Concurso de diretor de Escola 2017, SP: Democratização do ensino em SP, A renovação dos Ginásios Vocacionais.

José Mário Pires Azanha.

O ensino vocacional realizado entre 1962 a 1968, em seis unidades escolares entre capital e interior.

Em razão da autonomia institucional pedagógico, foi possível a efetivação de um trabalho educacional diferenciado na rede.

Tinha como finalidade a renovação metodológica do currículo, objetivando a democratização da Escola.

A pedagogia vocacional estava preocupada com uma educação que levasse em consideração os problemas brasileiros e não os padrões culturais estrangeiros.

Desse modo, a pedagogia vocacional procurou considerar o jovem brasileiro situado em uma perspectiva de liberdade, nesse contexto nasce o desenvolvimento de uma pedagogia sustentada na Escola nova.

Dessa forma, o aluno como sujeito do processo, o professor instrumento estimulador, aquele que explicita as situações críticas.

Com efeito, os Ginásios Vocacionais recusaram a participar dos exames unificados, defendendo a democratização do ensino, concebia a educação intramuros, no plano pedagógico, não objetivava a defesa da ampliação das oportunidades.

A educação fundamentada na democratização do ensino, na defesa da liberdade do aluno, o que era muito atraente para os educandos e professores.

Portanto, a pedagogia aplicada não amais como extensão de oportunidades. Com efeito, a democratização, vista como ampliação das matriculas.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 26/06/2017
Reeditado em 26/06/2017
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