MODA, MODISMO E CONSUMISMO

A SELVA CAPITALISTA - A LIBERDADE FICTICIA - OS LOBOS

Uma indústria, mesmo produzindo algo para satisfazer necessidades de mercado, no sistema capitalista enfrenta varios problemas ligados ao mecanismo economico vigente, ou seja: A lei de oferta e procura que pode gerar desconfortos provocados por um concorrente novo que entra no mercado, ou pela instromissão brusca dos costumes do consumidor, que muda da agua pro vinho num estalar de dedos, como é o caso dos artigos de vestuário e afins.

Essas são metamorfoses naturais que se enfrenta e toda atençao deve ser redobrada no sentido de que a observancia correta dessas variantes, gera possibilidades de ajustes na produção, preços, etc.

Posto assim, existem ainda acidentes que podem prejudicar e muito a estabilidade financeira da empresa, como a não observância e/ou atenção aos controles preventivos de qualidade. Uma tecelagem pode por exemplo, estar indo muito bem, com produtos afinados com o mercado, produzindo, faturando e entregando pedidos, cumprindo prazos de entrega, clientes satisfeitos, etc.... Mas... pode ocorrer um acidente de percurso na produçao de um determinado produto, cujos teares batem por exemplo 500 mil metros mês e vai que de repente, sem que ninguém tenha percebido 20% daquele tecido, chega ao acabamento com pequenos defeitos, impróprios para atender a carteira, onde o cliente obviamente quer receber a mercadoria de primeira qualidade e no prazo de entrega constante do pedido.

Resultado disso: O Depto de vendas é obrigado a postergar a entrega de alguns pedidos para o mes seguinte, gerando desconforto junto aos clientes afetados, que, podem cancelar pedidos, escorregar para outros fornecedores concorrentes e perdem a confiança na Fabrica, quando são vitimas de reincidencias. Hoje ninguém tem capital de giro sobrando, principalmente os pequenos que dependem da eficiencia dos grandes que fazem a cadeia produtora.

Outra consequencia enfraquecedora é que a empresa vai ter que vender aquele lote de segunda com um abatimento que em geral vai de 10 a 15%, perdendo substancial valor em seu faturamento, que gera recursos para pagar impostos, salarios, compromissos com credores diversos e manutencão de um capital de giro adequado para suprir provisões para eventualidades, como devedores duvidosos, depreciação de maquinarios, etc.

Geralmente, essas dificuldades, quando não bem contornadas, levando a empresa a um grau de dificuldade insustentável, e culminando com um ato de desespero final como a concordata preventiva (que hoje chamam de recuperaçao judicial) leva os socios ou acionistas a se justificarem com mentiras, dizendo que a culpa é do Governo, impostos altos, crise politica, etc e a maioria da populaçao incauta, não sabe avaliar às vezes, que a empresa por exemplo, poderia estar praticando preços extorsivos e foi "expulsa" do mercado por concorrentes mais ajustados à realidade, sem falar nos valores agregados "dispensáveis" como a vaidade dos proprietários em montar shows rooms sofisticados, carissimos, participar de feiras, onde somente os promotores ganham rios de dinheiro e as vezes esses eventos acrescentam pouco no objetivo de alavancar vendas, outdoors carissimos espalhados pela cidade, que vão pesar no custo de uma roupa (por exemplo), a pretensão de se transformar em "griffes" contratando artistas famosos que vão cobrar caches carissimos para empresarem seus nomes.

O consumidor atento hoje, não cai nessa conversa de comprar um boné pelo triplo do preço, somente porque tem a foto ou assatura de um Neymar Jr. Mais ou menos por ai... Fiquem alertas todos: pequenos empresários "empreendedores" no mundo capitalista e principalmente consumidores. A mídia é o dragão que cospe fogo e cobra milhões por minutos de publicidade em horários nobres... Quebre essa engrenagem tanto quanto possivel, pois griffe e marca famosa, nem sempre é sinonimo de qualidade.

Lembrando ainda que fora tudo isso que nos referimos instrinsicamente falando, existem as aberraçoes como mercadorias roubadas com assassinatos ou não, receptadores, vilões do mercado que propositalmente constroem um bom nome e depois fazem dividas milionárias junto a fornecedores, bancos privados e bancos Estatais, para depois darem o golpe, com serios prejuizos e se mudam evidentemente pros EEUU, e ainda falam mal do Brasil, etc. Quando não fazem isso, procuram um jeito de com o dinheiro do cano, se elegerem politicos e fazem o discurso da farsa. Antes da eleiçao fazem o mesmo discurso da esquerda e depois de eleitos, mostram a cara.