PORQUE VOCÊ NÃO SE ENSINA A VOCÊ MESMO?

Em Romanos 2.21 a Bíblia ordena que aquele que ensina a outro se ensine a si próprio. E no versículo 24 do mesmo livro e capítulo diz que o nome de Deus é blasfemado entre, os não cristãos, por causa de você.

Praticamente todos os dias chegam ao meu conhecimento casos muito relevantes a respeito dos cristãos e das Igrejas, muita coisa a gente não pode e nem deve falar, mas quando um assunto pode servir de lição e de melhora de alguém, acredito que devemos falar.

Eu já falei aqui sobre o irmão professor da Escola Dominical que perdeu toda a família, porque não saia da Igreja e a coisa era tão exagerada que a família parou de ir com ele. De repente a família não estava gostando mais e o deixou só. Algo eles viram e não gostaram, nele. Eu reconheço que havia um exagero no irmão, que foi o meu professor. É a questão faz tanto pra Deus e seus familiares desgostosos com o crente, a casa abandonada, goteira na sala, não se dá mais atenção nem para os filhos e nem para a mulher. O irmão um dia nos compartilhou que chegou em casa um dia e a mulher avisou que ia embora com o filho adolescente, e foi. Faz muito pra Deus e não faz nada para a família, ou deixa a casa suja, louça pra lavar, comida por fazer, crianças para o marido cuidar.

Um fato que está acontecendo, novamente, e que acredito que esteja acontecendo em muitas outras Igrejas, por pessoas não sábias, é o marido que adora ficar visitando Igrejas e não leva a família. Ouvimos dizer que o irmão está no carro de fulano e tinham as irmãzinhas fulana e fulana, que eram bonitas, mais do que a sua esposa e tá lá ele, visitando Igrejas pra todo lado com a turma das irmãzinhas. A esposa nem sabe por onde anda o infeliz. Pra começar, se tem família ande com a sua família. Segundo, que idéia é essa de ficar visitando Igrejas por ai? Não tem trabalho na sua? Com tanta coisa por fazer na Igreja local, onde é eu arrumam tempo para ficar visitando Igrejas?

Um dia um pastor chegou no culto as 19 horas de um domingo. O nosso pastor o cumprimentou de púlpito, mas não lhe deu oportunidade, o que achei lógico e correto. Um pastor sem Igreja é algo estranho e não bíblico, pra começar. Se o pastor visitante tem Igreja, porque está na Igreja dos outros sem ser convidado, as 19 hs de um domingo? No mínimo isso é estranho.

Se vale a bronca nos irmãos que gostam de ficar andando de um lado pra outro visitando Igrejas, mas não tem nenhuma fixa, o que está errado, o mesmo vale para as irmãs casadas que andam de carro de um lado para outro, “fazendo a obra”. Recentemente me falaram de uma irmã que está deixando o seu casamento ir pelo ralo, porque foi vista num carro com uma irmã e dois irmãos, indo para uma Igreja que não era a sua. Irmã casada, nova, bonita, andando de carro com outra irmã da mesma idade e louca igualzinho, não é, com dois irmãos no carro jovens, bonitos (conforme me passaram) a gente vai pensar o quê? Eu não sei. Eu não estou pensando nada, mas se já me vieram falar é porque tem gente já fofocando.

De qualquer forma a questão fica: A casa e a família ficam abandonados enquanto a “benção” está “fazendo a obra”, numa Igreja que não é a sua, andando de carro, com outros jovens.

Gente, vamos falar assim bem claro: O Diabo tenta. Cadê o marido dessa irmã? E cadê a esposa dos irmãos que vivem querendo ficar passeando de Igreja em Igreja?

Enfim, chegamos no ponto que eu queria falar: Pregador da Palavra, pregadora da Palavra e não vigia? De novo vamos ao mesmo ponto: Não tem trabalho na sua Igreja para você ficar visitando a Igreja dos outros? Estranho isso. Outra coisa, você é casado, ou é casada e fica andando por ai com gente que não é sua esposa, ou seu marido? Você está querendo perder o casamento, não é mesmo? A pergunta é: Porque casou? A Bíblia ensina que a gente colhe o que planta. Desse jeito, você vai ter uma bela colheita. Daqui a pouquinho estará sozinho irmão, ou sozinha e ai não adianta reclamar.

Outra coisa interessante, um caso de mais de vinte anos que presenciei, e que parece que se repete, foi de uma irmã missionária que ia fazer a obra e a sua casa abandonada, a louça por lavar a roupa por lavar e ainda deixava as crianças para o marido drogado cuidar e dar comida, vestir e olhar. O marido era um drogado e não conseguia cuidar nem dele e a “benção” da esposa ia pregar por ai, ou cantar ou qualquer coisa e abandonava todos os dias a sua casa suja, e as crianças pequenas, para o marido drogado fazer comida, arrumar a casa, fazer a comida e arrumar algum dinheiro, pois ele estava desempregado.

Como é que alguém acredita que Deus está se agradando de uma coisa dessas? A mulher não está tendo relações com o marido, mas está saindo de carro por ai com outros, o que é que o marido vai pensar se descobrir isso? O irmão não está tendo relações alguma com a esposa que fica em casa, cuidando do lar, da comida, da roupa, das contas e o marido andando por ai de carro com irmãzinhas mais novas e bonitas?

A Bíblia diz que se nos julgássemos não seríamos julgados. O texto de Romanos que estou usando pra falar isso diz que aquele que ensina, que prega, que se ensine a si próprio. Se não quer mais ficar casado, ou casada, chegue no outro e fale. Separe, vá cada um pro seu lado. O interessante é que as pessoas plantam errado e depois um dia querem dizer que Deus é que é ruim. Deus está gritando para essas pessoas acordarem de todo jeito e as pessoas continuam fazendo errado.

De novo e de novo eu friso isso, quantas vezes for necessário: Não tem trabalho na sua Igreja pra você ficar andando de carro por ai, com a desculpa esfarrapada de ficar visitando Igrejas? Porque é que você tem que visitar Igrejas que não é a sua?

Olhe o que Paulo disse: “Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.” (1 Timóteo 5:8)

Tem os parentes e tem a família. Se você tiver que favorecer alguém nesse mundo primeiro serão a sua família, os que convivem com você e depois os parentes. Hoje é o contrário, as pessoas ajudam o desconhecido na rua, algumas Igrejas dão até roupas e alimento, mas a família e os parentes estão abandonados. Quem não olha pela família e pelos parentes, negou a fé. Essa é uma maneira duríssima de falar: Negou a fé. Quer dizer, desviou, abandonou a Deus. E Paulo não amansa a questão, piorando mais um pouco: E é pior do que um descrente. A impressão que Paulo nos dá em primeiro lugar é eu ser descrente, não seguidor de Cristo é algo abominável, e aquele que não cuida da família e dos parentes é “pior” do que um descrente. Coitados dos descrentes agora.

Uma mulher casada, nova, moça, que fica por ai, pulando de Igreja em Igreja, como num poleiro, não está fazendo a obra, está desviada, biblicamente. Pensa que faz muito para Deus mas sua família está abandonada, a louça suja, os filhos abandonados, o marido desgostoso, a comida por fazer.

O irmão que fica pulando pra cá e pra lá, visitando uma Igreja e outra, na verdade não tem compromisso nenhum com Deus, pois com certeza se parar e pensar um pouco tem muita coisa pra fazer na Igreja local, porque está pulando de um lado pro outro? Explica ai. Eu tenho visto muitos irmãos que com a desculpa de que viraram crentes abandonam o lar, voltando pra casa só na hora de dormir. Esse irmão que abandonou o lar está desviado e imagina que está agradando a Deus. Não se iluda, não está.

Você que ensina, se ensine a si próprio. Você que foi chamado para julgar anjos caídos no Dia do Julgamento, julgue suas próprias atitudes. Julgue-se a si mesmo. Está certo o que você está fazendo? Tem certeza.

Amém!

Paulo Sergio Larios.

pslarios
Enviado por pslarios em 28/06/2017
Código do texto: T6039678
Classificação de conteúdo: seguro