"Cérebro 'back up' "!


E, se em vez de simplesmente escolhermos o que queremos capturar em formato digital, pudéssemos gravar tudo, absolutamente tudo o que uma mente contém?
Isto não é ficção científica. Em teoria, exigiria três avanços básicos.
Os cientistas teriam de descobrir como preservar o cérebro de alguém após sua morte. Depois, a informação contida nesse cérebro precisaria ser analisada e arquivada. Finalmente, a mente da pessoa precisaria ser "recriada" em um outro cérebro, construído artificialmente.
Cientistas de todo o mundo já trabalham para tentar criar um cérebro humano artificial. Nele poderia ser feito o upload de um arquivo de segurança da memória de um ser humano – ou, pelo menos, essa é a ideia.
O Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, oferece um curso de conectomia – um campo ainda emergente da ciência onde pesquisadores tentam criar um mapa contendo todas as conexões existentes em um cérebro humano.
Especialistas trabalhando em outro projeto, o "US Brain", tentam registrar a atividade cerebral de milhões de neurônios. E, na Europa, o projeto "EU Brain" tenta construir modelos integrados capazes de simular esta atividade.
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa e imagem do google
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 03/08/2017
Código do texto: T6073184
Classificação de conteúdo: seguro