A noção de substancia simples e composta

Portanto, as coisas simples recebemos das coisas compostas, então a essência é o começo do ente, contudo o ente é a essência. “(...)'ente concebido no primeiro sentido é aquilo que significa a essência da coisa' .(AQUINO, 1981, p.64).

Para Aquino, a existência de uma determinada 'coisa' é causa para outras sua existência e seu próprio ser.

Ora, das substâncias, umas são simples e outras são compostas. Todavia, em ambas há essência. Nas simples, porém, de modo mais verdadeiro e mais nobre, já que também possuem ser mais elevado. Ademais, as substâncias simples são causa das substâncias compostas, pelo menos o é a substância primeira e simples, que é Deus.(AQUINO, 1981,p.64)

As substâncias simples e compostas nas duas existe essência pois, ambas são formadas de substância simples e primeira que é Deus. Pois, Deus é absolutamente simples.“Pois, como o que provém de Deus o imita, do ser primeiro procedem todos os outros e, do bem primeiro , todos os bens. Ora, dos seres provenientes de Deus nenhum é absolutamente simples. Logo, também não é Deus.”(AQUINO, 1980, p.30) Portanto, enfatizando como menciona Agostinho Deus é verdadeiramente simples.“De muitos modos podemos provar que Deus é absolutamente simples”. (AQUINO, 1980, p.30).

As substâncias compostas são mais simples para ser explicadas, nas substâncias compostas matéria e forma são reconhecidas com facilidade. “Nas substâncias compostas, a matéria e a forma são conhecidas, como também o são, no homem, a alma e o corpo”. (AQUINO, 1981, p.66)

Nas substâncias compostas compreende a matéria mais a forma. Portanto, “(...) nas substâncias compostas, o nome essência significa aquilo que se compõe de matéria e forma”. (AQUINO, 1981, p.67).Em tese, o ser é composto de matéria e forma, que também se denomina essência. “Com essa tese concorda também a razão, porque o ser da substância composta não é só o da forma, nem só o da matéria, mas é o do próprio composto”. (AQUINO, 1981, p.67).

“(...) a essência da substância composta e a essência da substância simples, nisto que a essência da substância composta não é somente forma, mas se compõe de forma e matéria; a essência das substâncias simples, porém, é somente forma. Dessa diferença, originam-se duas outras.” (AQUINO, 1981, p.79) Portanto, substância composta é formada de matéria e forma e substância simples somente forma.

E, podemos então entender que o ser na sua essência é composto. “Donde o seu intelecto possível estar para as formas intelegíveis como a matéria-prima, que ocupa o último degrau do ser sensível, está para as formas sensíveis, (...)”. (AQUINO, 1981, p.83).No caso o homem, substância composta é o ser de alma e corpo.

A essência e o ser nas substâncias ficou entendido então que, que a essência está contido nos entes. “(...) ficou esclarecido como essência se encontra nos diversos entes.(...)” (AQUINO, 1981, p.83)

Portanto, define-se que Deus não tem essência e sim ele tem o seu ser. “ Algo há, como Deus, cuja essência é o seu próprio ser. Por isso, filósofos há que afirmam Deus não ter quididade ou essência, porque a sua essência outra coisa não é que o seu ser”.(AQUINO, 1981, p.83)

Conforme, mostra a essência está nas substâncias simples e compostas. “Fica, pois, esclarecido como a essência está nas substâncias e nos acidentes, tanto nas substâncias compostas como nas simples. Ademais, de que modo, em todos esses entes, encontram-se intenções lógicas universais, com excesção, aliás, do Primeiro Princípio, que é da infinita simplicidade.(...)” (AQUINO, 1981, p.91)

“(...) A exigência do ato para explicar o devir conduz por último à afirmação de um ente que só o ato, Ato Puro, absolutamente isento de privações, o móvel e imutável em sentido absoluto.(...)”.(MOLINARO,2002, p. 37). Portanto, este ato é uma força que ordena as coisas, então é indiferente ao mundo.

Entendemos, que a matéria e a forma, juntas com os acidentes dão o ser humano como explica na metafísica de Tomás de Aquino, então a essência nada mas é, que o homem intelectual.

WM
Enviado por WM em 18/08/2017
Código do texto: T6087418
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.