VOCAÇÃO NA COMUNIDADE FILHOS DO CÉU

ANIMAÇÃO VOCACIONAL

A ANIMAÇÃO VOCACIONAL é um processo comunitário contínuo que visa despertar, animar, acompanhar, discernir e encaminhar a pessoa para que descubra a vida como vocação, acompanhando o seu amadurecimento vocacional, a fim de que possa reconhecer sua vocação e assumir a missão no Seguimento de Jesus Cristo a Serviço do Reino.

O CAMINHO VOCACIONAL

A área da formação dos consagrados de vida e vida de aliança na Comunidade Filhos do Céu, exige um empenho total a obra de Deus. Seja na formação inicial ou permanente, busca-se desenvolver um processo global e gradativo de formação dos membros. Seu objetivo é capacitá-los a internalizarem os valores da vida consagrada, crescerem na experiência de Deus Trindade, no relacionamento fraterno, na atitude profético-solidária, na vida à luz dos conselhos evangélicos e no consequente testemunho do amor de Deus e da esperança cristã.

A formação busca impregnar todas as atividades com o Carisma e a Espiritualidade da Comunidade, através de uma ação providencial junto aos necessitados, ação esta que ofereça alternativas para a promoção de vida.

A FORMAÇÃO

O tempo de formação constitui um tempo privilegiado para aprofundar nossa experiência de Deus, purificar nossa vida de tudo aquilo que não é de Deus e firmar nossa decisão de sermos inteiramente de Deus para os outros. Este processo formativo acontece em algumas etapas distintas:

1- ASPIRANTADO

O ASPIRANTADO constitui um período de formação inicial do candidato ao Postulado, destacando-se, neste período, as motivações, o cultivo da personalidade e dos valores, da vida em grupo, do estudo acadêmico, da doutrina cristã, do respeito e do aperfeiçoamento da própria cultura.

Neste período o vocacionado é gradualmente iniciado no estilo de vida da Comunidade e orientado por um formador, liderado por um membro da própria comunidade.

Objetivos:

1. Proporcionar condições para um conhecimento mútuo entre o Aspirante e a Comunidade.

2. Oferecer possibilidades para que o vocacionado cresça no desenvolvimento pessoal, grupal e no discernimento de suas motivações vocacionais, aprofundando os valores éticos e cristãos.

2. Postulantado

Se pelo modo novo e diferente de vivermos nosso carisma, outras pessoas se identificarem com este estilo de vida e desejarem partilhar sua vida na comunidade , devemos perceber se aí está o chamado de Deus e abrir espaço para o discernimento desse chamado através de uma primeira visita a comunidade seguida de uma vivência no recanto sede para discernir a vocação.

Precisamos estar atentos a esta ação do Espírito ajudando a todos os que se sentem chamados a discernir a própria vocação e a ela corresponder segundo a vontade de Deus. Desta forma, procuraremos acolher com alegria toda pessoa que deseje conhecer e compartilhar nosso estilo de vida e missão. A todos que se interessem, devemos partilhar os princípios de nossa vida consagrada em todas as suas dimensões, bem como o espírito, a finalidade e o jeito de viver em nossa Comunidade de vida.

Postulantado, portanto, é a etapa em que o candidato solicita o ingresso na comunidade. E fazendo o caminho, aprofundando o carisma, a pessoa alcança clareza quanto à sua vocação. Após esse período de formação, o postulante toma a livre decisão de consagrar-se. A consagração é a força que vem do amor a Deus e aos irmãos.

Entre os candidatos ao postulantado temos os filhos e filhas da comunidade e os vocacionados que nunca foram dependentes ou não viveram em nossas casas. A etapa para ambos, tem aspectos diferentes, embora visando o mesmo objetivo.

• Filhos e Filhas da Comunidade Filhos do Céu - É comum, depois de um tempo em nossa casa, que alguns manifestem o desejo de se consagrar. Isto é um motivo de alegria e gratidão a Deus e sinal de que nosso testemunho está sendo visível. Neste caso, exigem-se ao menos 2 ( dois ) anos de casa e aprovação dos consagrados da comunidade local para que o candidato seja admitido ao postulado.

• Vocacionados – Normalmente são pessoas que tomaram conhecimento do carisma e desejam viver como vivemos. Neste caso é preciso que tenham uma boa experiência de participação em grupos e em trabalhos da Igreja, e que sejam apresentados formalmente por um dos consagrados. Podem ser admitidos como postulantes, independente do tempo de conhecimento do carisma.

Painho
Enviado por Painho em 20/06/2017
Código do texto: T6032368
Classificação de conteúdo: seguro