22 de Abril, Dia da Terra, e do suposto “DESCOBRIMENTO DO BRASIL!”

Dia 22 de Abril, Dia da Terra, porque?

O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson. Em 22 de Abril de 1970, o político convocou o que foi considerado o primeiro protesto contra a poluição. De acordo com dados divulgados na época, mais de 20 milhões de pessoas participaram do ato em todos os EUA. Foi adotado internacionalmente em 1990, e então é festejado a cada 22 de abril. O Dia da Terra refere-se à tomada de consciência dos recursos naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis. O objetivo principal é conscientizar aos habitantes do planeta Terra a importância e a necessidade da conservação dos recursos naturais do mundo. Hoje, o Dia da Terra é celebrado em mais de 190 países, com a participação de cerca de 1 bilhão de pessoas.

No Brasil, não há, no país, organismos que reúnam formalmente as atividades para o Dia da Terra. Entre as ações isoladas para a data destaca-se o lançamento da Carta da Terra, da ONG Carta da Terra Brasil. A entidade elaborou uma carta em que defende o respeito à comunidade da vida; a integridade ecológica; justiça social e econômica; democracia e paz. A íntegra da carta pode ser acessada aqui e pode ser distribuída em ferramentas de redes sociais.

A Carta da Terra Brasil também lança a campanha “Começa com você” que incentiva, atitudes de defesa ao meio ambiente. (PESQUISA REALIZADA NO SITE DA CMQV CÂMARA MULTIDISCIPLINAR DE QUALIDADE DE VIDA).

http://www.cmqv.org/website/index.asp?cod=1461&idi=1&moe=212.

DESCOBRIMENTO DO BRASIL.

Conta-se que em Dezembro de 1498, uma frota de 08 (oito) navios sob o comando de DUARTE PACHECO PEREIRA, ATINGIU O LITORAL BRASILEIRO. E, chegou até explorá-lo, mais ou menos a altura dos atuais Estados Brasileiros, Pará e Maranhão. Porém, esta “PRIMEIRA” chegada dos portugueses, as terras e ao litoral brasileiro, foi mantida à época, em total segredo. De acordo, com ordens dadas, pelos então (02) últimos Reis de Portugal, (que reinaram entre os séculos 15 e 16) respectivamente, e, sendo os dois, considerados, grandes “ESTADISTAS HÁBEIS”, e, que assim agiram, a fim de evitarem que os ESPANHÓIS, tivessem conhecimentos de seus projetos.

Se então formos ver por este lado, a História, até hoje, mente (ou para ser mais justo) omite este fato, e registra-se apenas, a data de 22 de Abril de 1500, “COMO O SUPOSTO DESCOBRIMENTO” o que aliás deveria ser realmente chamado de desembarque e início de colonização, já que quando aqui desembarcaram, já encontraram as terras, ocupadas pelos nossos indígenas, reais “DONOS DESTA TERRA”, e consequentemente, nossos “PRIMORDIAIS” ancestrais.

Mas, seguindo, o que está “RELATADO E ESCRITO”, comemoramos hoje, 22 de Abril, com muito orgulho “O DIA INTERNACIONAL DA TERRA”, pelo gesto honroso, com que foi instituído tal reconhecimento, e, com certa tristeza e lamento, “O DESCOBRIMENTO” do nosso SOBERANO PAIS, que nos dá o orgulho de dizermos BRASILEIROS, e “VERGONHA” DE SABER, QUE O MESMO SEMPRE SERVIU, PRA SER DILAPIDADO E ENRIQUECER ILICITAMENTE, SEMPRE AOS QUE ESTÃO POR ELE RESPONSÁVEIS PELA SUA CONDUÇÃO E GOVERNO, DESDE SEU “SUPOSTO DESCOBRIMENTO”.

(PESQUISA DE ALGUNS TRECHOS DO TEXTO, (NO SITE UOL, PESQUISA ESCOLAR) https://educacao.uol.com.br/

Gutemberg Landi

22.04.2017