A origem das lendas

As lendas são baseadas em quatro teorias que tenta dar uma resposta: a Teoria Bíblica, com origem nas escrituras; Histórica, com origem a partir das diferentes mitologias, Alegórica, onde diz que todos os mitos são simbólicos, contendo somente alguma verdade moral ou filosófica; e Física, que usa os elementos da natureza como base de todo (água, fogo, terra e ar).

Lenda urbana
A principal característica das lendas urbanas é a sua contemporaneidade, ou seja, estão relacionadas com acontecimentos atuais ou modernos.

Por norma, as lendas urbanas têm um caráter sensacionalista ou conspiratório, com a intenção de, assim como as lendas clássicas, encontrar respostas para qualquer tipo de informação e acontecimento que não tenha uma explicação científica.

Entre algumas das lendas urbanas que chamaram mais atenção no Brasil, destaca-se: a lenda do Chupa-Cabra, da Loira do Banheiro, do Homem do Saco e a lenda do Boneco do Fofão, por exemplo.

Frequentemente as lendas urbanas são criadas com o objetivo de assustar e causar medo nas pessoas.
Lendas folclóricas
O Brasil é um país riquíssimo de cultura popular e, uma das características que ajuda a reconhecer este título, é justamente a grande quantidade de lendas folclóricas.

De Norte a Sul, cada região brasileira tem as suas lendas próprias, como a lenda do Saci Pererê, lenda do Curupira, lenda da Iara, lenda da Caipora, lenda da Mula-sem-Cabeça, do Boto cor-de-rosa, e muitos outros.
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa e imagem do google
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 17/08/2017
Código do texto: T6086601
Classificação de conteúdo: seguro