Apometria

A Apometria é uma técnica de manipulação de forças etéreas e de desdobramentos anímico-espiritual, e ao mesmo tempo uma ferramenta de manipulação energética. Ela tem origem na magia e é conhecida desde a Antiguidade. Foi utilizada pelos vedas, indianos, hebreus, gregos, babilônicos e pelos iniciados do antigo Egito.

É exatamente por ter sua origem na magia e por poder desassociar os corpos, que muitos espíritos e espíritas não se utilizam e até condenam esta técnica. Na verdade, muitos kardecistas ortodoxos, e outros espiritualistas, não acreditam que o nosso espírito seja formado de vários corpos.

Apometria é um composto das palavras gregas, apo=além e metron=medida. Que amplamente traduzido, quer dizer medir, classificar, desdobrar ou manipular coisas e seres, nesta ou na outra dimensão.

Mesmo conhecida e rudimentarmente utilizada durante muito tempo pelos antigos magos, feiticeiros e bruxas, essa técnica só começou a ser pesquisada e desenvolvida experimentalmente a partir de 1774, pelo Dr. Franz Anton Mesmer, médico alemão, estudioso e pesquisador das forças ocultas, que hipnotiza seus pacientes e faz alguns desdobramentos

Já quase no final do século XX, confirmado a existência e a utilidade dos chakras, glândula pineal, aura, cromoterapia, desdobramento dos corpos espirituais, cordões fluídicos, bulbo, etc, a hipnose já devidamente comprovada como um fenômeno eminentemente espiritual, se consolida com o nome de Apometria.

Embora, ainda, não se possa fazer uma separação confiável, podemos dizer grosseiramente que com hipnose trabalhamos a mente que comanda os nossos pensamentos e com a Apometria trabalhamos os corpos que formam o espírito

Partindo-se do princípio de que toda a doença começa no espírito, no corpo etéreo, e se manifesta no corpo físico, todos os tratamentos, no mais das vezes mesmo sem a consciência por parte do terapeuta ou médico da medicina convencional, também começam por aí.

Como podemos observar todos os tratamentos de doenças psicossomáticas e anímico-espirituais, tem suas bases na hipnose e foi a partir da sua evolução que as experiências possibilitaram a descoberta de novas técnicas aplicáveis á finalidades específicas nas quais foi recebendo nomes diversos.

Portanto, assim, como na hipnose, todas as sessões de tratamento espiritual as terapias ou procedimentos psíquico/anímicos apométricos, inclusive as cromoterapias sugestivas e as viagens astrais induzidas, estão sob o comando do dirigente que manipula por sugestão as instruções que acha conveniente para cada situação.

No Brasil, mais propriamente no Hospital Espírita de Porto Alegre-RS, em 1965, o médico porto-riquenho Dr. Luiz Rodrigues, começa a aplicar em seus pacientes, uma técnica que ele denomina de “Hipnometria” que consiste em desdobrar o paciente e através de contagem lenta levá-lo até os médicos etéreos no plano espiritual, embora ele mesmo não fosse espírita, sua técnica funcionava, e muito bem.

Nessa época chefiava a equipe de pesquisas científicas do Hospital, o Dr. José Lacerda de Azevedo, que a convite, foi conferir o trabalho do Dr. Luiz Rodrigues. Era óbvio que estavam diante de uma nova descoberta. O fenômeno consiste num desdobramento imediato, produzido pela vontade forte do operador e se processa nas esferas invisíveis ao olhar humano, ou seja, no mundo espiritual.

Hoje a técnica do Dr. Rodrigues, como qualquer outra ciência, está em contínuo aperfeiçoamento e é amplamente utilizada e conhecida como Apometria. Entre os mais notáveis pesquisadores dessa técnica, temos o Orientador, Mestre, filósofo e escritor J.S. Godinho que é um incansável trabalhador, praticante, estudioso e divulgador da Apometria.

Em linhas gerais podemos dizer que o tratamento e doutrinação com o uso da técnica apométrica, não chega a ser exatamente uma sessão espírita convencional, visto que a figura do médium de incorporação, vidente ou com outra especialidade, são perfeitamente dispensáveis, mesmo porque, na apometria a intuição é mais confiável que a vidência.

Nos tratamentos apométricos, se requer apenas que todos os componentes do grupo de trabalho sejam saudáveis de corpo e alma, um doutrinador alinhado com os objetivos do evento e que conheça as técnicas de desdobramentos e a localização dos centros de força ou os denominados chakras.

Como a intuição está sendo mais utilizada nas modernas terapias holísticas, podemos adiantar que o médium tradicional, principalmente o de “incorporação”, por não ser mais necessário, certamente desaparecerá em longo prazo.

Antes de dar continuidade devemos alertar que a técnica apométrica foi criada apenas para terapia de encarnados, ela não se ocupa dos desencarnados e, portanto não tem condições de tratar, convenientemente, os obsessores nem se presta para trabalhos de desobsessões.

A explicação é simples, a apometria trata das doenças dos encarnados, que, por via de regra, não são as mesmas dos desencarnados. Em outras palavras, o vivo precisa de remédios e de terapia intensiva e um morto de orações e doutrinação. Além disso, o encarnado pode se manifestar e dizer se quer ou não ser tratado e o desencarnado não, e em respeito ao livre arbítrio, sem a anuência do doente, não podemos impor um tratamento.

Sabemos que muitos apometras se propõem a fazer desobsessões e outros trabalhos eminentemente espirituais, mas com todo o respeito que esses seareiros merecem, somos de opinião de que um cardiologista deve se ater a sua especialidade e encaminhar uma fratura exposta para os cuidados de um ortopedista.

Por outro lado, a apometria parte do principio de que devemos combater as causas e não os efeitos e um obsessor nada mais é que um efeito. Quando lavamos a louça as moscas vão embora, ou seja, se eliminamos a causa cessa o efeito. Assim, curando o encarnado, o obsessor também é beneficiado.

Para podermos entender como funciona a técnica apométrica, temos que ter conhecimento de que o nosso corpo físico possui sete chakras que são pontos ou centros de força que se ligam ao corpo Duplo Etéreo do espírito, ou simplesmente corpo etéreo, e são denominados, coronário, frontal, laríngeo, cardíaco, esplênico, umbilical e o básico ou raiz. São pelos chakras que fluem as energias, por conseqüência a sua obstrução causa enormes transtornos à pessoa.

Já o nosso espírito, é composto de seis corpos, que podem ser desdobrados em cada nível, a saber.

O corpo etéreo é constituído do éter cósmico e terreno, é por ele que se realizam o tele transporte, as doenças e hipnose. Não sai muito longe do corpo material e tende sempre a se reintegrar. Suas cores, metade azulado e alaranjado.

O corpo astral é o corpo das viagens, é um invólucro volátil de cor branca azulada é a parte do espírito que se manifesta nos médiuns e tem toda a liberdade. Enquanto você trabalha, se diverte ou dorme, ele pode estar em qualquer outro lugar fazendo o que bem entender, tem paixões, vícios, desejos etc.

O corpo mental é a parte inteligente do espírito que grava todo o conhecimento do ciclo evolutivo e as vidas, é onde a mente física vai buscar informações para raciocinar.

O corpo concreto agrega os cinco sentidos é através dele que tomamos consciência do mundo e de tudo o que nos cerca como as sensações de frio, calor, sons, cheiro, consistência e a noção de que estamos vivos.

O corpo budi é o responsável pelas noções da razão, bem ou mal, moral e ética.

O corpo atma é a essência divina o ser cósmico transcendente ou a semente da vida.

Como a Apometria é uma técnica relativamente nova, não existe ainda um consenso entre os teóricos e práticos, sobre o número exato de corpos, muitos espiritualistas chegam a propor a existência de até nove. Para outros, o denominado perispírito seria o sétimo corpo, mesmo porque, o desdobramento múltiplo, que é a separação de um corpo em vários sub-níveis, já coloca em dúvida a simples divisão dos corpos.

Embora seja bastante simples na prática, a utilização da técnica apometrica requer um bom conhecimento das treze leis básicas que a regem e também dos seus enunciados.

A título de exemplo, transcrevemos a primeira Lei que é a base da Apometria, bem como o seu enunciado.

A lei básica da Apometria é a Lei do Desdobramento Espiritual.

Seu enunciado diz: Toda a vez que, em situação experimental ou normal, dermos uma ordem de comando a qualquer criatura humana, visando a separação de seu corpo espiritual (corpo astral) de seu corpo físico, e ao mesmo tempo, projetarmos sobre ela pulsos energéticos através de uma contagem lenta, dar-se á o desdobramento completo dessa criatura, conservando ela sua consciência.

Assim, podemos observar que nos tratamentos com a utilização da técnica apométrica, não ocorre a incorporação, nem transe visto que a pessoa permanece consciente. Isso se justifica, porque também nas modernas sessões de hipnose, inclusive nas regressões através da parapsicologia, a pessoa permanece plenamente consciente.

Essa informação vem comprovar o que sempre afirmamos, que enquanto nós trabalhamos, namoramos ou estudamos uma parte do nosso espírito, corpo astral, pode estar em outro lugar e fazendo o que lhe der na telha.

Não é demais repetir que o desdobramento de longa distância só é possível ao corpo astral, visto que, os demais corpos não podem se distanciar mais de cinco metros do corpo físico. Já o corpo astral, desde que com anuência, teoricamente, pode ir, ou ser mandado, para onde quisermos.

A vantagem dos desdobramentos é que podemos tratar separadamente só a parte doente do espírito. Porém, deve-se respeitar o tempo mínimo de vinte e um dias para se fazer novo desdobramento, sob pena de danificar o conjunto psico-anímico.

Com o mínimo de cinco pessoas já se pode trabalhar visto que essa técnica não utiliza nem necessita de muita energia dos participantes, mesmo porque se utiliza em maior escala a energia cósmica e, no mais das vezes, energias das próprias entidades ou mentores.

Uma vez composto o número de cinco participantes, forma-se um pentagrama, em cada ponta senta-se um dos componentes do grupo de trabalho e o paciente senta-se no centro. Com uma contagem lenta até dez, todos mentalizam a formação do campo de força em forma de pirâmide.

Com uma breve oração a Trindade Maior, pede-se a presença dos mentores dos presentes e da entidade que vai presidir os trabalhos. Mediante um forte impulso mental, ou um estalar de dedos o paciente já está em condições de ser desdobrado ou inquirido sobre a sua situação. Antes de qualquer desdobramento devemos fazer o teste para se verificar se o espírito que pretendemos desdobrar é o mesmo do paciente encarnado.

Às vezes, pensamos que estamos desdobrando o espírito da pessoa presente e na verdade estamos tentando desdobrar o espírito de um desencarnado, obsessor ou encosto, que não é o objetivo da apometria.

Para se fazer o teste ou a identificação, tracionamos o cordão de ligação psíquica, o conhecido cordão fluídico, conectado na região do bulbo, nuca, do paciente por pulsos de focalização mental. Podemos usar também o toque físico leve na nuca ou bulbo do paciente, como se fossemos arrancar um fio de cabelo. Se a pessoa não sentir o toque, não se deve prosseguir com a tentativa do desdobramento, pois um desencarnado não tem o cordão fluídico.

Enquanto vamos, desdobrando os corpos, ou os seus sub-níveis, as reações do paciente e a nossa própria intuição aguçada já identificam as causas. Na medida em que apareçam eventuais anormalidades, podemos ir removendo-as ou tratando de imediato, mas se for necessário, encaminhamos a parte prejudicada para um melhor atendimento no astral superior.

No entanto é comum estarem apenas um, ou alguns chakras, obstruídos, nesse caso, com uma rápida limpeza, eles, já se harmonizam, de forma que ao final tudo fica em ordem.

Da mesma forma, que no inicio, se desdobra o espírito, ao final da terapia, deve ser feito o acoplamento, isto é, a reintegração ao corpo físico usando os mesmo impulsos energéticos, inclusive desfazer o campo de força.

Em muitos casos e mesmo nas desobstruções dos chakras, reconstituição do prana ou re-alinhamento psíquico pode-se usar a cromoterapia mental, passes magnéticos ou mesmo a terapia pela regressão.

Alertamos, no entanto, que os dados aqui apresentados têm o caráter puramente informativo, não servindo como guia ou manual de procedimentos, mesmo porque, existem hoje muitas outras técnicas de trabalhos apométricos com acentuadas diferenças entre umas e outras.

É importante lembrar que por melhores que sejam os remédios, os recursos disponíveis ou técnicas utilizadas, os resultados de qualquer terapia dependem sempre do merecimento do paciente e da intervenção superior.

Antes de encerrar este breve e modesto artigo, lembramos que embora a Apometria seja bastante eficaz na manipulação de energias, nem ela, nem religiões, seitas, magos ou pessoas tem qualquer poder sobre os espíritos, muito menos, podem forçá-los a fazer algo contra a sua vontade.

Assim sendo, é ridícula a pretensão, de alguns, em querer expulsar, engaiolar ou tentar prender espíritos em cápsulas ou celas magnéticas. Esquecem estes, insensatos, que os espíritos sendo livres por natureza são os únicos seres que podem gozar plenamente do livre arbítrio e que, nessa condição, não estão sujeitos nem submissos a ordens de encarnados padres, magos, pastores, gurus, médiuns ou de quem quer que seja.

“ Só o amor constrói ”

Jhon Macker
Enviado por Jhon Macker em 23/09/2017
Código do texto: T6122928
Classificação de conteúdo: seguro