DIA DE LUTO

No Dia da Terra em 22 de abril, o jornal espanhol “El País” trouxe a manchete: “Dia da Terra: mais advertência que celebração”. De modo geral, a mídia mundial deu pouca importância para o Dia da Terra. Mais que advertência ou celebração, já é um dia de luto. E poucos estão percebendo.

No Brasil, além de cair num sábado de feriadão, a mídia tem se preocupado até a exaustão com os vídeos das delações e os corruptos. Neste momento, ninguém parece interessado em salvar o planeta. A ordem geral é salvar a política brasileira. Por sorte, essa sujeira apesar de feder, não ameaça o meio ambiente.

No mundo não é diferente. Na Europa, a preocupação arrefeceu com a onda de imigrantes e o terrorismo. Na França houve um ataque dois dias antes. Para piorar, o Dia da Terra foi véspera de eleições dos franceses. Com a saída dos ingleses, a União Europeia adquiriu nuances de incógnita. O meio ambiente fica na fila de espera.

Não para por aí. Donald Trump e Kim Jong-un, resolveram ser os “senhores da guerra”, esquecendo-se que viajam no mesmo porta-aviões, e moram no mesmo arsenal nuclear. Aconteça o que acontecer, não existe para onde escapar.

Não pensem que apenas os senhores da guerra desperdiçam milhões em poder bélico. A revista Veja, trouxe uma reportagem sobre o projeto criado pelo bilionário russo Iuri Milner, para encontrar vida fora da Terra. Estranhamente de tempos para cá, deixou-se de lado a expressão “vida inteligente”.

O projeto que conta com o apoio de Stephen Hawking e Mark Zuckerberg, já gastou 100 milhões de dólares, para encontrar vida fora da Terra. Até agora os únicos sinais captados foram de eletrônicos e de celulares emitidos pelos terráqueos.

Também me divirto lendo notícias sobre descobertas de exoplanetas. O último que fiquei sabendo está a “apenas” 39 anos-luz de distância. Como se esse apenas fosse ali na esquina. Chegaríamos lá em uma semana. Não sou contra sonhar com as estrelas. Porém, antes é preciso manter nosso planeta habitável até conseguirmos alcançá-las.

Com o ator Leonardo DiCaprio quase como repórter, o canal “Nat Geo”, exibiu um programa de duas horas no Dia da Terra. Saindo dos mares, e chegando nas grandes florestas, a destruição é sem precedentes. Em tudo tem a assinatura do progresso e dos lucros. Nossa herança maldita será futuras gerações de mascarados.

O planeta Terra, já atingiu o estágio de doente agonizante. Logicamente não somos a única espécie responsável pela destruição do nosso Habitat. Entretanto, diferente das outras espécies, nosso crime tem um peso maior, Ele vem sendo cometido há séculos de maneira consciente.