"ROUBOS DE CELULAR"...........

Roubos de Celular

Manchete do jornal deste domingo: “A cada 40 minutos, um celular é roubado no Rio”. E acrescenta, “esta prática vem crescendo em todas as cidades brasileiras”.

Um bem de alto valor, com uma receptividade incrível por parte de pessoas inescrupulosas que, ao adquirirem estes aparelhos, acabam incentivando este tipo de roubo. Por outro lado, os fabricantes, não estão nem aí, pois, lucram muito com este tipo de crime. “Quantas vidas são tiradas por conta desses atentados”. Deveria existir uma Lei obrigando os fabricantes a implantarem um dispositivo eletrônico (protegido é claro) e, assim que estes aparelhos fossem roubados ou furtados, o dono avisaria a operadora (através de um termo de responsabilidade) autorizando-a, à acionar o tal dispositivo implantado, destruindo-o-inutilizando-o completamente. Com toda tecnologia de ponta que existe, isto seria fácil. Garanto que ninguém iria mais adquirir algo inútil através das famigeradas robautos.

Detalhe, tem que ser através de uma Lei rigorosa, impondo tanto as operadoras como os fabricantes à adotarem este procedimento. Afinal, como já afirmei, assaltos à mão-armada, nas ruas e nos carros são praticados a toda hora, com consequências gravíssimas. O sistema atual é todo favorável ao fabricante, que vende cada vez mais aparelhos e para a operadora, que incrementa suas vendas de pacotes, pré e pós-pago com os novos donos dos celulares roubados ativando aquele fruto do roubo. Já se falou tanto em bloqueio, mas na prática isso nunca funcionou, portanto, uma medida rigorosa de inutilização-destruição do aparelho seria mais viável. Os camelôs clandestinos, os craqueiros e os bandidos de um modo geral que vivem deste comércio, não teriam mais motivos para praticarem este tipo de delito. E, claro, a polícia, poderia direcionar seus trabalhos de repressão para outras áreas.