Os 7 pecados capitais, 1 - SOBERBA - Fu Manchu

OS SETE PECADOS CAPITAIS: 1-SOBERBA (FU MANCHU)
Miguel Carqueija


A DOUTRINA CATÓLICA ensina em seu Catecismo a existência dos sete tipos principais, ou capitais, de pecados, aqueles que fazem surgir todos os demais. Desses, o primeiro a ser citado é geralmente o ORGULHO, ou SOBERBA, o pecado primordial, de Lúcifer. Sabemos que o Anjo Caído caiu por causa do orgulho, que alimentou em sua pessoa que, em sua origem, era um anjo de luz, um ser de grande poder e perfeição, assim criado por Deus. Mas para Lúcifer ser um espírito poderoso e luminoso não era o bastante, pois ele desejava ser como Deus. Daí a sua rebelião, a primitiva rebelião, que arrastou consigo uma multidão incalculável de seres angélicos. Assim surgiram, na noite do tempo, os demônios, e Lúcifer tornou-se afinal conhecido entre nós pelo título de Satanás, ou seja, o Adversário.
A soberba é a super-valorização de si próprio, a auto-adoração, traz consigo a arrogância, a prepotência, a sede pelo poder, a megalomania. O prepotente quer sempre impor a sua vontade através de meio injustos e arbitrários. O indivíduo orgulhoso costuma ser vaidoso (quer ser admirado), além de rancoroso e vingativo, pois quando se sente ofendido o orgulho fala mais alto que o espírito de perdão. É o orgulho que leva á vingança.
Fu Manchu foi criado pelo autor britânico Sax Rohmer e aparece num grande número de contos e romances escritos ao longo de décadas no século XX. É um sábio chinês que, levado pelo seu imenso orgulho, não se limitou a se considerar um gênio da Ciência; quis também conquistar o mundo, organizando uma sociedade secreta de elementos fanáticos que o seguem cegamente, a Si-Fan. Desenvolveu uma fórmula secreta para não morrer, para prolongar indefinidamente a sua vida. Age preferencialmente na Inglaterra, que ainda era a maior potência no início do século XX. Fu Manchu é cruel, implacável, mas elegante, sofisticado, culto, e se auto-apresenta como um grande líder da humanidade. Suas tentativas de dominar os povos baseiam-se em terríveis invenções. No romance “O império de Fu Manchu” chega a desenvolver zumbis, mortos-vivos, como um exército particular, na sua ânsia de alcançar o poder.
Fu Manchu também foi filmado muitas vezes, e nos anos 60 o produtor inglês Harry Alan Towers realizou uma interessante série de cinco filmes onde Christopher Lee, típico ator do cinema de terror, interpreta o terrível vilão, o abominável Dr. Fu Manchu, um caso típico de SOBERBA.

Rio de Janeiro, 18 de junho de 2017.