Cirurgia bariatrica

Cirurgia de Bypass

Também conhecida como grampeamento gástrico é uma técnica cirúrgica mista, que promove restrição da ingestão alimentar associada a mudança na absorção de nutrientes. Esta associação técnica revolucionou a cirurgia bariátrica, permitindo ótimos resultados em termos de perda de peso, com baixo risco de complicações, em equipes altamente especializadas.

Quais são as vantagens da cirurgia de bypass? Corretamente chamada na literatura portuguesa de cirurgia de derivação gástrica, tem como principais vantagens:

Perda de peso em média em torno de 30 a 40 % de perda de peso total.

Índices de reganho de peso em torno de 8 a 10 % a longo prazo.

Risco de complicações nutricionais aceitável.

Resultados comprovados por mais de 30 anos.

Baixo índice de complicações, em equipes experientes.

Tempo médio de internação de 48 horas para a técnica vídeolaparoscópica, que representa a via de acesso para quase todos os casos operados pelo nosso grupo

Possibilidade de melhora de doenças graves como hipertensão, diabetes, dislipidemias (colesterol e triglicerídeos elevados), apnéia do sono, problemas osteoarticulares, desempenho físico, infertilidade, doença do refluxo, entre outras, muito elevado.

Quais as desvantagens da cirurgia de bypass?

Risco de complicações tardias como úlceras e hérnias internas que eventualmente podem levar a reoperações.

Risco de anemia, desnutrição que normalmente são controláveis com medicamentos mas ás vezes podem pedir suplementação parenteral (na veia)

Risco de reganho de peso, por complicações cirúrgicas, mas principalmente por abuso de doces, carboidratos e bebidas alcoólicas.

Risco de intolerâncias alimentares e dumping.