projeto de intervenção

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE

JOSE MARCOS DA SILVA

Projeto de intervenção

Nazaré da Mata

2017

Jose marcos da silva

Projeto de intervenção

Trabalho de conclusão de curso apresentado à universidade de Pernambuco como exigência parcial para obtenção do titulo superior de tecnologia em logística

Orientador Dr: Djalma Silva Guimarães júnior

Nazaré da Mata

2017

Listas de figuras

Figura 1 gráfico das exportações 5

Figura 2 etapas do processo (Fonte elaboração própria) 11

Figura 3 descarregador (fonte arquivo próprio) 12

Figura 4 cercados (fonte arquivo próprio) 12

Figura 5 corredor de acesso à caixa de contenção (fonte: arquivo próprio) 13

Figura 6 caixa de contenção (fonte: arquivo próprio) 13

Figura 7 Inçamento para sangria (fonte: arquivo próprio) 14

Figura 8 esfola (fonte: arquivo próprio) 14

Figura 9 evisceração (fonte: arquivo próprio) 15

Figura 10 esquartejamento (fonte: arquivo próprio) 15

Figura 11 pesagem e estocagem (fonte: arquivo próprio) 16

Figura 12 carregamento (fonte: arquivo próprio) 16

Figura 13 caldeira (fonte: arquivo próprio) 17

Figura 14 reservatório de água (fonte: arquivo próprio) 17

Figura 15 lagoa de tratamentos dos dejetos (fonte: arquivo próprio) 18

Figura 16 esterqueiro (fonte: arquivo próprio) 18

Figura 17 tabela das receitas atuais do matadouro 19

Figura 19 gráfico do processo atual fonte (própria) 19

Figura 20 artesanato feito com cascos (fonte: GOOGLE) 22

Figura 21 Artesanato feito com chifre (Fonte: GOOGLE) 22

Figura 22 adaptado (fonte: Google) 23

Figura 23 adaptado (fonte: Google) 24

Figura 24 novo processo proposto 25

Figura 25 tabela após o novo processo proposto 26

Figura 26 gráfico dos resultados 27

Figura 27 tabela dos resultados econômicos 27

Figura 28 gráfico final 27

Sumário

Capitulo 1 5

1.1 Resumo Estruturado 7

1.2 A Empresa 7

1.3 O setor 8

1.4 Concorrência 8

Capitulo 2 9

2.1 Fundamentação Teórica 9

2.2 FLUXOGRAMA 11

2.3 Descarregamento 12

2.4 Produtividade 19

Capitulo 3 21

3.1 Novo processo 21

3.3 Fluxograma 25

3.4 Resultados esperados 26

3.5 conclusão 28

Bibliografia 29

ANEXOS 30

 

Capitulo 1

Analise de mercado

O Brasil tem um dos maiores rebanho de bovinos com duzentos e nove milhões de bovinos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE, 2006) todo esse rebanho uma parte dele pode ser utilizado para fins comerciais.

O rebanho brasileiro é formado com 80% de raças zebuínas (Bos indicus) esses animais tem rusticidade e é de fácil adaptação ao clima brasileiro, uma das raças que podemos destacar é a nelore que ocupa 90% dessa parcela.

Por termos grandes areas onde podemos desenvolver a atividade da pecuária de corte, a participação no comèrcio internacional vem crescendo a cada ano,sendo possivel destacar a carne bovina, suina e de frango. Segundo o ministéro da agricultura a produção de carnes bovinas,suinas e de frango continuarão crescendo mantendo o Brasil como o maior exportador mundial poque tem alta capacidade de produção.

Figura 1 gráfico das exportações

A responsabilidade para regulamentar e controlar aprodução de origem animal atestando a qualidade corresponte é do ministerio da agricultura que se utiliza da secretaria dedefesa agropecuaria para fazer esse serviço, visando principalmente a segurança dos consumidores priorizando a saude púlblica.

Em nosso país atualmente são produzidos a proximamente 22.417.682 de toneladas de carnes para exportação segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) o matadouro público de Nazaré da Mata abate 91 bovinos por semana produzindo 18,2 toneladas de carne inatura para o comércio local sendo distribuído entre Nazaré da Mata com 44,4%, Itaquitinga com 8,7%, Buenos Aires com 34% e Tracunhaém com 13,1% resultando em uma produção mensal de 72,2 toneladas de carne.

1.1 Resumo Estruturado

Este projeto trata de uma intervenção feita no matadouro publico de Nazaré da mata, onde se abordou todo o processo de abate de animais de grande porte desde documentação que é exigida GTA (guia de transito animal) até o carregamento das carcaças e o tratamento dos dejetos gerados em todo o processo de abate, também mostramos o novo processo proposto, onde trazemos a solução para o principal problema identificado no antigo processo, tudo isso embasados em teorias já comprovadas por autor renomado como: (PACHECO, 2006), apresentamos fotos do processo atual as do processo proposto a fim de deixar claro o que realmente se pretende com o conceito de sustentabilidade. Esse projeto começa com a apresentação e formulação do problema, analise do mercado, resumo estruturado, a empresa bem como o setor em qual está inserida, concorrência, fundamentação teórica, fluxograma do processo atual, fotos do processo atual, produtividade, novo processo, fluxograma do novo processo, os resultados esperados e conclusão.

1.2 A Empresa

O matadouro público Antônio Borba Maranhão está localizado no município de Nazaré da Mata no estado de Pernambuco, na Rua Castro Alves S/N registrado na junta comercial com CNPJ: 10.166.817/0001-98, sua construção teve inicio em março de 1989 sendo inaugurado em 07 de novembro de 1992 pelo prefeito: Torquato Ferreira Lima, portanto tendo já completado 27 anos de atividade iniciada no município. A atividade principal é concessão de serviços públicos, ou seja, os marchantes utilizam os serviços oferecidos pelo o matadouro pagando uma pequena taxa para terem seus animais abatidos. O mesmo se enquadra no sistema de pequena empresa, pois ele tem mais de 19 empregados e sua renda não ultrapassa R$ 244 mil anual está estruturado da seguinte forma: administração, equipe técnica e equipe operacional o principal produto é carcaças com carne in natura destinada ao açougue local e aos açougues das cidades de Buenos Aires, Tracunhaém e Itaquitinga.

1.3 O setor

Segundo CNAE os matadouros estão no setor agroindustrial, pois abatem e processam carnes para o mercado interno e externo, são produzidos 22.417.682T de proteína animal no Brasil para exportação segundo a ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne) as perspectivas é que esse número continue aumentando fazendo o Brasil manter seu primeiro lugar em exportação de carnes no ranking mundial.

1.4 Concorrência

Os concorrentes diretos são dois: matadouro público de Carpina e o matadouro de Itambé o primeiro localizado na cidade de carpina as margens da BR 408, ficando a 21,1 KM do mercado local e seus pontos fortes são: localização, treinamento da equipe operacional e técnica e seus pontos fracos: distancia do município, valor cobrado pela taxa de abate e demora na entrega dos animais abatidos para seus donos e o segundo é o Matadouro público estadual da cidade de Itambé, ficando a 59,3 K do mercado local e seus pontos fortes são: localização, treinamento da equipe operacional e técnica e seus pontos fracos: distancia do município, valor cobrado pela taxa de abate.

Capitulo 2

2.1 Fundamentação Teórica

O rebanho bovino no Brasil já ultrapassa mais 209 milhões de cabeças, esse montante continua crescendo onde predomina a raça nelore com mais de 80% do plantel (PACHECO, 2006), todo esse quantitativo é utilizado para gerar carnes para abastecer o mercado interno e externo chegando a produzir 22.417.682 toneladas de carnes (ABIEC), para que toda essa produção seja bem sucedida uma grade cadeia produtiva tem que funcionar perfeitamente. O que faz do Brasil um grande exportador de carne é cotação do real, baixo custo de produção, doenças que afetaram alguns países, isso deu a chance do Brasil seguir em primeiro lugar no ranking mundial (PACHECO, 2006).

Matadouro público tem como finalidade oferecer as condições necessárias para o abate de animais para obtenção de carnes in natura para serem comercializadas no açougue local, por isso ele passa por fiscalização e inspersão municipal, estadual e federal, por ser uma atividade que lida diretamente com produto perecível (PACHECO, 2006).

A abrangência do matadouro quanto o negócio pode ser dividida da seguinte forma: abatedouro ou matadouro porque abatem os animais gerando carcaça (carnes, ossos, vísceras comestíveis), frigoríficos são dois tipos: os que abatem os animais e separam suas vísceras das carnes e industrializam gerando seus derivados, no processo de produção de um matadouro são gerados uma grande quantidade de resíduos sólidos e líquidos como sangue, restos de comida no estomago após a evisceração, pelos cascos, chinfres que devem ser descartados de maneira correta e que atenda a legislação ambiental (PACHECO, 2006, p. 59).

Os resíduos gerados nos matadouros precisam ser descartados de maneira correta para não poluir o meio ambiente, uns transformam em energia e outros são vendidos para graxearias quando não tem esses processos anexo ao matadouro (PACHECO, 2006).

Há uma grande variedade maneiras adotadas evitar a poluição e entre elas para o tratamento de dejetos especificamente o esterco fresco é utilizado o biodigestor para a geração de biogás através de biodigestor como destaca (RIZZONI, 2012).

No processo supracitado as indústrias que processam animais com finalidade de gerar carcaça para serem comercializados em açougue locais precisam ter uma politica clara de tratamento e destinos adequados dos dejetos gerados nesse processo atendendo a legislação ambiental vigente no país.

2.2 FLUXOGRAMA

Etapas do processo de abate do matadouro publico de Nazaré da Mata

Figura 2 etapas do processo (Fonte elaboração própria)

2.3 Descarregamento

Os animais são transportados em caminhões até o matadouro onde são descarregados.

Figura 3 descarregador (fonte arquivo próprio)

Em seguida são selecionados por sexo nos currais.

Figura 4 cercados (fonte arquivo próprio)

Na hora do abate seguem pelo corredor

Figura 5 corredor de acesso à caixa de contenção (fonte: arquivo próprio)

Entrando numa caixa de contenção para atordoamento

Figura 6 caixa de contenção (fonte: arquivo próprio)

Em seguida o animal é içado para sangria

Figura 7 Inçamento para sangria (fonte: arquivo próprio)

Depois da sangria começa o processo de esfola (tiragem do couro)

Figura 8 esfola (fonte: arquivo próprio)

Logo após a esfola é feito a evisceração.

Figura 9 evisceração (fonte: arquivo próprio)

Em seguida é feito o esquartejamento em duas partes.

Figura 10 esquartejamento (fonte: arquivo próprio)

Depois é pesado e estocado.

Figura 11 pesagem e estocagem (fonte: arquivo próprio)

Do estoque segue para o transporte refrigerado.

Figura 12 carregamento (fonte: arquivo próprio)

Processo auxiliares

Os processos que são adotados para auxiliar no abate dos animais são:

Uso de caldeira para gerar vapor

Figura 13 caldeira (fonte: arquivo próprio)

Sistema de abastecimento de água

Figura 14 reservatório de água (fonte: arquivo próprio)

Tratamento dos dejetos

Tratamento dos dejetos, atualmente não há destino adequado dos dejetos o sangue é jogado direto na rede de esgoto, o esterco é colocado a céu aberto.

Lagoa para tratamento dos dejetos.

Figura 15 lagoa de tratamentos dos dejetos (fonte: arquivo próprio)

Esterqueira (problema)

Figura 16 esterqueiro (fonte: arquivo próprio)

2.4 Produtividade

Atualmente o matadouro dispõe de 25 profissionais, sendo três que compõem a equipe técnica: um técnico, dois veterinários e vinte dois magarefes, abatendo por dia 18 animais com média de 200 kg cada um, produzindo 3,6 T de carne inatura para o mercado local, essa produção gera 273L de sangue, 327,6 kg de esterco não digerido e consome 1m3 de água por animal abatido, atualmente estamos operando com 65% da nossa capacidade de abete.

Figura 17 tabela das receitas atuais do matadouro

Figura 18 gráfico do processo atual fonte (própria)

2.5 Avaliação

No atual processo de abate os pontos fortes são: o tempo de abate, satisfação dos marchantes que utilizam o matadouro, fardamento dos magarefes, produtividade. Os pontos fracos são: tratamento de dejetos, sangue, esterco, gasto excessivo de água e energia elétrica e tempo ocioso.

No momento o processo de abate de animais o matadouro público de Nazaré da Mata deixa a desejar no que diz respeito ao tratamento de dejetos, onde os mesmos são descartados de forma incorreta, ou seja, são colocados a céu aberto contribuindo para degradação da camada de ozônio devido à queima de madeira e a disposição a céu aberto do esterco gerado.

Capitulo 3

3.1 Novo processo

No processo proposto de abate conseguiremos dar um destino correto aos dejetos utilizando o biogás gerado para aquecer a caldeira e consequentemente gerar vapor para lavagem das vísceras e mocotós dos animais abatidos, propomos um aumento de 42,25% na taxa cobrada aos marchantes e conseguiríamos uma economia anual de R$ 159.144,00, no antigo processo chegamos a ter despesa de R$ 234.684,36 por ano, no novo processo baixamos para R$ 75.540,36, isso nos mostra a eficiência do novo processo.

Os animais que se destinam ao abate chegam até os matadouros transportados em caminhões e logo ao chegar são verificados os GTAs (guia de transito animal) a fim de saber sua procedência, após chegarem os animais são separa dos por tamanho e sexo nos cercados onde ficam 24 horas em jejum.

Em seguida os animais percorrem um corredor e chegam à caixa de contenção para serem atordoados com uma pistola pneumática, ou seja, abate humanizado.

Após o atordoamento os mesmos são içados pelo uma corrente onde ficam de cabeça para baixo para serem sagrados e lhes é tirados os chifres e as patas dianteiras.

A etapa seguinte consiste em esfolar os animais, ou seja, tira lhes o couro.

Logo após a tiragem do couro é feita uma abertura no tórax do animal para em seguida tirar as vísceras, nesse momento o médico veterinário faz uma aspersão nos órgãos internos dos animais para verificar se há alterações causadas por doenças, caso aja essa carcaça é descartada.

Em seguida os animais são serrados ao meio na vertical e na horizontal para facilitar o manejo na hora da pesagem.

Pós a pesagem são armazenados com os nomes dos seus respectivos donos e logo em seguida são transportados para o açougue em um camião frigorificado.

3.2 Tratamentos dos dejetos

Os principais dejetos produzidos são: chifres, cascos, pelo esterco e sangue.

No caso dos chifres e cascos dos animais, estes destinados para a oficina de artesanato visando fabricação de peças decorativa.

Figura 19 artesanato feito com cascos (fonte: GOOGLE)

Figura 20 Artesanato feito com chifre (Fonte: GOOGLE)

O esterco será usado como materia prima para gerar biogás que tem o proposito de alimentar o sistema de aqucimento de água para tratar as viceras dos animais portanto, vai se reduzir dispesas com o matadouro.

Biodigestor

Figura 21 adaptado (fonte: Google)

O biodigestor como já anunciado, será responsável pela transformação do esterco dos animais em biogás para alimentar aquecedores de água no matadouro e em biomassa que servirá de fertilizantes para as plantas ornamentais nas praças e jardins do município. O sangue como é um material que tem um alto poder de poluição precisa ter um destino mais adequado poderá ser transformado em farinha de sague para ser vendido para fabricas de rações.

Estufa de secagem de sangue

Figura 22 adaptado (fonte: Google)

3.3 Fluxograma

Novo processo de abate do matadouro publico de Nazaré da Mata

Figura 23 novo processo proposto

3.4 Resultados esperados

Nesse novo processo proposto deixaremos de jogar na rede de esgoto 273L de sangue que será transformado em farinha e vai gerar uma receita para o matadouro público da cidade de Nazaré da mata e os 327kg de esterco não digerido que consome 1m3 de água por animal abatido passarão a consumir a mesma quantidade tendo uma geração de 0,302m3 de biogás por dia, ou seja, 3,072m3 por mês de energia para o matadouro, isso nos tira de uma posição de agressor do meio ambiente para preservadores autossustentáveis.

Os principais resultados são os ganhos ambientais, pois o processo proposto fará com que os resíduos antes jogados diretamente no meio ambiente, sejam utilizados para gerar energia para o matadouro o tornando autossustentável.

Figura 24 tabela após o novo processo proposto

Figura 25 gráfico dos resultados

Figura 26 tabela dos resultados econômicos

Figura 27 gráfico final

3.5 conclusão

O que se conclui, apesar de que todos os matadouros são regidos no que diz respeito a tratamentos de dejetos e cuidados com meio ambiente pela legislação federal Lei: 12.651/2012 e pela Lei estadual: 14.249/2010 e das portarias federais nº .304 substituída pela de nº 350, de identificação e distribuição ao comércio varejista de carnes bovina, estadual Portaria 145/98 do Ministério da Agricultura ·, Incrementa o Programa de Carnes Bovina e Bubalina ao Comércio Varejista e pela a lei orgânica do município nº 1 de 03/04/1990 que estabelecem normas a ser seguida, isso porque é uma atividade que trabalha com produtos que serão consumidos e tem um alto grau de perecebilidade.

Em relação ao novo processo pode se afirmar que as sugestões propostas como encontramos solução sustentável e viável fornecendo cuidados com o tratamento dos dejetos, além disso viabilizar a geração de energia através do biogás e oportunizar a gerem mais empregos através dos cascos e chifres dos animais que seguirão para fabricar peças artesanais dando um destino adequado aos mesmos.

Esse projeto teve como objetivo buscar solução para um determinado problema que seria os tratamentos de dejetos gerados no processo de abates de animais de grande porte no matadouro público de Nazaré da mata, o qual teve uma solução sustentável que foi utilizar os dejetos para gerar energia para ser utilizada no próprio matadouro.

Com essa proposta conseguiremos diminuir o custo anual de -R$ 234.684,36 para -R$ 75.540,36, isso se dará porque aumentaremos as taxas que são cobradas aos marchantes em 42,25% para terem seus animais abatidos no matadouro público de Nazaré da Mata.

Temos absoluta certeza que não há em nenhum outro matadouro municipal um sistema de tratamentos de dejetos igual ao proposto nesse projeto, pois o mesmo nos dará a oportunidade de sermos pioneiro nesse tipo de projeto e mostrar que é possível reutilizar o que produzimos e descartamos de maneira erradas em algo que nos seja útil e sairmos de uma posição ultrapassada para nos tornarmos autossustentáveis.

Bibliografia

ABIEC. Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne. www.abiec.com.br. Disponivel em: <abiec.org.br/3_remanho.asp>. Acesso em: 20/12/216 dezembro 2016.

IBGE. istituto brasileiro de geografia e estatistica www.ibge.gov.br. istituto brasileiro de geografia e estatistica, 2006. Acesso em: 17 dezembro 2016.

MAPA. ministerio da agricultura. www.agricultura.gov.br. Disponivel em: <www.agricultura.gov/animal>. Acesso em: 20/12/2016 dezembro 2016.

PACHECO, J. W. Guia técnico ambiental de abates (bovino e suíno. são paulo: Disponível em : http://www.cetesb.sp.gov.br. ISBN, 2006.

PACHECO, J. W. Guia técnico ambiental de graxarias. São Paulo:., 2006.

RIZZONI, L. B. BIODIGESTÃO ANAERÓBIA NO TRATAMENTO DE DEJETOS DE SUÍNOS. REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA , Alfenas, janeiro 2012. ISSN ISSN: 1679-7353.

WWW.GOOGLE.COM.BR. google, 1998. Acesso em: 8 dezembro 2016.

ANEXOS

Memória dos cálculos

15L de sangue/cabeça x 18,2= 273L/semana x 4= 1092L/mês

18KG de esterco/cabeça x18,2= 327,6KG/semana x 4= 1310,4/mes