A escola tem que ter responsabilidade social, concurso para diretor SP 2017.

Pedro Faria Borges.

A escola necessariamente tem que ter responsabilidade social, uma exigência da consciência crítica e política.

Portanto, atualmente a maior obrigatoriedade da educação.

Uma educação que não tem tal perspectiva é uma anti-educação, desse modo deve ser orientado o projeto político pedagógico da escola.

Com efeito, não existe educação por si mesma, não tem sentido educar para educar, a educação é um meio e não um fim, a escola não trabalha para ela mesma.

Educar para mudar objetiva a transformação, o mundo, as relações são movimentos contínuos, fundamentados em morais, valores sociais e políticos.

Não existe o ser apolítico, existe homem alienado, contrário à política, reflete Aristóteles, toda ação humana é política.

O trabalho fundamental da educação é verificar quais são os valores da educação em uma sociedade em transformação objetivando a melhoria para por todos, o que se denomina de inclusão.

O aluno deve ser instruído criticamente pela escola, para poder saber posicionar correto e social, politicamente.

Portanto, a escola tem que ensinar pelo exemplo, a formação da consciência crítica é a maior responsabilidade da escola.

Desse modo, é fundamental a garantia da educação adequada dos alunos, a formação social, essa é especificamente a grande contribuição da escola, a formação para a cidadania.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 13/08/2017
Código do texto: T6082209
Classificação de conteúdo: seguro