BATISMO A NOSSA CIRCUNCISÃO.

Cl 2.11-12

No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela circuncisão de Cristo; Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.

1. BATISMO e SANTA CEIA.

São duas ordenanças determinadas por Jesus Cristo. Quanto ao BATISMO, deve ser realizado por IMERSÃO e não por ASPERSÃO.

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Mt 28.19

2. BATIZAR = SUBMERGIR.

O batismo é um ATO SIMBÓLICO, pois representa a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus.

Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição. Rm 6.3-5.

3. FAZ PARTE DO TESTEMUNHO.

É, também, um ATO PÚBLICO de declaração da nossa FÉ.

Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. At 8.12.

4. O BATISMO NÃO SALVA.

O batismo não é um sacramento que traga consigo a graça da salvação, pois a salvação obtém-se pela fé em jesus.

E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. l Jo 5.11-12.

5. O BAS TISMO NÃO É PARA COMPLETAR A SALVAÇÃO.

A SALVAÇÃO que CRISTO concede é PERFEITA e COMPLETA pela FÉ em seu sangue que purifica dos pecados.

Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. l Jo 1.7.

6. QUEM DEVE SER BATIZADO?

O batismo é para todos que ouviram a mensagem da salvação; arrependeram-se dos pecados e através de seus atos dão testemunho que receberam a cristo como seu senhor e salvador pessoal.

Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias. At 10.47-48

7. QUEM NÃO DEVE SER BATIZADO?

Não se devem batizar incrédulo, nem criança. Crianças por serem incapazes de assumirem compromissos com cristo e com sua igreja. Incrédulas são pessoas que professam cristo como senhor, mas que o mundo ainda continua a mandar em suas vidas.

8. O BATISMO É FUNDAMENTADO NA BÍBLIA.

A fundamental importância do batismo é revelada nas escrituras sagradas. Quando Jesus ordenou aos discípulos que saíssem por todo o mundo anunciando o evangelho e batizando aos que cressem.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Mc 16.15-16.

9. O QUE É NECESSÁRIO PARA SER BATIZADO?

Questiona-se: o que é necessário para ser batizado? Resposta: crer no senhor Jesus, como único e suficiente salvador e arrepende-se de seus pecados.

CONCLUSÃO:

O “crer” e o “arrepender” exigem bom testemunho do candidato. Isto é, uma decisão sincera de profissão de fé. Deve também seguir o padrão inicial da bíblia, ou seja, tenha se tornado uma nova criatura, deixando a (velha vida de pecados para trás) procurando viver uma nova vida dada por Jesus, voltada para cristo e sua igreja.

André Luis
Enviado por André Luis em 25/04/2017
Código do texto: T5980436
Classificação de conteúdo: seguro