Falsos pastores

FALSOS PASTORES

Como falamos em outro trabalho que escrevemos sobre falsidade, é difícil distinguir o verdadeiro do falso quando o tema é religião, porque o falso se assemelha ao verdadeiro. Também porque o falso tem um aparente brilho, o que atrai aos desavisados ou ao que se guia por vista, como a mariposa, que é atraída pela luz. Mas vamos evidenciar algumas características dos falsos.

Deus, falando por Salomão, diz que “quem fala a verdade manifesta a justiça. Mas que a testemunha falsa se desboca em mentira”. Então, precisamos saber que é a verdade, a fim de identificar as falsas testemunhas. Porque Jesus disse: “vós sois as minhas testemunhas”. Segundo as sagradas Escrituras a verdade é a lei de Deus, veja.

“A tua lei é a verdade”. Sl. 119:142, u.parte. Logo, quem não vem com a verdade até a alguém com a pretensão de guia-lo para Deus, é falso. E, como disse Jesus, um cego não pode guiar outro cego, pois ambos vão cair no buraco. E para saber quem é cego, sugiro ler o meu texto “Os cegos que veem”, publicado em www.recantodasletras.com.br

Também os que são ricos. Jesus disse que não devemos ajuntar tesouros na terra, onde a traça come e a ferrugem consome. “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam. Mt. 6:19.

Outra característica do falso é a avareza (amor ao dinheiro e as coisas materiais). ”Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância". Tt. 1:7 Logo, a ganancia é torpeza.

O pastor que cuida ele mesmo das finanças juntamente com a sua família. Jesus não cuidava das finanças quando exerceu o seu ministério terreno. Judas era o dono da bolsa. Jo. 12:6 e 13:29. E mulheres ricas serviam a ele com os seus bens. Lc. 8:3.

Pastores que querem exercer a função de pastor e de político. Disse Jesus: “aquele que entre vós for o menor de todos, esse é que é grande.” Lc. 9:48.

Se o pastor recebeu essa incumbência de Deus, por que ele quer ser maior no meio dos estrangeiros?

Pastor que é o presidente da organização a que dirige, e na qual não é feito eleição para a escolha de outro que o substitua. Ele é que manda em tudo.

O pastor que faz o seu salário. Também que lança mão de tudo que entra na tesouraria. Que não presta contas das suas despesas e nem apresenta relatório das entradas e saídas financeiras e as suas aplicações e finalidades.

Pastor que recebe ofertas pessoal e particular por orações e ou algum feito na esfera espiritual.

Pastor que não pratica a filantropia. “Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também me esforcei por fazer". Gl. 2:10.

Pastor que não cura as ovelhas nem busca a desgarrada. “A (ovelha) fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.” Ez. 34:4.

Pastor que não se dá por exemplo das ovelhas.

Pastor que é duro com as ovelhas. “...mas dominais sobre elas com rigor e dureza.”. Ez. 34:4, ú.parte.

Pastor que não conhece as suas ovelhas. “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos". Pv. 27:23.

Pastor que não jejua jejum de vários dias nem por eles nem pelas ovelhas.

Pastor que gosta de comer e dormir. “Tais cães são gulosos, nunca se fartam; são pastores que nada compreendem, e todos se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção.” Is. 56:11.

Pastor que troca de mulher ou que tem mais de uma. Pastor que compra roupa de grife. “É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar.” I Tm. 3:2.

Pastor que cobra para discursar. Que mente. Pastor ao qual às ovelhas não tem acesso a ele facilmente. Pastor risonho, engraçado, palhaço, que debocha, ridiculariza, constrange, julga, se promove, fala de si como exemplo, mas não serve de bom exemplo; cuja esposa usa roupas vistosas e custosas, além de joias e adereços; cujos filhos não lhe são submissos; que é mal pagador; que tem carrão comprado com as contribuições das ovelhas; que usa carro blindado, tem plano de saúde; que participa da maçonaria; que, além de aliança, usa anéis; que não vigia junto com as ovelhas; que não mostra, com exemplo, como jejuar jejum de vários dias; que não conhece a doutrina básica deixada por Jesus; que não busca a Deus pelas madrugadas; que não conhece as suas ovelhas; que faz conchavo com políticos, a fim de obter vantagens para si e para o seu ministério. Cujo salário ninguém sabe quanto é, só ele mesmo. Que só pousa ou pernoita em hotéis, e estes de elevado padrão. Que não abençoa as suas ovelhas, não as unge com o óleo santo.

Esses são sinais e evidências dos falsos pastores. Por isso disse Jesus: “Acautelai-vos! Muitos virão em meu nome e enganarão a muitos”. Mt. 24:5; Mc. 13:6. Busque a Deus, clame a ele, a fim de que você não seja uma vítima dos falsos pastores.

Oli Prestes

Missionário