A OVELHA E O FILHO

Nós, numa primeira olhada, não prestamos atenção ao fato de que temos um tipo de ensinamento no Antigo Testamento e uma progressão do assunto (de todos os assuntos) no Novo Testamento. Uma progressão não muito clara, mas de importância eterna é a questão de como podemos observar a Bíblia: como ovelhas ou como filhos.

Um dos olhares devocionais que podemos ter do Antigo Testamento é notar que ele nos dá a nítida impressão de que somos comparados a ovelhas. Principalmente no conhecidíssimo Salmo 23: “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará”. É a própria Bíblia e o próprio Deus quem nos dá a idéia de que somos como ovelhas, pois Deus é o nosso Pastor. A idéia é de Deus, como visto como Pastor, cuidando de nós, em todas as possíveis situações.

Eu mesmo já ouvi na Igreja muitas pregações nos demonstrando que somos ovelhas e Deus é o nosso Pastor. Já ouvi até, entretanto, pregações baseadas no Novo Testamento nos demonstrando como Jesus também é o nosso Pastor. Isso tudo é muito bom, mas pode nos tirar o foco de algo melhor: no Novo Testamento somos filhos, não mais ovelhas.

Uma das maiores questões a respeito de vivenciar um cristianismo real e verdadeiro é a fé. Precisamos de fé, mas não da fé comum, normal de todo mundo. Precisamos da fé originada em Deus. Essa fé originada em Deus, nos vem a nós através da revelação do Espírito Santo.

O Espírito Santo revela ao nosso Espírito aquilo que precisamos e a revelação agora precisa chegar até a minha alma, a minha mente, onde ficam as minhas emoções e as minhas decisões.

Existem caminhos da revelação de Deus ao meu Espírito. Um deles é através do dom de línguas. Quem tem o dom de línguas precisa se dedicar ao dom, pois na lista de Paulo, em 1 Coríntios, apesar de que o dom de línguas esteja no fim da fila, entendemos que o dom é algo tremendo e deve ser praticado por todos os membros da Igreja. Existe uma palavra sobre o dom de línguas, dita por Paulo, que pode ser uma restrição grave a algumas pessoas. Paulo diz que nem todos falam em línguas.

Infelizmente existem Igrejas que se tornando religiosas caíram da fé e vivem um Evangelho que não toca na vida que a Bíblia promete. Muitas pregações nos levam a perder a fé, ao invés de adquirir fé. Todos precisamos de fé, mas não da fé comum, mas da fé espiritual que nos sobrevêm através da revelação do Espírito Santo ao nosso espírito. O Espírito Santo revela ao nosso espírito e aquilo sendo entendido pela nossa mente (daí precisar de quem tem o dom de línguas buscar também o dom da interpretação das línguas) e nós agindo a partir da revelação do Espírito ao nosso espírito, nós entendendo o que Deus quer que a gente ore e profetize, aquilo que Deus nos revela já é realidade Nele e será em nós, em breve.

Mas existe a interpretação de que nem todos receberão o dom de línguas, apesar de que eu sugiro mesmo, que você pare tudo o que esteja fazendo e comece a buscar o dom de línguas e a interpretação dessas línguas. A idéia não é ter a interpretação para interpretar na Igreja, apesar de que isso pode acabar acontecendo, mas a idéia é ter a interpretação particular, para você, por você. Deus quer nos revelar coisas que nós não sabemos e nem entendemos. Deus nos chama, através dessas revelações para viver mais, viver além, Nele. São muitas as vezes que nós não correpondemos positivamente aos chamados e desafios de Deus, mas é importante sabermos de antemão que eles existem e estão disponíveis a partir do momento em que eu desejo andar num nível espiritual com Deus.

Esses dias atrás escrevi a respeito de que existe um nível de vida antes da Cruz e um outro nível de vida além da ressurreição. Esse texto de hoje: sendo ovelha ou sendo filho, não foge dessa revelação. Para que nós passemos de um nível espiritual a outro nível espiritual, é necessário morrer algo em nós, para que outra coisa nasça. Jesus nunca seria o filho primogênito da ressurreição, ou seja, alguém que nasce em Deus, além do pecado, com a capacidade dada pelo Espírito Santo de nunca mais precisar ver a morte, se ele, Jesus, não tivesse morrido para a antiga existência.

Mas para quem não tem ainda o dom de línguas - que eu sugiro veementemente que você o adquira e o use, orando muito no Espírito, para que possa ter muitas revelações que vão abençoar a sua vida e ai sim você vai andar de fé em fé, e acertando sempre, pois será guiado pelo Espírito Santo, através dessas revelações – tem a palavra de Deus. A palavra, o texto da Bíblia é a revelação de Deus a toda a humanidade. Poderíamos pensar que a palavra de Deus é a revelação geral a todo mundo, mas existem revelações que nós precisamos para o dia-a-dia, especificas muitas delas não existindo na Bíblia.

Paulo orava pelos Efésios para que eles tivessem o Espírito de revelação e o entendimento dessas revelações. Nós precisamos urgentemente, primariamente, das revelações de Deus. Tem gente que tem o dom de línguas e ora algumas palavras quando alguém canta um hino bonito, ou num momento da palavra pregada na Igreja, isso é válido também, mas não foi para isso que o dom é dado. O dom de línguas é para fortalecer quem tem o dom de forma espiritual, elevando quem fala em línguas a um patamar espiritual nunca visto pela pessoa até então. Todos queremos ser guiados por Deus e se agirmos segundo a revelação seremos vitoriosos em tudo o que o Espírito nos revelar. Agindo assim vamos agir e ser espirituais, como nunca fomos.

E ai nos deparamos com o assunto de hoje: somos ovelhas ou somos filhos? Agimos como ovelhas ou agimos como filhos?

A questão é relevante e precisamos entender o que somos. Apesar de que ser ovelha, ou seja, saber que Deus é o nosso pastor, seja algo muito bom, entretanto, sem duvida alguma, ser filho é outro nível. O filho senta na mesa, usufrui e entende as palavras do Pai. Nós como filhos somos herdeiros do Reino e podemos viver nele agora e usufruir de todas as benesses do reino agora.

Talvez a maior questão de ser filho ou ovelha, seja o fato de que sendo ovelha oramos um tipo de oração, que pode muito bem ser vacilante e inconstante, pois como ovelhas não sabemos muito o nosso destino e futuro; porém sendo filho eu sei exatamente quem sou e o que se deseja de mim e a minha oração não é mais uma oração de ovelha, mas de filho.

Existe um nível de oração pedinte que não alcança com exatidão o que Deus quer nos dar e existe uma oração confiante que trás à existência o melhor de Deus para nossas vidas. A impressão que tenho, a respeito da minha Bíblia, e algo que entendi no Espírito, ou seja uma revelação, é de dois carimbos grandes, onde eu carimbei toda a minha Bíblia. No Antigo Testamento carimbei todas as páginas da Bíblia com o carimbo ovelha e no Novo Testamento carimbei todas as páginas com o carimbo Filho.

Antigo Testamento: ovelha, ovelha, ovelha...

No Novo Testamento: filho, filho, filho...

Muitas Igrejas pregam o Antigo Testamento, ou seja, a Lei. O grande ensinamento do Novo Testamento é a Graça. Na lei somos ovelhas e a minha oração e entendimento do que sou é baseado em ser ovelha. A ovelha é o animal mais burro que existe e é guiado constantemente por seu pastor, pois ela não tem senso de decisão própria e nem sabe decidir o melhor. A ovelha é talvez o animal mais dependente do mundo. Se a ovelha não tiver pastor ela é presa fácil de qualquer animal. A ovelha precisa ser guiada para pastos verdejantes, pois ela não sabe procurá-los sozinha e para águas tranqüilas, pois ela não sabe encontrar água para beber. Porém o filho, que se senta à mesa do pai, que aliás não pé qualquer pai mas o Pai, que é também rei e não é também qualquer rei, mas o Rei, ouve o que o seu pai e Rei diz e faz e aprende com Ele. A oração do filho que sabe que é filho e é o herdeiro do seu Pai, portanto de casa nobre, príncipe, filho de rei, tem perspectivas outras em oração. Não cabe uma oração pedinte e suplicante a um filho de um rei de tamanho porte.

Leia o Novo Testamento, entenda a Graça, viva na fé, ore em línguas e se não tem o dom busque-o, assim como a interpretação em línguas. Viva na fé, pela fé, níveis espirituais que você ainda não viu e que é o que Deus deseja para todos os seus filhos.

Apesar de que ainda somos ovelhas e o Senhor é o nosso Pastor, agora somos também filhos e o Senhor é o nosso Rei e Pai. Ore melhor, pare de suplicar, acredite mais no seu potencial. Acredite mais no seu chamado. Acredite, você é um filho amado de Deus, ou você é uma filha amada do Senhor.

Amém.

Paulo Sergio Larios

pslarios
Enviado por pslarios em 28/04/2017
Código do texto: T5983778
Classificação de conteúdo: seguro