O que é um trilhão?

Antes do Plano Real, na época da hiperinflação, costumávamos falar em milhões, bilhões e trilhões para indicar o valor de determinados bens econômicos. Muitas vezes, nem imaginávamos o real significado desse valor tão astronômico que é o trilhão.

Um palestrante de economia, com embasamento matemático, ilustrou o exemplo, apontando as dimensões do tempo e do nosso planeta. E assim esclareceu: “Desde o nascimento de Cristo até hoje não se passou um trilhão de segundos. E, se medimos a circunferência da Terra, com uma fita métrica, não chega a um trilhão de milímetros”. Eis aí a grandiosidade do número TRILHÃO.

Recentemente, numa entrevista de um dos mais conceituados economistas, o ex-ministro Delfim Neto, percebemos que ele se enganou ao falar no número trilhão. Disse que o nosso coração poderia chegar a bater alguns trilhões de vezes. Não, senhor ex-ministro. Mesmo que ultrapassemos os 100 anos de vida, não chega a quatro bilhões. Quem tiver dúvidas é só recorrer à calculadora. E vai constatar que nem a tartaruga vive um trilhão de segundos.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 20/05/2017
Código do texto: T6004135
Classificação de conteúdo: seguro