A DATA DE 05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL

 
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido na conhecida Conferência de Estocolmo e passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.
Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

 
Aos climatocéticos

Azul Planeta Terra
Do homem único lar,
Contaminando o céu
Morre o azul do mar

Extinção:

O sorrir; todas as fontes,
Os inocentes beija-flores
Os sonhos nos horizontes
Os meus grandes amores:

Estão morrendo.

O legado de uma vida
Animais não mais existirão;
Os meus filhos e netos,
Todos eles sofrerão...

Extinção:

A Terra pelos tormentos:
Que a chuva ácida corrói;
Só se ouvirão os lamentos,
Não haverá nenhum herói

Havendo o certo aquecimento
Céu e mar não haverá jamais,
Se continuar tal alheamento,
O que foi não volta nunca mais.

Esperança:

Reduzindo-se a poluição,
Os gases poluentes do ar
Todos juntos almas e coração,
Muitas árvores se plantar,

Consciência:

O exemplo de uma comunidade
Da Piracicaba nossa conhecida
De um distrito daquela cidade
Dois anos de forma reconhecida:


Mil árvores no bairro plantaram,
Surgindo pássaros e esquilos:
Os adultos e crianças quiseram,
Voltar a ter um lugar de júbilo.

*****
ATÉ OS INOCENTES BEIJA-FLORES

 
“Estimávamos que as mudanças climáticas poderiam causar grandes impactos em espécies de beija-flor e que, por isso, podiam ser usadas como bioindicadoras”
- profª Maria C.B.Toledo -
“Observamos que o aumento da temperatura causa a diminuição da taxa metabólica de beija-flores [a quantidade de oxigênio consumido necessário para produzir energia]. Com isso, cai a frequência de batimentos de asa das aves e, consequentem
ente, elas passam a voar menos e diminuem a procura por néctar em flores”, disse Maria Cecília Barbosa de Toledo, professora do Departamento de Biologia da Unitau e coordenadora do projeto, à Agência FAPESP.
Os pesquisadores estudaram oito espécies de beija-flor encontradas em diferentes níveis de altitude no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo.
__________________________________


A importância das árvores. O quadro acima mostra quanto o homem é ignorante em abater gananciosamente as florestas.


Desmatamento este é o nosso grande drama:

O homem terráqueo vê arruinar todo o sistema ecológico comum aos animais, seu próprio ecossistema, toda a sua vida, que está concentrada na sua única casa em todo o Universo. É essa a tragédia que o Planeta Terra vem sofrendo agora. Comparando-se como o organismo humano, a Terra está febril; o homem até 36,5 de temperatura corpórea está-se normal, acima dessa temperatura deve procurar-se vistas médicas ou hospitalares, ingressou no estágio de febre - uma infecção procedente de várias causas, inclusive viral e/ou ambiental. O mesmo [por comparação] vem ocorrendo com a Terra com a elevação gradativa de sua temperatura suportável à vida. Aquecimento Global.

A intensificação do efeito estufa representa um grave problema, pois é a principal causa do aquecimento global, isto é, do aumento da temperatura média do nosso planeta.

Segundo os cientistas do IPCC, houve um crescimento de 0,6 ºC nos últimos 100 anos, o maior nos últimos mil anos. Além disso, a década de 90 e o ano de 1998 foram os mais quentes a partir de meados do século XIX.
Os cientistas preveem que a temperatura irá continuar crescendo nos próximos 100 anos. No cenário mais otimista, estima-se que este aumento seja de 1,5º C, e no mais pessimista, de 5,8º C, 1º C superior ao aumento da temperatura média da Terra desde a última era glacial até os dias de hoje.



O aquecimento global vem gerando uma série de graves consequências, tais como a elevação do nível dos oceanos; o derretimento de geleiras, glaciares e calotas polares; mudanças nos regimes de chuvas e ventos; intensificação do processo de desertificação e perda de áreas agricultáveis. Pode também tornar mais intensos fenômenos extremos tais como furacões, tufões, ciclones, tempestades tropicais e inundações.

A causa deste aquecimento está ligada ao aumento da concentração atmosférica de GEE (gases de efeito estufa), que por sua vez é consequência direta do aumento da emissão destes gases provocada por determinadas atividades econômicas, sobretudo dos setores de energia e transportes e desmatamento. Vemos que as florestas estão aumentando rapidamente suas áreas, e a Floresta Amazônica a maior existente no Planeta acelerou exacerbadamente seu desmatamento nos últimos 30 anos. É sobejamente um problema político afirmam os cientistas: físicos, biólogos, geógrafos, meteorologistas, botânicos, sanitaristas, etc. Isto porque as ações políticas são imediatas por decisões dos dirigentes dos países (recente decisão do presidente dos EUA de retirar-se do bloco dos países conveniados com o Acordo de Redução dos Poluentes Causadores do Efeito Estufa) onde o maior vilão é o CO2, que as florestas ajudam a diminuir.
“Os Estudos da Ciência têm mostrado porque a ciência e a tecnologia não conseguem
resolver sempre os problemas técnicos no domínio público. Em particular, a velocidade do processo de tomada de decisão política é mais rápida do que a velocidade da formação do consenso científico”


- Collins,HM & Evans, R2 -



 
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 06/06/2017
Reeditado em 06/06/2017
Código do texto: T6019618
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.