O caminho que Dilma Rousseff deve trilhar

O caminho que Dilma Rousseff deve trilhar

Um certo presidente dos Estados Unidos, no passado, enfocou o seu governo em duas coisas: educação, para melhorar a qualidade de vida do povo, pois um povo bem educado sabe o que é melhor para si e para o próximo, para o todo; e construir estradas, para ligar o país inteiro dando a possibilidade de crescimento econômico e cultural, bem-estar social. Aconselho a Dilma Rousseff a construir o governo dela em 4 pernas do crescimento: educação, saúde, segurança e infraestrutura. Essas são as 4 pernas que sustentam a estabilidade e a mesa do banquete de qualquer país. Todas elas são importantes, se tirar uma, a mesa não se sustenta. Boa sorte presidente Dilma, e que você ultrapasse em muitos aspectos os avanços do governo no seu antecessor, Lula, e melhore nas partes que Lula não foi capaz de melhorar. Pois o pai quer que o filho o ultrapasse, e seu padrinho político, o Lula, tenho certeza, quer que a filha pródiga o ultrapasse. Os antigos filósofos sempre dizem que o mestre quer que o discípulo o ultrapasse.

Você que tem um passado de luta e de idealismo, que mantenha seu idealismo na presidência, mas agora com um embasamento filosófico, para proteger esse ideal e não deixar ele se quebrar como um cristal. Pois os idealistas são como cristais, brilham, mas si quebram com facilidade; se não for protegido pela filosofia. E não é a filosofia que vemos nas universidades, que está intelectualiza, e só estuda filosofia ocidental. Um professor de ética da universidade pode não sentir vontade de ser ético no seu dia-dia. Portanto, procure uma filosofia prática. A filosofia clássica estuda o que de melhor cada civilização e autor deixou de melhor para a humanidade. Como governar bem? Aconselho a ler o livro "A República" de Platão. Lá ele fala de um estado de governo ideal, do mito ou alegoria da caverna, das condições dos guardiões, das cinco formas de governo e etc. O tema central do livro é a justiça. E a tríade platônica é essa: o bem, que é tudo que une; o belo, que é tudo que eleva; e justiça, que é cada coisa no seu lugar. Só com relação à educação, queria acrescentar, que o estudo de artes deve ser obrigatório como a educação física é. Se não der para encaixar no mesmo turno, que encaixe o estudo de artes no turno oposto. Para Platão a música educa a alma, e a educação física educa o corpo. Mente sã em corpo são. Aliais, aconselho que o ensino técnico também chegue a esfera estadual no ensino médio, e não só nas escolas federais. E aconselho também que o jovem tenha aulas nos dois turnos, num turno as disciplinas básicas, e no turno oposto o ensino de artes e educação física, e no caso do ensino médio: ensino técnico para dar possibilidades de emprego ao se formar. E que a infra-estrutura também chegue a todas as escolas públicas do país, com laboratórios de informática, bibliotecas, laboratórios, ginásios de esportes e etc.

Que se faça uma parceria com municípios e estados com relação à educação, que é o que deve ser o ponto central do seu governo, como disse, um povo bem educado sabe o que é melhor para si e para o próximo, para o todo. E não se esqueça do principal: cursos de capacitação e motivação para nossos professores e claro que sejam bem remunerados. O jovem de hoje é o Brasil de amanhã e para isso temos que ter bons guias. Marco Aurélio, o imperador filósofo romano disse no seu livro “Meditações” que: “O que é bom para a colmeia é bom para a abelha, mas nem tudo que é bom para a abelha, é bom para a colmeia.” Boa leitura e bom governo.

autor: Victor da Silva Pinheiro

www.recantodasletras.com.br/autores/vspinheiro

Victor Silva Pinheiro
Enviado por Victor Silva Pinheiro em 17/08/2017
Reeditado em 20/08/2017
Código do texto: T6086632
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.