O LIVRO QUE ESTÁ ABRINDO OS OLHOS DE MUITA GENTE

“As pessoas moldam suas vidas de acordo com seus pensamentos”.


Essa máxima é um dos muitos ensinamentos contidos no livro "Pai Rico, Pai Pobre", um best-seller em vários países do mundo.


A missão de Robert Kiyosaki é ensinar o leitor a conquistar a independência financeira.Se você já leu o livro, deve saber que ele menciona haver um quadrante com 04 tipos que é uma verdadeira radiografia que resume bem nossa posição econômica e profissional no mundo. No lado esquerdo, empregado e autônomo, e do lado direito, Dono e Investidor.


Quadrante "E" (Empregados)

Quadrante "A" (Autônomos)

Quadrante "D" (Donos de empresas)

Quadrante "I" (Investidor)


Você precisaentender que em cada quadrante as regras são diferentes.

O especialista Arthur Zboralski - do site segredos de investidor - sintetiza com propriedade os conceitos de cada quadrante abordado no livro:


O Empregado, é o que mais tem dificuldade pra enriquecer, porque vende seu tempo por dinheiro. As únicas formas de ele aumentar o seu rendimento são: aumentar o valor da sua hora, trabalhar mais horas ou trabalhar em 2 empregos.

O risco do empregado é muito maior também, enquanto as pessoas acham que o empregado está protegido porque a empresa assume o risco por ele, é justamente o contrário, pois o empregado depende de uma única fonte de renda, que é provinda da empresa, caso ele seja demitido, a fonte cessa.

O Autônomo, ou profissional liberal, está em um degrau ligeiramente mais favorecido, inclusive, Thomas Stanley, no livro o milionário mora ao lado, cita, que grande parte dos milionários americanos são profissionais liberais bem sucedidos.

O fato é que estes profissionais normalmente trabalham para mais de um empregador, embora ele ainda venda seu tempo por dinheiro, ele o está vendendo a mais empregadores ou clientes, e com isso diluindo o risco no caso de algum desses clientes parar de contratar seus serviços. Mas eles está limitado aos ganhos que consegue através do seu trabalho e tempo. Ele tem uma vantagem em relação ao empregado, que é poder escolher os clientes ou contratantes que paguem mais por sua hora de trabalho.

No lado direito do quadrante, encontramos o Dono. Este perfil, é da pessoa que utiliza o tempo e dinheiro de maneira mais eficiente, pois utiliza o que chamamos de DOP e TOP, dinheiro de outras pessoas e tempo de outras pessoas. O dinheiro, pode ser de investidores ou de empréstimos bancários e o tempo das outras pessoas, é o tempo dos colaboradores. Ao criar um sistema, o Dono consegue ter várias pessoas trabalhando por ele, e isso alavanca seus ganhos e reduz seu risco, já que uma empresa tem como fonte de renda, vários clientes, e caso algum cliente pare de comprar, não afetará o sistema como um todo.

E finalmente, o quadrante mais beneficiado, o de Investidor. Esta pessoa utiliza principalmente o seu dinheiro ou de outras pessoas, como o de bancos. Mas utiliza quase que totalmente o tempo das outras pessoas. Enquanto o Dono ainda utiliza seu tempo no negócio, o investidor somente cuida das análises do investimento, pois contrata pessoas para administrar a empresa, assim ele tem tempo sobrando para investir em mais negócios e ativos. E ele é o que tem o menor risco, porque caso algum cliente pare de comprar, é um caso isolado e não compromete o sistema da empresa e uma vez, que ele pode ter várias empresas e ativos, mesmo que uma empresa feche, ele continua tendo as outras gerando renda. Lembra da frase “Quem trabalha, não tem tempo pra ganhar dinheiro” ?

Aliás, tempo é o nosso ativo mais valioso, porque assim como o ouro, é escasso e não conseguimos fabricar mais tempo, somente aproveitá-lo melhor. Por isso sempre que você troca tempo por dinheiro, não é um bom negócio, porque você está trocando o ativo mais valioso por um mais barato.

Compete agora identificar em qual quadrante você está, e onde gostaria de estar ?


Para alcançar sua independência financeiro e ganhar muito dinheiro é necessário mudar para os quadrantes "D" e "I".

 
Marlon Damasceno
Enviado por Marlon Damasceno em 17/05/2017
Código do texto: T6001313
Classificação de conteúdo: seguro