O que é transdisciplinaridade.

O do conhecimento complexo, plural e diverso.

Cuja finalidade articulação dos diversos conhecimentos, na perspectiva do saber unificado, dialeticamente.

Como compreender o mundo uma ciência auxiliando a outra. Portanto, desse modo, a compreensão mais ampla possível no desenvolvimento da cognição no ensino aprendizagem.

O entendimento múltiplo da complexidade necessário ao mundo pós-moderno no fluir de análises diversas.

Uma reflexão de abordagem analítica, modificando o modo do homem entender a realidade, como funcionam todas as coisas em suas relações amplas. A compreensão do homem com o cosmo e suas motivações ideológicas políticas.

Não é mais possível entender a ciência em seu campo especifico, tudo está profundamente articulado, dependente.

Com efeito, não existem verdades absolutas, no domínio da própria Física entre outras ciências da natureza, em sua epistemologização indutiva empírica.

Muito menos nas ciências do espírito, o método da interpretação, sendo assim, é fundamental a cooperação mútua, na construção do conhecimento.

De Kant a Einstein, não tem mais sentido as ideias restritas de um campo do saber, necessário o entendimento complexo elevando o desenvolvimento da cognição pelo mecanismo da aprendizagem.

Transdisciplinaridade está profundamente relacionada com interdisciplinaridade, termo técnico criado por Piaget, hoje retrabalhado pelas as ideias Edgar Morin, a teoria da complexidade.

Fundamental ter muito cuidado ao trabalhar as disciplinas transdisciplinarmente, como amparar os fundamentos diversos, preservando o que for da especificidade de cada ciência.

Com efeito, evitando os possíveis erros, sem transformar o conhecimento em uma estrutura única cognitiva.

O valor da transdisciplinaridade é fundamental a conexão das diversas variáveis, eliminando a tendência da especialização, aquele que sabe apenas um aspecto científico da realidade.

Desse modo, professores com conhecimentos amplos, preparando o aluno, no entendimento da complexidade de todas as coisas, com melhor preparo para entender a vida e o mundo.

Edjar Dias de Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 22/08/2017
Reeditado em 22/08/2017
Código do texto: T6091553
Classificação de conteúdo: seguro