AS FAMÍLIAS PLANTANDO FLORESTAS.

AS FAMÍLIAS PLANTANDO FLORESTAS.

JUSTIFICATIVA

Este projeto tem como objetivo reflorestar as encostas e beira de rios, que por lei deve ser feito, o objetivo maior dessa ideia é ampliar a área verde e o monitoramento pela própria comunidade.

O projeto reflorestamento familiar é uma das formas mais tranquilas de se fazer um ambiente verde mais duradouro, as encostas e as beira de rios, estão sofrendo degradações constantes, sendo necessário a intervenção do poder público nesta ação, para evitar que seja mais depredado. Com o auxilio da comunidade tudo pode ser revertido e a criação de uma pequena floresta a curto prazo é plenamente possível se engajar a comunidade nesta ação.

Sendo simples a ideia cria vínculos com a natureza-comunidade tornando a ideia de reflorestar como parte da família: “ Esta arvore é da nossa família ela é nossa história”.

E as famílias ao visitarem a sua arvore podem se encontrar com outras famílias criando laços de amizade, estas florestas familiares vão criando vínculos que só beneficiam a sociedade. |O contado com a natureza traz alegria a paz a todos nós seres humanos.

Objetivos Específicos:

Reflorestar, respeitando a natureza e o seu desenvolvimento natural.

Integrar a família nesta ação de reflorestamento.

DESENVOLVIMENTO:

Envolver toda a sociedade com uma ideia clara de reflorestar , contando com a ajuda das escolas, entidades, conselhos e sociedade como um todo com uma única ideia de que tudo é possível se quisermos fazer e colocar em pratica o projeto pois temos todos os recursos disponíveis espaços a serem trabalhados e as plantas, a terra e a forma mais simples de se fazer o trabalho é: Plantar para ver crescer.

Cada árvore plantada terá a plaquinha com o nome da família que plantou, se acaso alguma muda de árvore morrer poderá ser plantada outra muda no lugar ou outra arvore já adulta , dando preferencia a árvores frutíferas nativas do local, que vão alimentar os pássaros e as pessoas que façam a visitação nestes locais, que devem dispor de trilhas dando passagem para duas pessoas lado a lado e com lixeiras em lugares onde as pessoas possam depositar seu lixo favorecendo um ambiente limpo e agradável.

As mudas de arvore deverão ser plantadas com espaços favorecendo seu crescimento .

Os locais devem ser espaços que já estão demarcados como área de preservação permanente e que deverão ser ampliados de forma que contemplem um reflorestamento definitivo.

CONCLUSÃO

Tem se falado muito sobre ecologia e meio ambiente, mas se tem tomado poucas medidas para sanar problemas de degradação do eco sistema.

Nosso século tem sido o que mais destruiu a natureza, mas existe o nascimento de uma consciência ecológica, um exemplo vemos mais pássaros sendo apreciados a 50 anos atrás se caçavam passarinhos, hoje em dia raramente vemos esta pratica sendo que os que fazem uso são reprovados pela maioria da população.

As arvores pode acontecer a mesma coisa, não vendo mais como sujeira a ser limpa com frequência por dar trabalho, mas com um novo olhar o de apreciação do belo e do natural, uma obra de Deus criada antes de nós seres humanos. Em Gênesis:

"26. Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra." 27. Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. 28. Deus os abençoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra." 29. Deus disse: "Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento. 30. E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda erva verde por alimento." E assim se fez. 31. Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o sexto dia."

( Gênesis 1, 26-31)

Referencias Bibliográficas:

http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/genesis/1/