"19 de abril-dia do índio!"

Todo dia é dia de índio,mas 19 de abril ficou registrado como o dia deles.Embora estejam bem espertos,a maioria ainda sofrem nas mãos de brancos invasores,como se não bastasse a derriça que houve com eles pelos portugueses sedentos por novas terras.
Esse contato deles com os portugueses gerou grandes prejuízos aos nossos primeiros habitantes desse país desgovernado!

O contato dos índios brasileiros com os portugueses foi extremamente prejudicial para eles. Foram enganados, explorados, escravizados e, em muitos casos, massacrados pelos portugueses. Perderam terras e foram forçados a abandonarem sua cultura em favor da europeia.Até a religião católica favoreceu pela imposição da língua portuguesa a perda da cultura vivida até o descobrimento!
Embora muitas nações indígenas tenham enfrentado os portugueses através de guerras, ficaram desfavorecidos, pois não tinham armas de fogo como os portugueses.
Esses,como dominadores,comeram nossas índias, mataram os índios e ainda impuseram a Língua!Dali começou a derrocada brasileira e o roubo pelos portugueses ,do nosso ouro que abundava e os índios sabiam dos locais,contando a eles e trocando por quinquilharias vindas da Europa e a portuguesada levando nosso ouro e pedras preciosas
Atualmente somente cerca de 400 mil índios vivem no Brasil.Uma minoria ainda não conhece a cultura dos brancos como dizem eles.
Ao entrarem em contato com os brancos, muitos índios, além de perderem aspectos culturais, contraíram doenças e morreram e ainda morrem. A contaminação de rios, principalmente por mercúrio vindo dos garimpos, também leva doenças para os índios através de seu principal alimento: o peixe.
Algumas tribos isoladas conseguiram ficar longe da influência branca e  mantém totalmente intacta sua cultura. Infelizmente, são poucas tribos nesta situação. A maior parte destas tribos está localizada na região da Amazônia.
Muitos povos indígenas tem se mantido graças à criação, nos últimos anos, de reservas indígenas. Nestas áreas, ficam longe da presença de pessoas que pretendem explorar riquezas da natureza.Porém a maioria deles é analfabeta e moram nas periferias das grandes cidades.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 19/04/2017
Código do texto: T5975548
Classificação de conteúdo: seguro