A empatia e a adolescência!

A empatia é essencial a todos nós e em diversos momentos, mas e mais necessária na adolescência, principalmente para evitar que os adolescentes se envolvam com o cyberbullying.

A empatia é uma forma de se colocar no lugar do outro e, com isto, entender melhor suas vivências e sentimentos. Isso nos leva a crer que ela deve andar de mãos dadas e no mesmo compasso do adolescer.

Com o surgimento do cyberbullying e sua facilidade em fazer novas vítimas a cada segundo, observa-se que os adolescentes, ao mesmo tempo em que tentam se proteger do autor, procuram se agarrar a novas amizades ou novos contatos.

Nessa busca alucinada eles esquecem, na maioria das vezes, da empatia, tão necessária e facilitadora de todo relacionamento. Em alguns casos não se trata propriamente de um esquecimento, mas sim porque não são possuidores de tal sentimento.

A família, a escola e a empatia!

Tais situações alertam para a necessidade da família e a escola desenvolverem a empatia entre os adolescentes, mas tudo isto de forma tranquila e respeitosa, pois o fato de possuírem gostos, visões e comportamentos diferentes, não quer dizer que devam ser inimigos ou lançar mão do cyberbullying.

A empatia possui suas bases constituídas no ambiente e oscilam conforme as circunstâncias, por isto é um valor ou mesmo uma característica que se constrói no cotidiano das relações sujeito e sociedade.

Entende-se que, aplicada ao cyberbullying, significa a capacidade dos adolescentes se identificarem uns com os outros, tanto no campo emocional quanto no comportamental, permitindo com isto uma maior interação e evitando tal prática.

A empatia deve ser trabalhada na criança!

O ideal é que a empatia seja trabalhada na criança, mas caso isto não tenha sido feito, deve-se então desenvolvê-la no adolescente, observando seu comportamento e considerando elementos básicos, como: adultos dispostos a escutar e apoiar, pois os participantes do cyberbullying precisam saber que são amados e respeitados, apesar de seu comportamento inadequado.

Outro ponto é ser positivo em relação à competência do adolescente, isto porque, o incentivo é essencial para ele. Se os pais dizem ao filho que será uma alegria vê-lo vencer na vida, eles proporcionam a esse adolescente uma razão para acreditar em si mesmo, tornando-o capaz e seguro das vitórias.

O professor deve desenvolver a empatia nos alunos!

Igualmente é quando o professor faz elogios, não só ao líder da turma, mas também ao que está um pouco isolado, esquecido pelos colegas. Ao dizer seu nome e tentar inserir este adolescente no contexto escolar, ele estará sinalizando aos outros que aquele colega, mesmo não retendo tantos conhecimentos, é um integrante da turma.

Atualmente, é vital desenvolver a empatia nos adolescentes, já que é praticamente impossível excluir os programas violentos, exibidos na TV, cinema e principalmente na internet, o que nos leva a concluir que a única maneira de ajuda-los, é conduzi-los a se tornarem adultos seguros, amigos e capazes de se identificarem, independente se nas suas emoções ou ações.

Visto que a empatia pode ser desenvolvida nos adolescentes, entende-se que ela é uma ferramenta essencial ao se trabalhar o cyberbullying, pois é capaz de levar os participantes a se sentirem próximos e necessários uns aos outros.

Sônia Maria dos Santos Araújo – Ms. em Educação

O respeitar faz bem!

Sôniainformação
Enviado por Sôniainformação em 30/07/2017
Reeditado em 10/08/2017
Código do texto: T6069523
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.