Torcida do Clube do Remo - Belém - Pará

A torcida do Clube do Remo, torcida azulina, com muita justiça, foi denominada de Fenômeno Azul. Torcida caracterizada não apenas pelo representativo número de torcedores, mas, também, pelo comportamento apaixonado e fiel daqueles que a compõe.

A revista Placar, na década de 1970, elegeu para cada estado o clube de maior torcida e o Remo foi o eleito para o estado do Pará.

Evidentemente que os títulos levam ao crescimento da torcida. Na década de 1990 o Remo foi muito bem sucedido, oito títulos estaduais, recheado por um pentacampeonato, grandes campanhas nacionais e com a supremacia nas disputas com seu maior rival, da qual resultou o tabu dos 33 jogos invictos no ReXPa, maior clássico paraense de futebol.

Enquanto na década de 1990 o Remo foi bem administrado, a partir de 2000, teve a infelicidade de ter sucessivas incompetentes administrações que o levaram a sucessivos fracassos com a queda para série C e, além disso, outros rebaixamentos o deixaram alguns anos sem fazer parte nem da série D, tendo êxito em voltar somente em 2010, 2012 e, em 2015, quando retorna à série C e se mantém nela até este ano de 2017.

Apesar de todas essas dificuldades e insucessos, contrariando todas as expectativas, a torcida azulina aumentou.

O Ibope classificou o Clube do Remo, no ranking de maiores torcidas do país, como o maior do Norte e o 16º do Brasil. Além disso, indicou o Remo como o time da região Norte, que mais cresce entre os torcedores na faixa de 10 a 15 anos, superando clubes como Botafogo-RJ, Fluminense-RJ e Coritiba. Na capital Belém, concentra sua maior torcida. Atualmente, a torcida azulina é estimada em 1,6 milhão de torcedores.

As maiores demonstrações do comportamento apaixonado dos azulinos ocorreram em 2005 e 2012.

Em 2005, quando o Leão disputava pela primeira vez a Série C. A incrível média de torcedores por partida dessa competição foi 30.869 torcedores. Essa foi a maior média de público do Brasil nesse ano, superando clube como Flamengo-RJ, Corinthians-SP e Atlético-MG.

Em 2012, segundo matéria do globoesporte.com, o Clube do Remo chegou a ter a sexta maior média do Brasil.

O apelido à torcida do remo de Fenômeno Azul foi dado pelo repórter da Rádio Clube do Pará, Paulo Caxiado, que faz a cobertura do dia-a-dia do Remo. Em 2005 Caxiado faz campanha para a torcida remista comparecer aos estádios e teve resposta, que surpreendeu a todos.

No jogo contra a equipe amazonense do Nacional, no dia 16 de outubro de 2005, mais de 45 000 pessoas compareceram ao Mangueirão. Espetáculo grandioso surpreendeu até o repórter Caxiado, que denominou o fato como “Fenômeno Azul”.

Até o técnico do time adversário, o ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol , fez uma declaração emocionada sobre o Fenômeno Azul: "É inacreditável. Isso aqui nem parece a Terceira Divisão. Parece público de Copa do Mundo!"

FONTES:

pt.remista.wikia.com

rodadaparalela.blogspot.com.br; e

wikipedia.org

J Coelho
Enviado por J Coelho em 19/06/2017
Código do texto: T6031380
Classificação de conteúdo: seguro