OS DONS ESPIRITUAIS

l Co 12.4

Existem nove Dons Espirituais, os quais podem ser classificados em três grupos distintos e cobrem todas as áreas do mover de Deus na sua igreja.

ÁREA DO CONHECIMENTO: Revelação, Palavra da ciência, palavra da sabedoria e discernimento de espíritos. l Co 12.8-10.

Revelação: Trata-se da capacidade dada por Deus de compreender, fatos ou até mesmo desígnios, do passado, presente e futuro dos crentes a revelação pode ser propagada em público ou em particular dependendo de cada situação.

Palavra do conhecimento (Ciência): É a capacidade dada por Deus, de extrair e revelar, lições profundas de cada texto da palavra de Deus; objetivando, o crescimento do conhecimento da igreja de Cristo.

Palavra de Sabedoria: É a capacidade dada por Deus, de revelar a vontade de Deus, para a vida do crente, mesmo em assuntos que não haja escritura sagrada norteando.

Discernimento de espíritos: É a capacidade dada por Deus, de entender e diferenciar as ações de Deus, do Diabo e do homem, e revelar para a igreja os objetivos de cada ação; e apresentar o caminho a ser seguido para se desviar do mal.

NA ÁREA DO PODER: Fé, operações de maravilhas e dons de curar. l Co 12.9-19.

Fé: É a capacidade dada por Deus de crer no totalmente sobrenatural e na existência do que nunca existiu. Abrão sem que tivesse alguém ressuscitado, ele acreditou que um moço degolado ressuscitaria. Hb 11.19.

Operações de maravilhas (milagres): É a capacidade dada por Deus de realizar feitos que estão além da capacidade humana. Feitos como: Pragas no Egito, Abertura do mar vermelho, do Jordão, Ressurreição de mortos e multiplicação de matérias.

Dons de curar: É a capacidade dada por Deus, de curar os enfermos e os possessos de espíritos imundos. Está no plural (Dons), porque existem pessoas que recebem apenas a capacidade de realizar curas simples e outra que recebem a capacidade de curar aquelas pessoas que a medicina já despachou como desenganadas. Paralisias em geral, cegueiras etc.

NA ÁREA DA COMUNICAÇÃO (INSPIRAÇÃO): Variedades de línguas, interpretação das línguas e profecia. l Co 12.10.

Variedades de Línguas: É a capacidade dada por Deus de entregar a mensagem divina no idioma dos ouvintes, mesmo que o idioma deles seja totalmente desconhecido do mensageiro. É parte do que aconteceu no dia de Pentecostes. Esse dom também serve para entregar a mensagem divina na linguagem celestial.

Interpretação das Línguas: É a capacidade de traduzir para o idioma da igreja ou de alguém em particular quando a mensagem é proferida eu outro idioma. O depositário desse dom também traduz para a igreja a mensagem proferida no idioma celestial.

Profecia: É a capacidade dada por Deus de predizer; o nosso futuro, e nos preparar para vencer obstáculos e para desfrutar das bênçãos que estão para chegar. São três os objetivos de Deus ao falar conosco. Consolar, exortar e edificar. A profecia nos aponta o caminho a ser seguido.

CONCLUSÃO: A igreja de Cristo é confirmada (confortada) pelos dons espirituais Rm 1.11. Não devemos desprezar o ensinamento de Paulo que diz: Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. l Co 12.11.

André Luis
Enviado por André Luis em 17/04/2017
Código do texto: T5973164
Classificação de conteúdo: seguro