Precisamos falar sobre Kevin (publicado originalmente em 1/4/2017)

O diretor indiano M. Night Shyamalan, 46 anos, começou a carreira no cinema já com o estrondoso sucesso de ‘O Sexto Sentido’ (1999). Depois, emendou com ‘O Corpo Fechado’ (2000), outro estouro. Mas a partir daí, o rumo seguiu como um motorista bêbado na estrada. A sétima arte não via mais as produções reluzentes e ele comandou obras medianas e fracas, como, por exemplo, ‘Sinais’ (2002), ‘A Vila’ (2004), ‘A Dama da Água’ (2006) e ‘Fim dos Tempos’ (2008). Parecia que Shyamalan estava atordoado, soberbo, no estilo ‘nada mais me atinge’.

Os scripts soavam escritos por adolescentes. Era esquisito ver os trabalhos dele, sinceramente. Com ‘Fragmentado’, que estreou semana passada, tudo voltou, digamos assim, ao normal. A sensação foi a de que Shyamalan cumprimentou de novo aquele público fã de seu trabalho, como se dissesse a cada um: ‘Obrigado por me esperar recuperar todas as minhas características essenciais’.

O personagem Kevin Wendell Crumb, na minha visão, entra no rol das figuras inesquecíveis do cinema, ao lado de Baby Jane (Bette Davis em ‘O que Terá Acontecido a Baby Jane?’, 1962) e Jack Torrance (Jack Nicholson em ‘O Iluminado’, 80), a recordamos o mínimo. É neste nível. O desempenho do ator James McAvoy é algo que não vemos todos os dias. Ele é Kevin, sujeito de 30 e poucos anos que sofre duma espécie de esquizofrenia. Desenvolveu 23 personalidades totalmente diferentes uma das outras.

Em determinado dia, sequestra três adolescentes: Casey (Anya Taylor-Joy), Claire (Haley Lu Richardson) e Márcia (Jéssica Sula). Na teoria dele, são pessoas sem o sofrimento que o ser humano precisa passar para sobreviver ao mundo. Presas, o trio lida com todos os ‘eus’ de Kevin: um estilista de moda perturbado, a criança travessa, a senhora religiosa, o homem com mania de limpeza etc. O estilista se consulta com a psicóloga Karen (Betty Bucley, de ‘Fim dos Tempos’), que sabe da história de Kevin.

Há senhas aí. Shyamalan, que também escreveu o roteiro, é o maquinista da engrenagem ao espectador. As reviravoltas que a fita possui são labirintos nos quais você tem de averiguar qual informação serve, qual não... O clima de alta tensão conduz a trama, cujo final faz o verdadeiro fã do cineasta dar pulos de excitação na poltrona. Corra ao cinema, porque não se sabe até quando fica em cartaz. Tomara, desde já escrevo isto, que seja lembrado no Oscar – 2018.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 10/04/2017
Código do texto: T5966735
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.