Joaquinzão- Á força operária.

         - Serei o mais breve possível, prometo ! 
            
           Muitos não sabem quem foi Joaquinzão, " Joaquim dos Santos Andrade", e  direi apenas que foi com ele que a luta operária se iniciou durante a alta ditadura, em 1965.
           Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, que sabia o quanto as grandes empresas estavam comprometidas com o governo militar, pois este lhes garantia a disciplina e cabresto, muito em voga na época.
          Este homem, soube lidar com astúcia e cordialidade, fazendo com que o seu discurso chegasse as matrizes americanas, pondo em alerta sobre as bases trabalhistas no Brasil, muito diferentes dos padrões democráticos americanos.
          Meu pai, que era economista na Ford Ipiranga, um homem muito culto, comentava com seu jeito discreto , porém decidido ,sobre Joaquinzão, e os avanços que o operariado vinha conquistando aos poucos. Eu o ouvia sem entender muito, pois ainda era garoto, mas alguma coisa sempre fica para ser entendida depois.
          Muitos acham que foi Lula quem deu os primeiros passos, mas tudo que ele aplicou já estava escrito, ele absorveu a temperança e a astúcia desse grande líder operário.
          Joaquinzão liderou o Sindicato até 1986 ( 21 anos), quando a saúde fragilizava, e a sua forma gentil de lidar foi confundida com "peleguismo", uma injustiça que a história tratou de clarear. 
          Morreu aos 70 anos, em uma cama  de asilo entre mais de dez leitos, pobre e esquecido por muitos que ele ajudou, mas a ironia dos fatos um dia sempre bate à porta, e a página se reescreve de forma mais justa.
        
         
         

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 22/06/2017
Reeditado em 22/06/2017
Código do texto: T6034188
Classificação de conteúdo: seguro