Os sete pecados capitais, 7 - PREGUIÇA - Gansolino

OS SETE PECADOS CAPITAIS, 7: PREGUIÇA – GANSOLINO
Miguel Carqueija


Por preguiça entende-se a ojeriza ao trabalho e por via de consequência às responsabilidades. O indivíduo preguiçoso torna-se indolente e pior, inútil, imprestável, isso a partir de casa: não guarda os talheres, não recolhe as roupas, o quanto possa deixa tudo para as outras pessoas de casa fazerem. É o caso inclusive de filhos que se acostumam a deixar tudo por conta dos pais. Sobretudo da mãe, em geral a pessoa mais sacrificada por esse tipo de preguiça.
O preguiçoso tende a ser dorminhoco e falha até na higiene da casa e pessoal, pois tudo dá trabalho. Deixa tudo desarrumado e não toma iniciativas que lhe custem algum esforço. Esse relaxamento de vida prejudica quem o pratica e prejudica a sociedade. Multiplicam-se os desempregados que nem esforço fazem para trabalhar, pois é mais fácil viver às custas de alguém (inclusive homens que vivem às custas de mulheres).
Gansolino (Gus Goose no original) é um personagem criado em 1938 pelo desenhista Al Taliaferro, dos estúdios de Walt Disney, e em 1939 apareceu no desenho animado curto “Donald’s cousin Gus”. Numa HQ de julho de 1950, de Carl Barks – “A Vovó é do barulho” – ele passou a ser empregado (praticamente inútil) no sítio da Vovó Donalda. É o próprio retrato da PREGUIÇA, chegando a deitar recostado numa árvore enquanto a Vovó trabalha.

Rio de Janeiro, 17 de julho de 2017.