A LIDERANÇA E O CANSAÇO DO SÉCULO XXI

Essa semana li um artigo em que ele trazia uma triste noticia sobre três pastores que neste ultimo fim de semana deixava suas igrejas e voltavam à vida secular para trabalhar e tentar restaurar seus casamentos e vidas em família.

Eram pastores que haviam dedicado suas vidas e até juventude a uma igreja, e depois de tempos descobriram que estavam cansados e se sentindo fracassados.

O fracasso não era em termos de números de membros congregando, porque uma dessas igrejas referida no artigo eu fui investigar e ela tem um número de membros ativo que muitas igrejas não têm.

O que levou a este desespero de alma?

Essa atitude pode por nós ser julgada como fracasso ministerial, podemos julgar como homens que pecaram e estão se escondendo, e até poderíamos usar de uma arma chamada oração objetiva e dizer a Deus para trazer a tona onde está o pecado desses pastores. Mas não precisamos ir tão longe para encontrar a resposta.

A resposta está em nós mesmos. Estamos cansados, mas a pergunta é: cansados de que?

Hoje me assentei com parte da minha equipe para estudar um texto bíblico que encontra em Izaias e diz haverá sol ao entardecer. O texto tratava do momento de morte de um cristão e da sua velhice.

Este texto pode não ter nada a haver com nosso início de conversa, mas tem muito sim. Estamos cansados de esperar algo em troca que não virá. Estamos cansados de tentar com nossas forças que as pessoas sejam libertas e elas não serão.

Estamos exaustos de ficarmos horas lendo para fazer um sermão informativo e que vá impactar toda congregação e nos fazer ser aceitos. Queremos programas que levará os jovens a deixar a noite da cidade e ir à igreja.

Nossa concorrência acirrada com a rede social, com o namoro e seja mais lá o que chama atenção da igreja está nos cansando. Pouco tiramos tempo para juntos congregar de forma simples e objetiva. Somente louvar ao Senhor.

Louvar ao Senhor não precisa de megas programas e muito menos de grandes planejamentos. Enquanto não descermos dos púlpitos e olharmos as pessoas como elas realmente são nós estaremos cansados, cansados de nós mesmos e do outro.

Nós pastores nunca seremos mega pessoas que irá curar e ajudar. Mas somos apenas instrumentos. E todo instrumento precisa de cuidado e atenção, pois envelhece e pode ser destruído.

Quando nosso EU sentir de verdade que não somos nós que faremos alguma coisa, que precisamos ser cuidado como nossas ovelhas, será menos cansativo. Menos dependentes de programas espetaculares.

Entregar-nos por inteiro a Jesus é muito difícil, mas precisamos disso.

Entregar-nos a Jesus de forma a não nos conhecermos mais, a misturar a nossa história com a de Cristo. Jesus é a nossa esperança e nossa vitória, então vamos confiar mais nEle e nos derramar somente NELE. A nossa confiança não pode estar no nosso Carisma de púlpito, nem somente na nossa árdua formação teológica ou mesmo profissional. Precisamos conhecer de Verdade quem servimos e quem somos.

Entender nossa limitação humana e termos em quem confiar nossas dúvidas e lamurias. E continuar trabalhando para que pessoas se acheguem a Cristo de forma a ver NELE a resposta não em nós. Somos de Cristo e para Ele vivemos e viveremos, é para Ele todas as coisas. E não para um ego humano depravado pelo pecado que nos atingiu desde a criação.

Em Cristo....

Leticia Carrijo

leticiacarrijo81@gmail.com

Leticia Carrijo
Enviado por Leticia Carrijo em 26/06/2017
Código do texto: T6038044
Classificação de conteúdo: seguro