A Fúria da Natureza

Quando Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”, estava ele nos dizendo que dava ao homem a inteligência, que é a capacidade de pensar, querer e agir. Assim, poderia entender que “a mãe natureza”, a que nos cria, também é capaz de nos matar.

Tsunami, terremoto, furacão, vulcão, tornado, tempestades e outros fenômenos naturais são capazes de devastar regiões, causando verdadeiras tragédias humanas. Mas, a ciência é capaz de nos alertar sobre esses fenômenos, permitindo-nos cuidar da prevenção. Por isso, países altamente civilizados têm seus meios de amenizar os efeitos danosos. Sabem conviver com o perigo. Mais vidas são poupadas. Temos visto comparações com fenômenos de menor intensidade e com maior prejuízo ao ser humano, a depender da região afetada.

Eis aí a importância do fator “conhecimento”, fruto da educação de um povo, que prima por preservar esse bem sagrado que Deus nos deu: A Inteligência.

Graças a essa virtude humana, podemos identificar regiões mais vulneráveis a este ou aquele fenômeno da natureza, optando por lugares mais habitáveis.

Não é à toa que o nordestino, fugindo da seca, migra para outras regiões do país, ali conquistando um novo status. Nas minhas andanças, agora na condição de turista, vi em cada lugar por andei, em capitais de todas as regiões, um bravo irmão nordestino, nas mais diferentes atividades profissionais. Seguiu, natural e involuntariamente, a lição da própria mãe natureza, cuja missão é mais a de criar do que a de matar precocemente. Dizem que, pela vontade de Deus, o homem terá a maior longevidade possível. Basta entender o significado de “CUIDE-SE”.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 01/09/2017
Reeditado em 01/09/2017
Código do texto: T6101311
Classificação de conteúdo: seguro