COMUNIDADE FILHOS DO CÉU - NOSSA MARCA

NOSSA MARCA

Em nossa Comunidade a marca registrada ou símbolo é o coração transpassado (agasalhado) na cruz.

A cruz que significa a salvação de Jesus oferecida por sua morte e ressurreição.

O coração é o acolhimento do imenso amor de Deus vivido pela Sagrada Família para gerar para o mundo essa Salvação.

A CRUZ: Símbolo resultante da sobreposição das letras gregas X e P, iniciais de Cristo em grego, lembrava Cristo e a Cruz e foi representado no estandarte de Constantino. No fim do século IV, tomou a forma que lembrava a Cruz.

A cruz é o “sinal da vida”. O chamado de Cristo para nós é um chamado à vida, mas não à vida nesse mundo pura e simplesmente. Cristo nos chama à vida verdadeira, a qual se alcança pela cruz, como Ele o fez.

Após a conversão de Constantino († 337) a cruz deixou de ser usada para o suplício dos condenados e tornou-se o símbolo da vitória de Cristo e o sinal dos cristãos, como mostra de muitas maneiras a arte, a Liturgia, a piedade particular e a literatura cristã. A cruz tornou-se, então, sinal da Paixão vitoriosa do Senhor. Conscientes deste seu valor, os cristãos ornamentavam a cruz com palmas e pedras preciosas.

Os Padres da Igreja como Tertuliano de Cartago e Hipólito de Roma, já nos séculos II e III, afirmavam que os cristãos se benziam com o sinal da Cruz. Os mártires tomavam a cruz antes de enfrentar a morte e os santos não se separavam da cruz.

S. Hipólito de Roma († 235), descrevendo as práticas dos cristãos do século III, escreveu: “Marcai com respeito as vossas cabeças com o sinal da Cruz. Este sinal da Paixão opõe-se ao diabo e protege contra o diabo, se é feito com fé, não por ostentação, mas em virtude da convicção de que é um escudo protetor. É um sinal como outrora foi o Cordeiro verdadeiro; ao fazer o sinal da Cruz na fronte e sobre os olhos, rechaçamos aquele que nos espreita para nos condenar” (Tradição dos Apóstolos 42)*.

No Novo Testamento a Cruz é símbolo da virtude da penitência, domínio das paixões desregradas e do sofrer por amor de Cristo e da Igreja pelas salvação do mundo. Seria preciso apagar muitos versículos do Novo Testamento para dizer que a Cruz é um símbolo introduzido no século IV na vida dos cristãos.

O sinal da Cruz é o sinal dos cristãos ou o sinal do Deus vivo, de que fala Ap 7, 2, fazendo eco a Ez 9,4: “Um anjo gritou em alta voz aos quatro Anjos que haviam sido encarregados de fazer mal à terra e ao mar: “Não danifiqueis a terra, o mar e as árvores, até que tenhamos marcado a fronte dos servos do nosso Deus”.

São Clemente de Alexandria, no século III, chamava a letra T (tau), símbolo da cruz, de “figura do sinal do Senhor” (Stromateis VI 11)*.

O Coração: Na verdade , Deus não pede o espírito e nem pede o corpo , ele pede o coração ; pois este representa a nossa alma , representa os nossos sentimentos, é onde acontece as nossas emoções .

É no coração que agente odeia e que agente ama . É no coração que agente decide o nosso relacionamento entre as pessoas , o ódio, o perdão , a bondade ; é no coração que agente tenta prejudicar as outras pessoas ou ajudá-las ; é no coração que se decide o destino do ser humano.

Então, o seu coração é o centro de decisão, da sua vida eterna ou da sua morte eterna, depende para onde inclinar o seu coração.

Quando nós oferecemos o coração ao Senhor Jesus , na realidade estamos dizendo :

Óh! Senhor! , cuida dos meus sentimentos , cuida das minhas emoções , cuida das minhas decisões, me ajude a decidir para que eu possa ter um coração curado e um semblante alegre e feliz .

Painho
Enviado por Painho em 23/06/2017
Código do texto: T6035254
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.