ESCLARECENDO DÚVIDAS

1) Como sabemos que existe a Lei de Deus e a lei de Moisés?

Pela Escritura que diz: Sim, todo Israel transgrediu a tua lei (a Lei de Deus), desviando-se, para não obedecer a tua voz; por isso a maldição, o juramento que está na lei de Moisés, servo de Deus, se derramou sobre nós; porque pecamos contra ele (contra Deus). Dn. 9:11.

2) Acaso existe alguma maldição no conjunto da Lei de Deus?

Não!

3) A qual lei se refere então a passagem de Gálatas 3:13, e como sabemos disso?

A epístola aos Gálatas diz: Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. Gl. 3:13.

E a lei de maldição escrita por Moisés, diz:

Quando no meio de ti, em alguma das tuas portas que te dá o Senhor teu Deus, se achar algum homem ou mulher que fizer o mal aos olhos do Senhor teu Deus traspassando o seu concerto. Que for e servir a outros deuses, e se encurvar a eles, ou ao sol, ou à lua, ou a todo exército do céu; então bem o inquirirás; e eis que sendo verdade, e certo que se fez tal abominação em Israel, então levarás o homem ou a mulher que fez este malefício, às tuas portas, sim, o tal homem ou mulher, e os apedrejarás com pedras até que morram. Para que todo o povo o ouça e tema, e nunca mais se ensoberbeça. Dt. 17:2-5 e 13.

Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e haja de morrer, e o pendurares num madeiro, o seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o Senhor teu Deus te dá em herança. Dt. 21:22 e 23.

Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. Hb. 10:28.

Portanto, a essa maldição é que estávamos presos, e que o Senhor Jesus se fez maldição por nós, morrendo em nosso lugar.

4) Como sabemos que lei e mandamento nem sempre se referem à mesma coisa?

Analisando várias passagens bíblicas que se referem a leis e mandamentos, mencionando-os distintamente. Exemplo: E em toda obra que começou no serviço da casa de Deus, e na lei, e mandamentos, para buscar a seu Deus, com todo o seu coração o fez, e prosperou. II Cr. 31:21. Ler também o Salmo 119.

5) Como sabemos que a lei mencionada em Hebreus 7:28 não trata da lei de Deus?

Lá diz que a lei constitui sumos sacerdotes a homens. A Lei de Deus não se refere à constituição de sumos sacerdotes.

6) Por que não são as leis mencionadas em Hebreus 9:19 as relativas aos Dez Mandamentos?

Porque o episódio ali mencionado se refere a Êxodo 24:1-8, anterior à entrega da lei dos Dez Mandamentos a Moisés. A aspersão do sangue foi feita sobre o livro e sobre o povo antes de Moisés subir ao monte Sinai. Êx. 24:1-8.

7) Que outra razão há para afirmarmos isso?

O versículo cinco fala de dízimos, o que não trata a lei de Deus. Hb. 7:5.

8) Segundo as Escrituras, que regra foi cravada na cruz?

Os mandamentos de ordenanças. Veja:

Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. Se, pois, estais mortos quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária de humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne. Cl. 2:14, 20-23.

9) Como primeiramente foi dada a conhecer a Lei de Deus ao povo?

Falada das nuvens por Deus. Êx. 20:1; Dt. 5:22.

10) Quando saiu a ordem para Moisés subir ao monte para receber os Mandamentos, antes ou depois do concerto com o povo?

Depois. Também tomou o livro do pacto e o leu perante o povo; e o povo disse: tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos. Então tomou Moisés aquele sangue, e aspergiu sobre o povo e disse: Eis aqui o sangue do pacto que o Senhor tem feito convosco no tocante a estas coisas. Êx. 24:7, 8 e 12.

Observe que quando Moisés aspergiu o sangue sobre o livro do pacto, as tábuas dos Dez Mandamentos não haviam sido dadas.

11) De que trata o apóstolo Paulo em sua epístola aos Efésios, à lei de mandamentos ou a mandamentos de ordenanças?

A mandamentos de ordenanças. Veja:

Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei de mandamentos que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz. Ef 2:15.

12) A que se referem as Escrituras quando falam em concerto ou testamento, as Escrituras antigas ou velho testamento, ou ao concerto feito com o Israel nominal?

Referem-se ao concerto feito com o Israel nominal ou segundo a carne. Êx. 24:8.

O que se entende por alegoria; porque estes são os dois concertos; um do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar. Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos. Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós. Gl. 4:24-26.

13) Que concerto foi abolido e mencionado em II Co. 3:14?

O concerto feito com o Israel nominal e que consta em Êx. 24:8.

14) Como chamou Jesus as Escrituras antigas?

Errais não conhecendo as Escrituras... Mt. 22:29.

E examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas que dão testemunho de mim. Jo. 5:39.

Obs.:Como vemos, não foi o que convencionaram chamar de velho testamento, que contém os 39 livros da Bíblia, que foi abolido.

15) Que significa o que Jesus falou na parábola do rico e Lázaro, ter Moisés e os profetas?

Com relação a Moisés, significa o que está em Malaquias: Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, a qual lhe mandei em Horebe para todo o Israel, e que são os estatutos e juízos. Ml. 4:4.

16) A que lei se referiu Jesus, quando disse: Na vossa lei está escrito o testemunho de dois homens é verdadeiro? Jo. 8:17.

Ao livro do Pentateuco e, particularmente, a Nm. 35:30 e Dt. 17:6, onde diz: por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma só testemunha não morrerá.

17) A que lei se referiu Paulo quando disse: porque na lei está escrito: não atarás a boca do boi que debulha? I Co. 9:9.

À lei de Moisés. Dt. 25:4.

18) Quem não crê em Moisés, em quem também não crê? E quem falou?

Não crê em Jesus, falou o próprio Jesus. Disse Ele: Pois se crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras? Jo. 5:46 e 47.

19) Quem chamou às Escrituras antigas (salmos) de Sua Lei, referindo-se ao Pai?

Jesus, que disse: Mas isto é para que se cumpra a palavra que está escrita na Sua Lei: odiaram-me sem causa. Jo. 15:25; Sl. 35:19; 69:4.

20) Em que outra passagem vemos as Escrituras antigas sendo chamadas Minha Lei?

Escrevi para eles miríades (milhares) de coisas da minha lei, mas isso é para eles como coisa estranha. Os. 8:12.

21) Como nomeia Deus as regras estabelecidas por Ele?

Estatutos, preceitos, ordenanças, leis, mandamentos, testemunhos e juízos. Sl. 119.

22) Exemplo de preceito e estatuto perpétuos estatuídos pelo Senhor.

A entrega dos dízimos e ofertas. Dt. 12:1-6.

23) Que exemplo temos de mandamento de ordenanças, se referindo a mandados do Senhor?

O de não se aparentar com os povos estrangeiros, ou seja, não se unir em matrimônio a alguém que não pertence ao povo de Deus. Ed. 9:14; 10:3.

24) Exemplo de uma ordenança também chamada Lei do Senhor.

Também estabeleceu a parte da fazenda do rei para os holocaustos, para os holocaustos da manhã e da tarde, e das luas novas, e das solenidades; como está escrito na lei do Senhor. E ordenou ao povo, aos moradores de Jerusalém, que dessem a parte dos sacerdotes e levitas; para que se pudessem dedicar à lei do Senhor. II Cr. 31:3 e 4.

25) Como nomeia o Espírito por Paulo as obras da lei de ordenanças?

Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo àquele que crê. Ora, Moisés escreve que o homem que pratica a justiça que vem da lei viverá por ela. Rm. 10:4 e 5.

26) Que significa o que passou a se chamar de Cristo?

Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal. Dt. 30:11-14.

Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.) Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.) Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos. Rm 10:6-8.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. Jo. 1:1-4.

Portanto Cristo é os mandamentos ou a palavra, que se fez carne e foi nomeado Cristo, o filho de Deus, ou uma filial de Deus, já que o verbo ou a palavra era e é Deus.