RALPH WALDO EMERSON (1803-1910)

 
images?q=tbn:ANd9GcQUIkPuvTF2TLF6r686ugsd-LkE00ZDU8NSCgzaNQqGhfLgKPxe7Q
 

Ralph Waldo Emerson nasceu em 25 de Maio de 1803, em Boston, Massachussets, EUA, filho de Tomas Emerson, clérico, de família pobre mas confiante, de religiosos, que na época comiam em pratos de madeira, sendo seu pai o pregador mais liberal que surgira até então em Boston. Emerson era o segundo filho de cinco, e seu pai falece quando ele possuia apenas oito anos. Sua mãe possuia uma pensão para sustentar a família. O pequeno Ralph observava os hóspedes e frequentava curioso a biblioteca de sua mãe. Lia Platão embaixo de cobertor, haja vista o frio que envolvia o clima local, e trazia sempre no bolso os Pensamentos de Pascal, que ao domingo observava quando do sermão na igreja. Sua mãe achou que o menino estudar filosofia o faria um bom ministro do Evangelho. Era a carreira dos Emerson. Assim Ralph foi mandado a Harvard. Forma-se aos 18 anos, e não tinha grande prestígio entre seus pares, a não ser em que o nomearam o poeta da classe. Após, para se sustentar ministra aulas em Roxbury. Também ministro da segunda igreja unitária de Boston. Em um sermão seu, uma mulher achou que ele era um indigente, pela aparência, mas logo que começou a falar achou que era um anjo disfarçado. Mas possuia opiniões muito heterodoxas, e assim encontrou quem não o compreendesse. Acaba se exonerando do pastorado. Alto e magro como um poste, ainda sofreu um dos males de família, a tísica. Mas torna-se um professor da alegria. Sua filosofia é o transcendentalismo. Apaixonou-se e acaba perdendo seu amor um pouco mais de um ano depois. Visita o túmulo dela por dois anos. Ao sair do pastorado alguns acharam que Emerson iria para o inferno. Mas um amigo dele disse que um homem tão bom apenas transformaria o inferno em céu. Viaja para a Europa para conhecer os sábios de lá, mas se decepciona. Teve assim amigos polêmicos e intelectuais de seu tempo. Seus filhos eram: Edward Wlado Emerson, Edith Emerson Forbes, Ellen Tucker Emerson e Waldo Emerson. Teve um pensamento adequado a americanos. Seu pensamento não é bem dogmático ou sistemático. O admirava Nietzsche, por sinal. Tem uma espécie de panteísmo, que é um pan-humanismo. Já idoso em 1872 teve problemas de memória e sequer lembrava os livros que escreveu, sendo que quando alguém leu uma parte, disse que deve ter sido um bom homem que escreveu. Lincoln disse que era o profeta da fé americana. Faleceu em 27 de Abril de 1882.