Quem comete violência doméstica?

Quem comete violência doméstica?

Um homem de vinte e seis anos foi preso após esfaquear sua esposa inúmeras vezes. Intoxicado durante o incidente, ele posicionou seu cadáver de modo que pudesse praticar sexo vaginal enquanto assistia filmes pornográficos na televisão. Testes psicológicos conduzidos após sua prisão revelaram diagnósticos de transtorno de personalidade antissocial e depressão maior.

Embora esse seja obviamente um episódio extremo, frequentemente solicitam os psicólogos para que esclareçam o que é “perículosidade’’. É difícil distinguir entre aqueles que são violentos e aqueles que não são, porém ‘’ Hare’s (1991) revised Psychopathy Checklist ’’ pode ajudar. A psicopatia consiste de duas dimensões subjacentes, a primeira reflete aspectos emocionais interpessoais do transtorno, incluem traços como falta de empatia, egoísmo, uso exploratório de outrem e ausência de remorso. O segundo apresenta mais similitude com a definição do DSM para antissocial, a qual se refere a um estilo de vida socialmente desviante. Criminosos violentos geralmente pontuam mais alto no instrumento. Além do mais, pesquisas mostram que, ao serem soltos, psicopatas são 4x mais propensos a cometerem um crime violento, do que presidiários sem psicopatia.

Outros investigadores atribuíram a propensão de um psicopata em relação a violência a um mau funcionamento de um ‘’mecanismo inibitório de agressividade’’. A maioria dos animais tem mecanismos que regulam a agressão fazendo com que cessem o ataque quando percebem sinais de submissão, por exemplo, um cão para de lutar quando o oponente exibe sua garganta. Blair, Jones, Clark and Smith(1997) sugerem que em psicopatas, tais mecanismos são inoperantes ou pouco responsivos. Sua pesquisa mostra que psicopatas respondem mal a sinais de angustia, por exemplo, um ‘’close-up’’ da face de uma criança chorando.

A aparente inabilidade de um psicopata te inibir a agressão tem implicações na área de violência doméstica. É difícil determinar quem vai cometer o abuso. Embora a violência doméstica ocorra em todos os níveis de sociedade, variações sociodemográficas indicam que homens de baixa renda, mais jovens, com menos instrução, com histórico de violência parental e atual diagnóstico de transtorno de personalidade antissocial, depressão e abuso de álcool ou drogas tem mais probabilidades de serem os perpetradores. Nesse texto, psicopatas são mais claramente descritos como o subtipo malevolente.

UM VIKING DE ÓCULOS
Enviado por UM VIKING DE ÓCULOS em 13/06/2017
Código do texto: T6026401
Classificação de conteúdo: seguro