICA SACRA. Sua festa é celebrada no dia 22 de Novembro, dia da MÚSICA e dos MÚSICOS..

Compositores eruditos importantes como Henry Purcell, Georg Friedrich Händel e Benjamin Britten escreveram composições em sua honra, apareceu em poesias de John Dryden, Alexander Pope e W. H. Auden, e MÚSICOS populares também fizeram referência a ela, como Paul Simon, David Byrne, Brian Eno e Dave Grohl.

DEVOÇÃO de OUTROS SANTOS.

Santa Teresinha do Menino Jesus.

Santa Teresinha do Menino Jesus tinha Santa Cecília como sua Santa de maior devoção. Ela escreveu poemas e várias citações a essa Santa em sua autobiografia.

Em uma de suas citações a Santa Cecília, sua santa predileta, ela escreveu: "(...) Senti por ela mais que uma devoção, uma verdadeira ternura de amiga e tornou-se a minha Santa predileta e minha confidente".

Beata Anna Catarina Emmerich.

A beata Anna Catarina Emmerich, uma RELIGIOSA alemã contemplada com revelações sobre a vida de Jesus e Maria no século 19, dizia ter muitas visões de Santa Cecília.

Em uma delas disse: “Vi Cecília belíssima, com faces rosadas e traços finos e graciosos. Junto dela está um Anjo sob forma de amável jovem, que com ela falava. Vi-a sentada em uma cadeira e os Anjos ensinando a tocar um instrumento. Outra vez, Cecília sentada tocando o instrumento e o Anjo segura em sua frente o rolo de papel para o qual ela olhava."

Devido a sua paixão, e essa visão que a beata teve de Santa Cecília, é que a tradição popular a proclamou Padroeira dos MÚSICOS e da MÚSICA SACRA.

VER TAMBÉM.

• Lista de todos os Santos.

• Calendário de Santos.

Observações do escriba: 1ª – Na Wikipédia pode ser encontrada três bibliografias e cinco referências sobre Santa Cecília. 2ª – Confesso aos leitores e às leitoras que não conhecia a história de Santa Cecília. Da mesma forma, não posso afirmar se a história é verdadeira. 3ª – O que eu posso afirmar é que “Pelo Telefone” (meu celular de quinhentos botões), hoje, eu falei com SANTA CECÍLIA. Com a ajuda de DEUS...

Categoria:

• Santa Cecília.

Esta página foi modificada pela última vez às 00h53min de 23 de novembro de 2016.

Aracaju, domingo, 27 de novembro de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Google. (2) – Wikipédia. (3) – Artigo publicado no JORNAL DA CIDADE (de Aracaju), em 25 de novembro de 2016, caderno B, página 5, intitulado “Escutar com o coração”, cujo autor é o cantor, compositor, produtor musical e coach “SAMUEL FERREIRA”. (4) - Outras fontes.