MEU INFERNO SÃO OS OUTROS

"MEU INFERNO SÃO OS OUTROS...", disse o sábio Jean-Paul Sartre.

Parecia que Sartre estava falando dos brasileiros! Os nossos conterrâneos são mesmo interessantes... Vejamos algumas situações que exemplificam isso:

Uma pesquisa realizada com os brasileiros mostrou que 95% deles consideram que são invejados, mas a mesma pesquisa revelou que nenhuma das pessoas que participou da mesma assumiu que tem inveja de alguém! Resta saber onde estão os invejosos!!! Eles são os outros!

As mães e pais brasileiros adoram dizer que os filhos do vizinho e os amigos dos seus filhos colocaram as suas criaturas na perdição! Quase todos os pais dos meus alunos pedem para que eu afaste os seus filhos dos demais colegas, pois são sempre os outros que representam o perigo!!!

O brasileiro diz que odeia política e governantes corruptos, mas quando chega a eleição briga por causa de políticos e negocia o voto! Que respaldo ele tem?

Brasileiro diz que o povo não sabe votar! É como se ele não fizesse parte do povo! Brasileiro adora falar na terceira pessoa quando o predicado não é positivo. Uma prova disso é o texto que acabo de escrever até esta palavra!!! De fato, temos que deixar de ser medíocres e hipócritas e assumir aquilo que verdadeiramente somos, doa a quem doer. A partir do momento em que reconhecermos os nossos erros talvez seja mais fácil encontrar a solução.

Precisamos assumir que o inferno somos nós mesmos, ou seja, que o problema pode ser do outro, mas ele também é nosso e exclusivamente MEU e SEU!

(Ivan Lopes, 2017).