O noticiário da TV Canção Nova

O NOTICIÁRIO DA TV CANÇÃO NOVA
Miguel Carqueija


Quando eu digo que é muito melhor assistir as emissoras televisivas da mídia católica e que elas são muito superiores às emissoras profanas, não estou brincando. Muita gente concordo em como os noticiários de tv são capciosos e vivem mostrando coisas macabras. Ora bem, vejamos o Canção Nova Notícias que passa durante a semana às 18.45, com apresentação de Reinaldo César e Catarina Jatobá, e que se caracteriza por apresentar fatos positivos e os demais com visão crítica, mas sem colocar o ruim em destaque.
A TV Canção Nova pega no canal 44 de televisão aberta. (Atualizando em 17/8/2020: agora é canal 20, também de tv aberta.)
Anotei as 17 matérias que passaram hoje, pela ordem de apresentação:
1 – matéria sobre o instituto de atendimento comunitário mantido pela Canção Nova em Cachoeira Paulista com ginástica, informática, cursos técnicos, posto médico.
2 – audiência dominical do Papa Francisco no Vaticano, perante a multidão de fiéis.
3 – onde de incêndios na Europa, ocorrências em Portugal, Espanha e Grécia (causa, o calor intenso).
4 – chuvas e inundações na Serra Leoa e regiões asiáticas.
5 – previsão do tempo.
6 – conflito racial em Charlotesville, Estados Unidos.
7 – queda de preços nos derivados de petróleo chegando finalmente aos postos.
8 – cotações da Bolsa de Valores.
9 – alunos do Rio sem aula (seis mil ao todo) por conta da violência (eta governo Pezão, comento eu)
10 – tramitação no Congresso de projeto de lei visando proibir a venda de refrigerantes nas escolas de ensino fundamental (tomara que passe, a reportagem mostra como as crianças estão geralmente se alimentando mal nas escolas: refrigerante, salgadinhos, excesso de sal, açúcar e gordura; olha o problema da obesidade infantil)
11 – conflitos etcnico-políticos no Quênia
12 – católicos de Guam, território insular norte-americano no Pacífico, rezam pela paz entre EUA e Coreia do Norte, cujo ditador Kim Jong-Un ameaçou bombardear a ilha com mísseis atômicos. A reportagem mostra pronunciamento do Monsenhor James Benivente, da Catedral de Santo Antônio em Guam.
13 – operações de resgate de náufragos (refugiados que chegam de barco á Europa) suspensas temporariamente, as causas não foram bem explicadas mas estão ligadas a alguma queixa da Líbia.
14 – conflitos na Síria: 600.000 pessoas que fugiram para o exterior ou outras regiões sírias retornaram (provavelmente por causa da pacificação de alguns locais onde o Estado Islâmico foi expulso).
15 – o INSS convoca para perícia pessoas aposentadas por invalidez
16 – Temer se reúne com equipe para tratar d enovas medidas e “pacotes”
17 – peregrinos do Paraguai visitam a Canção Nova e seu santuário do Pai das Misericórdias em Cachoeira Paulista.

Como se vê uma pauta variada e abrangente, além disso apresentada com grande sobriedade e dignidade.

Rio de Janeiro, 14 de agosto de 2017.