Um limite entre nós (publicado originalmente em 13/5/2017)

No chamado ‘teatro filmado’, vários longas-metragens fizeram a história da sétima arte. Quem não se lembra, por exemplo, do duelo Elizabeth Taylor x Richard Burton em ‘Quem Tem Medo de Virginia Woolf?’ (1966). Colérico, não? Ou o drama absurdamente bem feito de ‘Uma Rua Chamada Pecado’ (1951, também denominado ‘Um Bonde Chamado Desejo’), com Marlon Brando e Vivien Leigh? Isso para não falarmos do trabalho esplendoroso de miss Taylor, ‘Gata em Teto de Zinco Quente’ (1958), ao lado de Paul Newman.

‘Um Limite Entre Nós’ (2016) encaixa-se neste segmento. De certa forma, comparações à parte, Denzel Washington e Viola Davis revivem os tempos idos destas lendas. Foi um dos grandes filmes do ano passado. Não à toa, recebeu 4 indicações ao Oscar. Davis, bem impactante, levou a estatueta (as demais foram de filme, ator a Washington e roteiro adaptado).

Ele é Troy. Antes foi aspirante a jogador de beisebol. Hoje vive honestamente como lixeiro, e não deseja futuro igual ao filho mais novo. A paixão pela esposa é incólume, a não ser por um detalhe. Washington dirigiu, sob o roteiro de August Wilson, escrito a partir de sua peça teatral. Se o ator-diretor exagerou no tom no aspecto das cortinas se abrirem e ele se sentiu no Carnegie Hall, é outra história... ‘Um Limite Entre Nós’ precisa de pouco para convencer que o drama está enraizado ali.

O Troy de Denzel é um sujeito durão, dos EUA dos anos 1950, onde a lágrima persiste em não cair. Em determinados pontos, pode ser um pouco frio. Por que não? Desde ‘Dia de Treinamento’ (2001), quando ganhou o Oscar de ator, ele não tinha nas mãos um papel tão forte e destemido.

Com Viola ocorre fato semelhante. Que atriz! Em atividade desde 1996, esteve em 37 longas – média de quase 2 por ano. Destacou-se em ‘Dúvida’ (2008) e ‘Histórias Cruzadas’ (2012), mas desta vez teve a personagem da vida. Devia ter concorrido na categoria atriz principal no Oscar 2017, e não na de coadjuvante.

A sua Rose Maxson salva-nos de ter segurar um filme apenas de frases. Ela impele à obra sons, olhares e gestos de absoluta qualidade e reverência. A virada que a fita dá é vital para o andamento e que bom que é Viola Davis quem toma conta de tudo.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 15/05/2017
Código do texto: T5999667
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.