Os sete pecados capitais, 6 - INVEJA - Patolino

OS SETE PECADOS CAPITAIS,6 – INVEJA – PATOLINO
Miguel Carqueija



Inveja é o pecado de não se conformar com a boa sorte dos outros ou suas aptidões; se levado à exacerbação leva até ao assassinato, além da calúnia e outros atos que se possam praticar contra a pessoa visada.
Por inveja, inclusive, o diabo se rebelou, pois queria ser como Deus.
O indivíduo invejoso não se alegra se outra pessoa de seu conhecimento consegue se dar bem na mesma especialidade. O escritor invejoso, por exemplo, tem raiva ou ciúme daquele que faz mais sucesso ou consegue lançar livros com êxito. Por que é que eu não consigo que me publiquem? Por que meu disco não estoura? Por que meu filme não é um sucesso? Por que foi ele quem ganhou a eleição, e não eu?
O invejoso é vaidoso, pois gostaria que o mundo girasse à sua volta. A inveja é um sentimento que envenena e até faz mal à saúde: você adoece de tantos pensamentos negativos que tomam o seu espírito.
O Patolino (Daffy Duck no original) foi criado em 1937 por Tex Avery e Chuck Jones, dentro da equipe de animadores de Leon Schlesinger na Warner Bros (EUA). É um pato histérico e corroído pela inveja avassaladora que tem em relação ao Pernalonga, que sempre se revela mais esperto, equilibrado e sortudo. Nos anos 60 passava na televisão um seriado onde em cada episódio o pato preto tentava de tudo para suplantar o Pernalonga, que ele inveja inclusive pelo seu sucesso na tela. “Esse coelho pernóstico”, declarou ele certa vez. Patolino é um personagem muito engraçado de tão agitado e nervosinho. É um caso típico de INVEJA.
Rio de Janeiro, 11 de julho de 2017.