A Comissão Diocesana da Pastoral Familiar de Picos esteve na manhã de sábado, dia 07 de outubro, na Área Pastoral São João Batista em Alagoinha Piauí. O encontro faz parte de uma agenda adotada pela Comissão Diocesana com o proposito de despertar as paróquias e comunidades para a importância da implantação da Pastoral Familiar. O evento contou com a participação de representantes de pastorais, grupos, movimentos e do Pe. Manoel Moura que está à frente dos trabalhos pastorais naquela comunidade.

As atividades iniciaram as 08:30hs com acolhida dos participantes, em seguida a oração inicial e na sequencia a primeira palestra do encontro. Durante a palestra os participantes tiveram a oportunidade de compreenderem melhor: o que é a Pastoral Familiar? Qual o objetivo geral e específico da Pastoral Familiar? Como está organizada a Pastoral Familiar? Quem é convocado a ajudar a Pastoral Familiar? Como ser um agente da Pastoral Familiar? E os documentos que fundamental a atuação da Pastoral Familiar junto às paróquias e comunidades.

Na segunda palestra que trata do Guia de Implantação da Pastoral Familiar, foi apresentado de maneira resumida, o conteúdo de cada um dos 08 encontros sugeridos no Guia. Sendo, conforme o documento, 05 encontros formativos e 03 com orientações sobre a implantação, às prioridades a serem adotadas pela equipe e os documentos que fundamentam as ações da Pastoral Familiar. Na parte final da reunião, foi escolhida e apresentada a equipe que vai motivar os encontros durante oito meses. Após esse período a Comissão Diocesana retorna para que seja oficializada a implantação da Pastoral Familiar em Alagoinha Piauí.

FAMÍLIA QUE SE ENCONTRAM

Mesmo sem uma ação efetiva da Pastoral Familiar, vários casal de Alagoinha do Piauí, têm ao longo dos últimos anos se encontrado no Salão Comunitário Irmã Maria Edamala, para refletirem sobre diversos temas relacionados à vida em família. Os encontros acontecem sempre no primeiro sábado de cada mês e reúne pessoas da sede e das comunidades. Com toda experiência acumulada, e agora, com a presença da Pastoral Familiar, os casais terão a possibilidade de ampliarem suas ações, envolvendo mais pessoas que tenham amor a sua família e que desejam responde ao chamado de Deus.

Confira as fotos AQUI