OS PRATICANTES DE OFIOFAGIA

Prólogo

Ofiofagia é uma prática de alimentação ou comportamento alimentar entre animais. É algo tenebroso e muito feio de se ver. Não temo a ofiofagia praticada entre alguns seres humanos porque vivo e tenho um comportamento social de acordo com a decência transmitida por meus pais, demais familiares e professores que moldaram meu caráter no cadinho da esperança, dos bons usos e costumes.

Ah! Felizmente tenho amigos, ainda, no serviço ativo, nos três poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário.

A esses amigos leais, profissionais conscientes e extremamente briosos peço perdão por este escrito forte, mas, verdadeiro e tão certo como está o caminhar rastejante dos ofiófagos politiqueiros para os abismosos sepulcros caiados, por eles mesmos, pela desgraça da improficiência (ignorância, incapacidade, incompetência).

EXPLICANDO A EXPRESSÃO “SEPULCRO CAIADO”

Talvez o insigne leitor não esteja familiarizado com a expressão “sepulcro caiado”, mas isso é uma figura de linguagem para dizer “(...) Tens nome de que vives, e estás morto. (Apocalipse 3:1) ”; dentre tantas expressões que Cristo utilizou para personificar religiosos da época, talvez a que mais se encaixe, também, nos dias atuais, principalmente para os políticos seja essa!

“Sepulcro caiado”, literalmente, é uma alusão ao tumulo de alguém. A lápide é linda, mas dentro existe um corpo morto em decomposição; então espiritualmente falando, é todo aquele que “tendo aparência de piedade...” com suas obras vivem “...negando a eficácia dela...” logo “...Destes afasta-te. (2 Timóteo 3:5). ”.

EXPLICANDO A OFIOFAGIA

A ofiofagia é uma forma especializada de alimentação ou comportamento alimentar de animais que caçam e comem serpentes. Há mamíferos ofiófagos (como as doninhas e os mangustos), pássaros (como Accipitridae, o pássaro-secretário, e alguns falcões), lagartos (como Crotaphytus collaris), e ainda outras serpentes, como a centro-sul-americana muçurana e a norte-americana cobra-real-comum (Lampropeltis getula).

Vale salientar que o nome do gênero da venenosa cobra-real (Ophiophagus hannah) provém deste hábito tenebroso, horripilante, medonho e assustador.

CONCLUSÃO

Aqui, na "Casa da mãe Joana" (Brasil), a ofiofagia é praticada entre algumas (não todas) autoridades dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) que, desavergonhadamente, se digladiam no anseio frenético da conquista de um sol perene para aquecer a frialdade onde irão erigir seus sepulcros caiados e enfeitados com lápides contendo frases hipócritas.

Claro que os partidos políticos, por meio dos seus maus e incompetentes políticos, exercem muito bem essa prática da ofiofagia assustadora, normatizada, vulgarizada e corriqueira.

Esses ofiófagos politiqueiros, riquíssimos empreiteiros, comerciantes, empresários, autoridades constituídas, componentes dos poderes da república tupiniquim e assemelhados logo encontrarão, também, seus caminhos com bifurcações esparsas tais quais suas decisões confusas e improfícuas.

Certamente estes seres errantes encontrarão uma sociedade mais acomodada, abstida e, portanto, carente de bolsas assistencialistas; pessoas mais indulgentes, cujo amor próprio, enfraquecido, dará vasão aos instintos primitivos daqueles que têm a visão estreita, obstada para enxergar apenas o que lhes convém.

Essa cupidez e riqueza ilícita, enaltecidas pela fraqueza de seus caracteres deformados, não serão suficientes para que se tornem seres estáveis, confiáveis, equilibrados e produtivos em prol da sociedade ou comunidade onde convivam.

Eles continuarão bandidos a se aproveitarem das leis fracas dos homens estribadas na benevolência dos não menos incentivadores direitos humanos que foram normatizados, mas, infelizmente foram (são) distorcidos e erroneamente interpretados.

“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. ” – (Mateus 23:27).

____________________________

NOTAS REFERENCIADAS

— Wikepédia – A Enciclopédia Livre;

— Apocalipse, Mateus e Timóteo - Fragmentos da Bíblia Sagrada;

— Papéis avulsos e outros rabiscos do Autor que devem ser consideradas circunstâncias e imparciais.