Destruição do templo de Jerusalém

A destruição do templo em Jerusalém foi um acontecimento marcante na vida do povo judeu.Os evangelistas Mateus, Marcos e Lucas escrevem de uma forma claríssima, as profecias ditas por Jesus e que veio cumprir-se 70 DC.

No evangelho de Mateus no capítulo 24, Jesus e seus discípulos estão no templo e eles ficam, maravilhados com a suntuosa construção e que de fato era mesmo. O templo na época de Jesus, foi restaurado por Herodes o idumeu, dezenove anos antes do nascimento de Cristo. O templo foi adornado com ouro, prata e pedras de mármores e os muros com belíssimas pedras brancas. Vinham pessoas de todo mundo conhecido para ver aquela arquitetura faraónica, orgulho dos israelitas.

E Jesus disse aos discípulos "que não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada". E em particular com Jesus, os discípulos fazem três perguntas cruciais. Quando acontecerão estas coisas? Que sinal haverá da tua vinda? E do fim dos tempos ( consumação dos séculos).

E Jesus passa a citar certos acontecimentos que precederia a destruição do templo e sua segunda vinda, tudo registrado no capítulo 24 de Mateus.

4-Citações proféticas sobre a destruição do templo.

1-A parábola das bodas. Mateus 22: 1 a 14

2-Lamento de Jesus sobre Jerusalém. Mateus 23: 35 a 38

3-Jesus chora por Jerusalém. Lucas 19: 43 a 44

4-Jerusalém será sitiada. Lucas 21: 20 a 24

Qual o quadro de Jesus descreve:

-Envio de tropas e incêndio a cidade.

-A casa ficará deserta.

-Cercarão de trincheiras, por todos os lados.

-Te arrasarão a ti e aos teus filhos.

-E não ficará pedra sobre pedra.

-Sitiada por exércitos, cairão a fio da espada e serão levados para todas as nações.

E no ano 36 DC os judeus se rebelam contra os romanos, e o imperador Vespasiano, no ano 66 DC envia o General Tito para for fim em toda aquela rebelião.E no ano de 70 DC, Jerusalém estava sitiada pelo exército romano e um soldado lançou um tição no templo e em pouco tempo o fogo se alastrou derretendo e destruindo tudo. E massacre deixou 1 milhão de mortos, homens, mulheres, crianças e sacerdotes. Se tiver interesse em saber mais sobre o acontecido, leia as obras do historiador Flávio Josefo. Os cristãos conhecendo e crendo nas profecias deixaram Jerusalém e não foram dizimados.

Os 120 mil judeus que sobraram, foram dispersos pelo mundo, para que se cumprisse as palavras de Jesus, e no dia 14 de Maio de 1948, Israel volta a ser reconhecida como nação depois de milhares de anos dispersos pelos quatro cantos da terra, mas uma vez a misericórdia de Deus, é manifestada na vida da nação judaica.

Quais lições podemos aprender com este acontecimento

1-Jesus profetizou todos os detalhes da destruição de Jerusalém.

2-A destruição do templo foi juízo de Deus, sobre Israel por rejeitar Jesus Cristo o filho do Deus vivo.

3-O templo aponta para a tribulação que há de vir brevemente. E muitos não acreditam.

4-Deus permitiu a destruição do templo com todos os rituais, figuras e tipos. Pois na cruz e na ressurreição cumpre toda lei. E o sacrifício de Jesus na cruz foi completo, e já não será mais preciso sacrifício de ovelhas, pois o Cordeiro de Deus foi imolado por toda humanidade.

5-Que coisas esplêndidas são passageiras. E que o Reino de Deus não é feito de pedras, cimento e madeira.

Aplicação para o dia a dia

1-A Bíblia é autêntica, verdadeira e cheia de detalhes, detalhou com precisão a destruição de Jerusalém.

2-Não podemos abusar da paciência de Deus, ele é bom e misericordioso, mas também é o justo juiz.

3-Deus é amor, justo e santo e ele nos trata conforme as nossas obras.

Palavras de consolação

1-Deus tem controle da história e do mundo.E continua reinando para toda sempre.

2-O texto explanado fala de juízo, mas também, está cheio de promessas, conforto e esperança.

Conclusão

E em Jeremias 8:7 está escrito

Até a cegonha no céu conhece as suas estações; a rola, a andorinha e o grou observam o tempo de sua arribação, mas o meu povo não conhece o juízo do Senhor.