COMBATENDO AS MURMURAÇÕES

COMBATENDO AS MURMURAÇÕES

l Co 10.10

O pecado de murmuração está tanto no meio dos ímpios como no meio dos justos, o tal pecado consiste na insatisfação pessoal com o desejo de contemplar os caprichos pessoais atendidos, a murmuração está em todas as esferas da sociedade é a manifestação de um espirito desarmônico que se compras em fazer oposição de maneira incoerente.

As murmurações do povo de Israel.

Mesmo depois de libertado por Deus com sinais e prodígios o povo murmurou contra Deus e contra Moisés por tudo, o murmurador não precisa de motivos para mal dizer das situações...

Israel murmurou.

1. Por falta d’agua. Êx 15.24.

2. Por falta de pão. Êx 16.2-3.

3. Por falta d’agua. Êx 17.2-3.

4. Por medo dos gigantes. Nm 13.32-33, 14.2.

5. Por ciúmes e inveja de Moisés. (Aarão e Mirian) Nm 12:1-2. (Coré) Nm 16.1-3.

O povo não queria sofrer absolutamente nada mesmo sabendo que iria atravessar um deserto cheio de obstáculos diante deles. Hoje ainda é assim. Jo 1633.

Três coisas a murmuração é

1. Um mal contagioso pela mistura, Israel levou um vulgo do Egito, oriundo dos casamentos heterogêneos este povo começou a murmuração. Êx 12.38, Nm 11.4.

2. Um mal contra os lideres que o Senhor constitui o povo murmurou contra Moisés, foi o mesmo que dizer para Deus não estamos satisfeito com o que fizeste.

3. É uma afronta contra Deus murmurar contra o que Deus fez e faz é ir de encontro a sua soberana vontade, é revoltar-se contra o que Deus faz em seu favor visando o seu bem, o murmurador é pessoa que não tem compromisso com Deus e sua obra, é um eterno insatisfeito, nós não temos direitos a reclamar de Deus. Is 45:9.

A orientação que nos ensina a rejeitarmos o mal, não quer dizer que devemos murmurar, antes nos ensina que sejamos resignados.

Há três tipos de murmuradores

1. Murmurador disfarçado é aquele que aparentemente concorda com tudo, mais fica contrariando às escondidas.

2. Murmurador influenciador é o que fala para ver os outros falando e fazendo algo, mas ele não é contra e nem a favor.

3. Murmurador declarado é egoísta e sempre tem algo a acrescentar ou diminuir para ele só esta certo o que for feito por ele.

Este pecado como os outros tem suas consequências que são tantas destas tantas quero destacar a principal, este pecado faz o povo perder a promessa de Deus. Êx 3.8, Nm 14.8.

CONCLUSÃO: Podemos observar que da terra de Ramessés para Canaã pelo caminho percorrido pelos antigos podia-se fazer o percurso em quarenta dias. Do Sinai até Cades Barnéia era 11 dias Dt 1.2 de onde partiram se fossem em linha reta para Cades Barnéia era praticamente a mesma distância. Por causa da murmuração o povo ficou 40 anos ao pé do monte Sinai e só partiram porque Deus os forçou Dt 1.6. Morreu toda a geração de murmuradores, ficando somente Josué e Calebe que não fazia parte do grupo murmurador, só estes dois entraram na terra prometida. No entanto querido irmão se a murmuração não fizer você perder a benção prometida poderá atrasa-la bastante. Você não pode levar 40 anos para fazer uma viagem de 11.

André Luis
Enviado por André Luis em 17/04/2017
Código do texto: T5973130
Classificação de conteúdo: seguro