O Fundador Diferente da Civilização

Em nossa sexta coluna da série Vilões Bíblicos, meus prezados leitores irei tratar de Caim como um empreendedor diferenciado em diversos aspectos , em primeira mão ele viu onde podia e devia investir naquela época mediante a razão de ser um forasteiro em qualquer lugar, no caso ele deixou de ser um mero viajante para ser um investidor de forma especial.

Mas mediante uma complexa construção de um perfil como o de Caim, apesar de ser rejeitado como diz a fonte primária, ele de forma diferenciada partiu para ação que o Mundo Antigo precisava em termos claros , a ocasião faz uma situação exata ou inexata.

O lavrador Caim enxerga que era necessário deixar o área rural e as lavouras que já cresciam por um momento e desbravar com força , e descobri um novo horizonte que lhe seria muito mais importante para a humanidade como um todo. Ele se revestiu de uma coragem necessária para esse empreendimento tão valioso para a mesma humanidade, sem oponentes á vista.

Fundamentalmente visto como um mero lavrador, ele buscar virar página do conhecido e vem para o desconhecido , o novo , o que não estava no relatório das lavouras, decide fundar algo realmente novo para o Mundo da época, que não estava nos planos dos parentes. Era uma Utopia dos descendentes de Adão, uma divisão sem divisa para quem não merecia , um jogador bem habilidoso em uma jogada certa e forte no ponto exato da necessidade.

Usualmente associamos ele á agricultura , mas ele segue rumo ao Norte , a esposa não entendia e o filho pequeno também não sabia de nada nem ousava perguntar o que seu pai iria fazer indo rumo ao Norte , pois desafiava á lógica da humanidade que estava ao Sul, como deveria ser algo estranho ir para o Norte.

Nada podia oferecer empecilho a Caim, ele era um investidor decidido e extremo em sua decisões, então começou a rabiscar os traços de uma cidade na terra, tracejou as ruas e avenidas bem largas que dessem para dez pessoas andarem folgadamente , divisou ali a casa do ferreiro e casa dos artistas, também nessa divisão previu um espaço reservado aos forasteiros como ele.

Diante da terra seca e se posicionou a desenhar em primeiro lugar , as ruas deveriam ser largas e longas. Isso era mesmo um desafio para um lavrador pouco atinado a definições de engenharia e arquitetura. Ele entendeu que uma rua deveria passar uma manada ou um rebanho, nisso tinha razão, tinha em mente uma humanidade me progresso ou possível progresso. Sabia que no futuro existiriam arquitetos para esse duro serviço.

Assim foi o primeiro planejador urbano, e definiu normas de convivência não como leis que conhecemos , mas como um princípio normalizador de uma comunidade nascente que ali se agregaria ao montes.Mas tinha um pequeno detalhe quem lhe acompanharia em seu empreendimento de envergadura?

Dada a situação, poucos tinham interesse nesse desafio desatinado, alguns lhe sugeriram que abandonasse o projeto, já estava ficando velho para coisas e decisões difíceis. Uns deram a ideia de que precisava na verdade de um navio para continuar navegando ao Sul, ele era um louco e alucinado em suas investidas.

O investidor pouco afeito a ouvir opiniões contrárias ao seu poderoso projeto, ao ir para o Norte e descreveu um terreno plano e grande e assim disposto a construir um grande espaço, começou a cavar e cavar sem uma mínima parada para descanso, o dia lhe favorecia um pouco o sol estava radiante e forte.

Realmente ele estava bem motivado e vigoroso em seu monumental trabalho, ele não queria esperar nada e ninguém que lhe viesse atrasar o minucioso e decidido trabalho. As incertezas lhe vieram dias e noites , mas não pestanejou nem um pouco, sabia de antemão que podia virar a página de sua curta biografia.

Diferente dos demais , ele quis um espaço para a Arte , não sabemos as reais motivações desse espaço, para ele simbolizava muito o lugar. Servia como um espaço para meditação e criação, para pintura e o desenho. Essa criação adveio da mente de Caim , ele acreditava que o progresso vinha por esse caminho, tinha muita razão nisso, o velho Caim.

Isso era o reflexo de um pensamento progressista e exato , sem reservas ou dúvidas. Indica um tom decadente de uma civilização nascente, pois o fundador era um forasteiro com poucas referências dignas de respeito e honra para tais iniciativas ousadas e para ficar no memorial dos esquecidos, todo progresso custa muito caro a quem o busca.

Ferreamente partiu para definir os espaços que ainda estavam na sobra. Agora ele pensou na tecnologia, não em celulares e computadores de alta tecnologia. Ele pensou em armas e ferramentas de ferro, como enxadas,relhas e martelos, não posso dizer se estava certo em suas escolhas de espaços, não parecia em nada um fracassado como pensamos hoje.

E como um desgrenhado cientista deu atenção aos mínimos detalhes ainda que fracos tivessem seu lugar ao sol, no caso forasteiros e viajantes. Ele reservou um espaço aos forasteiros erguerem suas tendas, pensou em sua própria vida como forasteiro, por essa razão assegurou esse lugar ainda que muito pequeno.

Raramente faltou um lugar para os pastores e boiadeiros, para guardarem seus bois e ovelhas. Em tudo ele pode pensar e planejar, era um lavrador agora experiente diante dos fatos que se desenrolavam com velocidade de um raio solar. Somente deveria limitar os espaços e nada mais.

E devemos refletir com agudeza de espírito , Caim exerceu um função bem arriscada e perigosa , partir rumo ao Norte e realizar ao novo, fundar do nada um tudo possível e exato , no frio das noites que se aqueciam no queimar da lenha que olorosa se queimar no cair das noites em sua grande casa. Um aniquilado retornou das cinzas e se refez construindo uma cidade pequena.

Nunca desistiu dos seus projetos , nem se preocupou em detalhes de sua retaliação de suas frias pequenas revoltas, nunca sabíamos como ele pensava ou o que pensava , sabemos que ele temia morrer nas mãos de outro viajante. O seu imutável silêncio nunca era quebrado por ninguém, temia a dona morte em qualquer momento, não estava protegido contra ela.

Temia riscos e medos era um temor bem frequente em sua vida bem agitada, com rajadas de rapidez, mas tinha que comer muitos legumes e beber água diariamente, passou a ter tremores no corpo, eram os duros sinais da velhice que se achegava em sua vida sem demora, ou hora tardia.

E ainda falta algo em nossa curta e momentânea narrativa e ensaio, e a música ainda faltou nessa cidade tão diminuta. Ele queria barulho melodioso em seus ouvidos, deveria reservar terras para estes últimos para dar um cenário alegre para os cidadãos, isso era também um direito da cidadania.

Da onde eles viriam? essa pergunta pode ser assim respondida , os seus futuros descendentes fariam esse papel duros e pouco aceito num mundo cheio de escolhas opções e opiniões, essa mudança lhe tempo para pensar em sua vida que passava com muita velocidade.

Assim vemos um Caim reconstruído por intermédio de mudanças desafiadoras sem descanso ele desenhou e construiu casa , lojas e mercados, empreender em terras estranhas como um forasteiro recompõe sua vida como construtor que cava os alicerces e constrói um palacete para si, de forma operosa e ansioso pelo resultado.

Caim sabia o que tinha escolhido uma cidade sem templos, um belo sinal , uma cidade sem Deus. Caim desafiou forças superiores a ele, não previu os riscos ou dissabores de tal decisão. E esse esforço não dava nenhum segredo aos vizinhos.

Incisivo, queria mais um desafio duro e forte para sua vida , queria ser sábio sem detalhes.Como detentor da afirmação literária 'Sabedoria boa advinha de longe', um forasteiro vira o tabuleiro e corre atrás de um tempo de que tudo poderia ser resolvido.

Viu tudo ao seu redor acontecer ficara feliz que era algo natural e justo, cada dia era um dia e cada noite o tempo nunca passava rápido os seus erros já despontavam com certeza em sua memória embaraçada pelo passado que o perturbava dolorosamente.

Indeciso, reviu todo seus conceitos e decisões de um passado tão distante que já desapareceu por completo , nada restou com certeza, uma frustração contínua que o abatia com força, mas ele tinha que falar e nunca falhar isso que era o desafio duro e pesado.

Lia a cidade construída como se fosse um livro gigantesco, que precisava ser lido com rapidez, tudo exigia uma ação dura e fria que lhe condicionasse um nascimento exato , parecia que tinha um enorme medo de ser vencido pela morte que logo viria.

Isso era o que lhe restava como um legado que desejava deixar para humanidade , um presente uma cidade como forma de agradecimento pelos seus esforços para agradar os viajantes e os forasteiros.De um desenho se faz uma cidade pequena, de rabisco , se erguem casas e lojas.

Zapeando para o longínquo Sul, ele retornava de um longo sacrifício tão pesado para um empreendedor que desafiou somente suas crenças e suas ideias que superaram os mais fortes e deu asilo ao forasteiros e viajantes de origem tão duvidosa que parece a sua.

Ação definitiva , sonho exclusivo e exato que construiu um mundo para si mesmo , pensou nas futuras gerações e nos possíveis acertos que deu início e previu uma era mediante seus fortes esforços pessoais e ainda queria um busto para si na cidade que erguera.

Calmo desconstruiu a imagem de que as Tradições Judaica , Islâmica e Cristã construíram dele e ergueu uma outra secular e bem melhor do que as primeiras impressões. A sua visão se secularizou mediante as necessidades primordiais que surgiram ao longo do tempo, acabou o passado e ainda tudo se fechou no tempos das crises no Mundo Pós-Moderno de acordo com Bauman.

Assim , em nossa sexta análise tão exata aos olhos de Caim , de que ele muito sorriu com alegria e certeza de que tudo que fizera em prol da humanidade, alguns leitores podem duvidar mas ele ficou muito feliz com certeza. Alguém se preocupou com sua vida de marginalizado do texto sagrado , mas ele não está mais entre nós. Mas seu legado ficou para nós hoje , nesse mundo Pós-Moderno, agradecemos a Caim pelas nossas cidades.

O Caim frustrado releu a cidade como uma marca sua na Pós Modernidade, sem Caim , nós teríamos cidades grandes e populosas. Até um fracassado tem uma redenção possível e desejada por ele durante um bom tempo. Tal ação não resultou em uma solução desejada nem ansiada por uma multidão defensora de Caim. Caro leitor , nessa coluna concluímos de que Caim sempre mereceu uma ação redentora mediante seus esforços e sua capacidade e nada mais , a Pós-Modernidade agora pode lhe dar essa redenção merecida .

JessePensador
Enviado por JessePensador em 15/08/2017
Código do texto: T6084525
Classificação de conteúdo: seguro