A Mulher-Novilha-do-Búfalo-Branco (xamanismo)

A Mulher-Novilha-do-Búfalo-Branco (+áudio)

((Pequeno trecho do livro O RETORNO DAS TRIBOS-PÁSSARO, do capítulo onde é relatada a história da Mulher-Novilha-do-Búfalo-Branco)) * ((gravado em áudio!))

[...]

Descalça, como sempre andava nas suas viagens pela terra. Mulher-Novilha-do-Búfalo-Branco entrou na taba de muitas peles. Sua veste de pele de corça branca irradiava a presença do seu espírito. Sem dizer uma só palavra, andou em círculo em torno do fogo que ardia no centro da taba. Cada vez que seus pés descalços tocavam a areia do chão em torno do fogo, os que a observavam sentiam que cada gesto seu era uma prece de profunda reverência á terra.

Devagar, em silêncio, ela contornou o fogo sete vezes.

Poucos conseguiam olhá-la nos olhos. Os que ousavam, viam poços da mais profunda escuridão. Suas pupilas eram tão grandes que os que nelas olhavam, viam um espelho de seu rosto e o reflexo da fogueira do conselho. E sentiam que se olhavam a si mesmos, vendo-se como realmente eram – não exagerando suas forças, nem desconsiderando suas falhas, mas como de fato eram, nus e revelados. Os que não conseguiam olhar honestamente nos olhos Dela, simplesmente não levantavam o rosto..

Mesmo antes que abrisse a boca para falar, seu porte e exemplo tinham dado ao povo Sioux o maior ensinamento que jamais haviam recebido. Quando por fim ela falou, sua voz era como a canção das águas caindo sobre pedras, como a canção dos pássaros chamando pelos campos da pradaria. Ele lembrava, aos que a ouviam, o vento sussurrando à noite em torno de suas tabas, e soprando nos galhos dos pinheiros da montanha.

[...]