O BINÔMIO OUSADIA E OPORTUNIDADE

Prólogo

Fiquei deveras emocionado ao assistir ao filme que conta a trajetória de Steven Paul Jobs. Baixei o filme (feito no ano de 2013. Há outras películas filmadas em outros anos) indicado pelo meu eclético amigo e genro Sérgio Aguiar.

Aliás, depois que vi mais de uma versão do filme sobre Jobs, sem maiores pretensões, descobri que o Sérgio Aguiar (meu genro) e eu temos algumas qualidades (outros veem como sendo defeitos) do desencarnado Steven Jobs. São elas: Despojado, irreverente, irascível, pragmático, criativo; ousado, recalcitrante, determinado e atrevido.

O filme é excelente! Trata-se da trajetória de um verdadeiro gênio. Recomendo, com louvor, a quem queira ousar e enxergar uma oportunidade para superar seus próprios limites, às vezes, intransponíveis para a maioria dos seres humanos considerados normais.

PRAGMÁTICO, CRIATIVO, OUSADO E DETERMINADO

Steven Paul Jobs foi um inventor, empresário e magnata americano no setor da informática. Notabilizou-se como cofundador, presidente e diretor executivo da Apple Inc. Ah! Quando você, notável leitor e amigo acessar quaisquer dessas invenções (Macintosh · iPhone · iPod · NeXT Computer · iPad · IMac · Macintosh 128K · Tela retina) provavelmente não saberá ou talvez haja ouvido falar que Jobs foi o principal mentor dessas maravilhas tecnológicas. Por isso e por muito mais recomendo que leiam um pouco mais a respeito de quem estou escrevendo.

No meu entender, durante sua existência, Jobs foi irreverente, despojado (Não necessariamente desambicioso, mas, descontraído, relaxado, informal, largado) e distraído; intenso, revolucionário, irascível (principalmente com a esposa e filhos), pragmático, criativo; ousado e determinado, corajoso e muito atrevido.

De todos os pecados do fundador da marca da Apple, a irascibilidade com a família terá sido o original. Quando tinha 23 anos, Jobs e sua namorada da época do colégio, Chris Ann Brennan, a namorada de juventude com quem passou noites a sonhar sob os efeitos de LSD, tiveram uma filha, Lisa Brennan Jobs, logo quando a Apple começou a sobressair no mercado tecnológico.

Jobs por algum tempo negou a paternidade, tendo chegado a afirmar em documentos judiciais, que era estéril. Posteriormente ele teve três filhos com Laurene Powell. Após reatar relacionamento com a primeira filha, Jobs pagou os estudos dela em Harvard. Lisa se formou em 2000 e hoje escreve para uma revista.

Isso mesmo.... Essas são apenas algumas das características enigmáticas e controvertidas de Steven Paul Jobs nascido em São Francisco, Califórnia, em 24 de fevereiro de 1955 e falecido em Palo Alto, Califórnia, em 5 de outubro de 2011.

UMA FRASE MEMORÁVEL DO OUSADO E OPORTUNISTA STEVEN PAUL JOBS

Em 2005, em um discurso para uma turma de formando em Stanford:

“Ser despedido da Apple foi uma das melhores coisas que poderia ter acontecido comigo. A vitalidade de ser bem-sucedido deu lugar ao frescor de ser iniciante novamente, com menos certeza de tudo. Foi um dos períodos mais criativos da minha vida. ”.

CONCLUSÃO

É claro que na internet e nas livrarias há muitas publicações sobre Steven Jobs. O acesso é livre para quem desejar saber um pouco mais sobre a ousadia e irreverência de quem acreditava em si mesmo diante de seus devaneios, rompantes (excessos) e incompreensíveis abstrações (ideias quiméricas).

Steven Paul Jobs fundou a Apple Inc. e foi um dos responsáveis por produtos que revolucionaram não só a indústria da tecnologia, mas também o mercado de entretenimento.

IRASCÍVEL E CONTROVERSO

Com temperamento controverso e polêmico, o norte-americano Steve Jobs, como é conhecido mundialmente, criou um império pessoal de mais de US$ 8 bilhões e angariou milhares de fãs, seja por sua visão de negócios, seja por sua personalidade controversa.

Steven Jobs foi excessivamente polêmico, intenso e irascível, mas, como todos os gênios da humanidade, deixou sua marca registrada no universo cibernético dominado pela indústria da tecnologia. Para saber um pouco mais sobre a trajetória profissional do ''dono da Apple'' basta acessar, pela internet, as publicações sobre o fenômeno polêmico e controverso que sabia, como ninguém, ousar e aproveitar qualquer oportunidade que se lhe oferecesse.

Em entrevista ao “The Wall Street Journal”, em maio de 1993, Steven Jobs teria dito:

“Ser o homem mais rico do cemitério não me convém... Ir para a cama dizendo que fizemos algo incrível, isso, sim, me convém”. Observem que ele disse "fizemos algo incrível". Isso prova que, embora Jobs fosse um excêntrico NÃO ERA egocêntrico, isto é, não se entendia ser o cravo mais exuberante do florido jardim universal.

Infelizmente, em 5 de outubro de 2011, Steven Paul Jobs desencarnou deixando um legado “que só ele poderia ter construído e seu espírito será sempre a base da Apple”. (SIC) — TIM Cook – Presidente da Apple e substituto de Jobs na empresa.

_________________

NOTAS REFERENCIADAS

– Imprensa falada, escrita e televisiva;

– Assertivas do autor que devem ser consideradas circunstanciais e imparciais.